top of page
  • Cintia Caciatori

Hogmanay Festival: Ano Novo em Edimburgo

Hogmanay Festival é um super evento com diversas comemorações que faz o Ano Novo de Edimburgo um dos mais famosos do mundo! Hogmanay siginifica "'último dia do ano" em gaélico escocês.



Depois que soube de tudo isso, bateu vontade de conferir de perto. Para entender melhor o festival e me programar com antecedência, eu entrei no site oficial da festa: edinburghshogmanay.com. No site aparecem todas as atrações do festival e também a contagem regressiva para o evento. É só escolher e comprar os tickets.

Depois de chegar a cidade, é preciso procurar o ponto de coleta e retirar os ingressos, tudo muito simples, sem falar que fica na High Street, principal rua do centro.


No dia 30 de dezembro sempre acontece a Torchlight Procession ou "Procissão das Tochas". Mais de 40 mil pessoas participaram em 2015, quadras e mais quadras lotadas de forma super organizada. Todos muito educados e ninguém furava a fila pra entrar na procissão. Não dá pra perder, foi incrível participar!

Foto: edinburghshogmanay.com - crédito Chris Watt

Esse é um pequeno vídeo de quando estávamos entrando na fila para a procissão:

Show de fogos ao final da procissão:

Para o dia 31 o evento conta com vários palcos espalhados pela cidade, são inúmeras atrações. Nós compramos o ticket do Concert in the Garden, onde tem o maior palco do evento com a atração principal. O palco fica bem embaixo do Castelo de Edimburgo, de onde são lançados os fogos de artifício.


O Castelo, todo iluminado, juntamente com os fogos são lindos de se ver. Ao comprar o ticket, você também tem acesso a Street Party, que possui palcos menores com outras atrações.


Como nessa época do ano anoitece por volta das 15h, nós fomos dar uma olhada no evento para nos localizarmos e depois entramos num pub pra passar o tempo.


Por volta de 21 horas fomos para rua, tudo já estava bem movimentado e com filas pra entrar no show. O frio que estava fazendo era uma loucura. Eu estava congelando, mas a impressão que tinha era que o escoceses não sentiam frio. A empolgação deles é extraordinária. Sem falar na pouca roupa que alguns usavam. Inacreditável!

Abertura do Concert in the Garden

A quantidade de pessoas é impressionante, os fogos também são um show de encher os olhos. Muitas pessoas ficam nas ruas mesmo, na parte de fora do evento, há palcos pra quem não comprou ingresso e a festa também é grande.


Tudo ótimo tirando o frio, depois dos fogos não aguentei ficar na rua e me joguei pra dentro de um pub bem quentinho de novo. Só fiquei curtindo o resto da noite pela janela (risos). Aí vai um pequeno vídeo da contagem regressiva:


Outra comemoração famosa é o South Queenferry Loony Dook, onde a galera vai tomar banho no congelante Rio Forth. Não preciso dizer que jamais faria isso e não sei como eles aguentam, mas só de assistir deve ser engraçado.


Foto: edinburghshogmanay.com - crédito Chris Watt

Outra dica que descobri depois é que a Grassmarket é um ótimo lugar pra ver os fogos. O pessoal que quer fugir da “muvuca” costuma ir pra lá e muitos turistas não sabem disso.


A foto acima é da Grassmarket, localizada atrás do Castelo, que está no alto iluminado de azul. É o refúgio dos moradores locais para ver os fogos da virada do ano.


Tem também o Christmas Market que já falei no outro post sobre a Escócia, é muito aconchegante e tem o melhor chocolate quente do mundo. Não dá pra perder!

Minhas dicas:


Hospedagem em Edimburgo? Acesse o Booking.com por aqui!


E não esqueçam que na Europa o seguro viagem é obrigatório. É por isso que o Viaje24h tem parceria com a Seguros Promo. Você vai achar seu seguro ideal clicando aqui.


Se você usar os atalhos disponibilizados aqui no site do Viaje24h, nós recebemos comissões e com elas divulgamos e impulsionamos o blog para crescer. Então se você gostou do conteúdo, use nossos atalhos.


Passeios em Edimburgo



bottom of page