Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

08.04.2020

 

Como já falei no post Cidade do Panamá: 12 lugares imperdíveis para visitar, onde comer, onde se hospedar e dicas de planejamento de viagem, tudo é muito caro no Panamá. A única coisa que realmente achei barato foi o transporte público dentro da capital.

E para alegria de todos, além de muito barato é de boa qualidade! O cenário é recente, pois as linhas de metrôs ainda estão sendo concluídas. As estações estão bem novinhas e os principais bairros interligados. Pelo menos para nós turistas, que temos o intuito de conhecer os pontos principais da cidade, ficou muito fácil.

O projeto possui três linhas de metrô e as obras iniciaram em 2010. Em 2014 foi inaugurada a primeira linha (linha 01). A linha 02, que leva até o aeroporto, ainda está em obra. Veja os mapas abaixo:

 

 

Como ponto de referência, sempre tenha a Estação Central Albrook. Esta estação realmente é o centro de tudo. Ônibus de todo país chegam e partem dela, assim como todos os ônibus que circulam dentro da capital. O mesmo funciona com o metrô, a estação principal também é Albrook, o que facilita conectar as viagens.

Para começar a usar o transporte público, é preciso ir até uma estação, pode ser de ônibus ou metrô, tanto faz. Feito isto, procure pelas máquinas de tarjetas, são idênticas aos caixas eletrônicos do Brasil. Nesta máquina você vai obter um cartão laranja (tarjeta recarglabe) chamado METROBUS.

 

 

Existem algumas lojas e cafés que também vendem o cartão, mas sempre mais caro do que nas máquinas. Eu comprei numa lojinha no aeroporto e custou U$5, nas máquinas custa U$2. Aqui eu expliquei como saí do aeroporto e cheguei até meu hostel usando transporte público, tem vídeo também: 

 

 

O cartão é recarregável e há máquinas em todas as estações. Pode recarregar até mesmo 1 dólar, sem nenhum problema, já que os trechos costumam custar U$0,35. Que maravilha, não?

A dica boa é: Há algumas estações além de Albrook que também são tanto de ônibus quanto de metrô. Depois de saber disso, fica ainda mais fácil utilizar o transporte público na capital do Panamá.

São elas:

Albrook:  Estação central e mais importante.

5 de Mayo:  Parada para conhecer o centro histórico da Cidade do Panamá: Casco Antíguo.

San Miguelito: Estação que interliga a linha 01 e 02 para ir o mais próximo do aeroporto possível.

Los Andes e San Isidoro: são as 2 estações finais da linha 01, não são locais turísticos.

 

Não posso deixar de citar os diablos rojos, que são aqueles ônibus velhos e lentos. Apesar de eu achar eles muito bonitos e coloridos, não utilizei nenhuma vez. Acho que a única vantagem é que aceitam dinheiro. Hoje já são menos usados, vi alguns fazendo passeios turísticos específicos, mas com certeza ainda rodam pela cidade.

Com todas estas informações prévias, vai ser muito fácil você se locomover por todos os lugares da Cidade do Panamá gastando muito pouco!

 

Leia também:

Cidade do Panamá: 12 lugares imperdíveis para visitar, onde comer, onde se hospedar, dicas de planejamento de viagem

Como sair do aeroporto da Cidade do Panamá e chegar ao centro da cidade utilizando transporte público e barato

5 coisas desagradáveis que você precisa saber antes de viajar ao Panamá

Como visitar o Canal do Panamá gastando pouco

 

Procura inspiração? Então veja os vídeos do canal sobre o Panamá e o mundo:

 

 

 

Please reload