Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

14 motivos para se apaixonar por Salvador, meu amor!

07.09.2019

Salvador é uma cidade linda e muito simpática. Fui embora com vontade de ficar! A capital da Bahia, foi fundada em 1549 e foi a primeira capital do Brasil. Hoje possui quase 3 milhões de habitantes, onde 85% declaram-se negros devido a influência africana. Povo de gente talentosa, a arte está em todo lugar!

Aqui vou listar os lugares que visitei e não posso deixar de começar pelo coração e berço histórico da cidade: o Pelourinho.

 

1 – Pelourinho

Pelourinho é um bairro de Salvador, cheio de casas coloridas e ladeiras. O local é repleto de bares, restaurantes e comércio.

O acesso é por carro ou também pelo Elevador Lacerda.

 

 

 

A noite no Pelourinho também é imperdível. Os ensaios de Axé são sensacionais! É lindo de ver a galera tocando e dançando. Totalmente contagiante!

 

 

 

 

Outra dica de ouro é visitar o bar do Cravinho. É super conhecido e prestigiado por turistas e locais. Lá você vai encontrar uma cachacinha de qualidade!

 

 

Já quem gosta de samba raiz terça-feira é o dia! Rola em vários bares do Pelourinho! Eu aproveitei muito em ainda encontrei o Bongô, do Castelo Rá Tim Bum!

 

 

Em minhas andanças pelo bairro eu ainda conheci:

 

2 - Largo Terreiro de Jesus  (Pelourinho)

Muito comércio e apresentações artísticas locais, como a capoeira.

 

 

 

3 - Largo do Cruzeiro (Pelourinho)

O Largo do Cruzeiro, centro histórico de Salvador, é cheio de bares e bons restaurantes. Lá também está a famosa Igreja e Convento de São Francisco, muito procurada pelos turistas.

 

 

4 - Convento de São Francisco (Pelourinho)

A visita é fantástica, a arquitetura possui muitos detalhes interessantes e muita história. Vale conferir.

Lá encontrei um espelho e fiquei curiosa. Confesso que não sabia do que se tratava! Depois de me informar descobri que “Baccarat” é uma companhia de cristais fundada no século XV por um bispo no leste da França. Logo se tornou a maior referência em lapidação precisa com alto grau de requinte! A companhia sobrevive até hoje. É realmente incrível sobreviver todo esse tempo! Tem até um museu em Paris pra contar tudo!

 

 

 

Agora me diz, um espelho com 100% de resolução, será que é bom ou ruim? (risos)

 

5 - Igreja São Francisco  (Pelourinho)

A Igreja e Convento de São Francisco é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e uma das mais singulares expressões do Barroco brasileiro!

Veja como é o interior da Igreja de São Francisco em Salvador. Mais de uma tonelada de ouro foi usado em seus douramentos! Realmente a igreja reluz! Independente de religião vale a pena conhecer! A foto a seguir não é minha, eu peguei la no site Bahia Noite e Dia e patrimonioespiritual.org.

 

 

6 - Elevador Lacerda

O elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo! Liga a Praça Cairú, na cidade baixa, e a Praça Tomé de Souza, na cidade alta. A vista é maravilhosa e o valor pra descer ou subir é de R$ 0,15.

 

 

7 -Mercado Modelo de Salvador

Em frente ao Elevador Lacerda está o Mercado Modelo de Salvador! Como já falei pra vocês eu adoro esses mercadões, a gente acha de tudo e ainda tem muita coisa boa pra comer!
Lá você vai encontrar artesanato local, instrumentos musicais e muito mais. No andar superior há restaurantes com uma ótima vista do mar.

 

 

 

--> Roteirinho para um dia: Vá até o Pelourinho na cidade alta e depois de conhecer tudo desça com o elevador. Bem na frente fica o Mercado Modelo, pra você conhecer e fechar o dia com chave de ouro!

 

8 - Praia Porto da Barra e Farol da Barra

A praia do Porto da Barra já foi considerada umas das mais belas do mundo! É um ótimo lugar para se hospedar, inclusive foi onde me hospedei. Veja todas as opções e reserve seu hotel aqui!

 

 

Eu particularmente achei um dos lugares mais bonitos de Salvador. O pôr do sol no Farol é programa obrigatório!

 

 

9 - MAM Museu de Arte Moderna

Salvador não é só praia! Uma dica super legal é visitar o MAM do Solar do Unhão. Dizem que o pôr do sol é lindo, mas quando fui estava nublado. Vale muito visitar e curtir o museu.

 

 

 

 

10 - Casa de Jorge Amado

Um dos lugares que mais gostei de visitar em Salvador foi a casa de Jorge Amado. Hoje a casa virou museu e conta a história dele e de sua esposa Zélia Gattai. Há pertences do casal como livros, máquina de escrever, roupas e cartas originais que o escritor baiano enviou e recebeu de grandes nomes da história do Brasil. Sem falar no jardim florido onde o casal costumava passear! A casa fica no Bairro Rio Vermelho e toda quarta-feira a entrada é gratuita! Imperdível!

 


 

 

11 - Praia da Ribeira

A Praia da Ribeira é bem tradicional em Salvador, fica pertinho da Igreja Nossa Senhora do Bonfim! 
Dica pra quem ama sorvete: Vá até a Sorveteria da Ribeira! Tem gente que diz que é o melhor sorvete da Bahia! Como fui em julho não tinha tanto movimento, mas no verão as filas são enormes! Há uma infinidade de sabores!

 

 

12 - Palacete das Artes

Outro lugar imperdível em Salvador é o Palacete das Artes, onde fica o Museu Rodin da Bahia. Nos jardins estão 4 esculturas do artista obtidas por um acordo com o Museu Rodin de Paris. Além disso há salas de exposições temporárias e um restaurante com ótimas panquecas.

 

 

 

13 - Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Se tem uma coisa que não falta em Salvador é igreja, chega a ser um exagero! A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é muito procurada por turistas e fiéis. O mais bonito de ser ver são as fitinhas do Bonfim. Os fiéis fazem seus pedidos e amarram nas grades que ficam ao redor da igreja. Fica um colorido sensacional!

 

 

 

 14 - Praia da Boa Viagem

A Praia da Boa Viagem possui um mar calmo e bem azul. Sem falar no campinho de futebol de chão batido! O visual é lindo!
No dia que conheci estava ventando demais, por isso a praia estava praticamente vazia. Apesar de ser inverno, todo dia ultrapassava 30 graus. Pra mim era super verão, mas para os baianos nem tanto!

 

E então, bateu vontade de conhecer Salvador? Agora é só comprar sua passagem aérea aqui com o melhor preço. Não deixe também de escolher um seguro viagem para viajar tranquilo. Veja aqui as opções e use o cupom VIAJE24H para ganhar desconto!

 

Please reload