Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

Curaçao: Comemoração de Ano Novo e dicas de planejamento de viagem

10.03.2020

 

A comemoração de Réveillon de Curaçao é muito especial! Cheguei na Ilha bem cedinho, por volta das 7h da manhã. A primeira vista da capital Willemstad já foi puro encantamento!

Para começar o dia, fui até A Papagayo Beach, uma praia basicamente cheia de resorts de luxo. Mesmo assim havia muitas pessoas que, assim como eu, foram apenas com o objetivo de passar uma parte do dia e curtir a praia. Agora olhem a cor da água! Um verde cristalino, difícil de descrever!

 

 

 

A ilha de Curaçao tem uma história bem parecida com a de Aruba. Fazia parte das Antilhas Holandesas e, em 2010, tornou-se um país do Reino dos Países Baixos. Muitos turistas dos Países Baixos (Europa) costumam frequentar a ilha paradisíaca de Curaçao. Enquanto estava em Papagayo Beach, um angolano nos ouviu falando português e veio conversar com a gente. Ele mora nos Países Baixos há muitos anos, é casado com uma holandesa e o casal têm muitos amigos que vivem em Curaçao. Contou que muitas pessoas fogem do frio de lá e vem morar na Ilha. Trocamos contato e quem sabe um dia nos encontramos no Brasil ou Holanda. Essa é uma das partes legais de viajar: conhecer pessoas de diferentes lugares e culturas!

 

Na segunda parte do dia voltamos a capital Willemstad. Que lugar fofo! Muitos prédios coloridos com arquitetura holandesa, parecendo um filme de conto de fadas da Disney.

 

 

Atravessamos a famosa ponte Queen's Emma, a única ponte flutuante de madeira do mundo! Veja algumas curiosidades:

  • Conecta os bairros de Punta e Otrobanda na capital Willemstad.

  • É uma ponte flutuante de madeira que abre regularmente para passagens de embarcações.

  • Mesmo quando a ponte está aberta é possível fazer a travessia com pequenas embarcações que ficam disponíveis.

  • Algumas partes da ponte foram construídas em Camden e trazidas de barco até Curaçao.

  • No início do século XX, quem não tirasse os sapatos para atravessar a ponte precisava pagar 2 ANG. Muitos colocavam os sapatos em ocasiões especiais e pagavam a taxa para fazer a travessia, que era considerado um gesto nobre.

 

 

Depois da travessia e muitas fotos, seguimos o fluxo da bagunça! Entre o Natal e o Ano Novo existe uma série de comemorações chamada Pagara. Muito tradicional na Ilha.
Pagara é uma corrente de fogos de artifícios que são montadas nas ruas do bairro Pietermaai, transformando-se em uma grande festa. Os bares e restaurantes também participam e normalmente eles montam tendas na parte externa do estabelecimento para atender as pessoas. Moradores locais e turistas se misturam na barulhenta e animada comemoração. Enquanto caminhava, passei por pequenos palcos com diferentes tipos de músicas. Todos circulam pelas ruas, dançando, bebendo e se divertindo, e foi exatamente o que eu fiz! Com certeza um lugar pra voltar!

 

 

Quer conhecer Curaçao? Aqui estão minhas dicas:

 

1 – Como chegar?

Navio ou avião. No meu caso foi de navio, pois estava fazendo um Cruzeiro. Bem melhor ir de avião e passar mais tempo na ilha. Passei somente duas noites e achei pouco, pretendo voltar! Pesquise e compre sua passagem aqui com o melhor preço.

 

2- Documentação

Além do passaporte, Curaçao exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela, então não esqueça de levar com você. 

 

3 – Seguro Viagem

Quem tem juízo não viaja sem seguro viagem! Pensa no transtorno que pode dar se algo acontecer? Sem falar nas despesas no exterior que são exorbitantes. Se você morre economizando como eu pra poder viajar, diante de um imprevisto tem tudo pra voltar falido!

Depois de muitas experiências boas, firmei parceria com a Seguros Promo. É o melhor site pra achar o seguro ideal com o melhor custo benefício.

Se você nunca comprou e está inseguro, aqui tem o guia definitivo sobre como funciona tudinho.  Sem falar que o site tem todo o aparato pra você comprar sem medo de errar. Fique tranquilo.

 

4- Hospedagem

Como eu falei anteriormente, eu estava fazendo um cruzeiro quando conheci Curaçao. De qualquer maneira, aqui você pode fazer sua pesquisa e cotar os hotéis que mais sem encaixam em seu perfil. Do mais simples ao mais luxuoso.

 

5- Aluguel de carro

O transito de Curaçao é tranquilo. Se você gosta de autonomia, a dica é alugar um carro. Assim você pode conhecer as praias da ilha sem se preocupar com horários. Pesquise aqui, pague em Real e economize IOF.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para planejar sua viagem a Curação, deixo aqui o vídeo do canal pra você ficar com mais vontade ainda!

 

 

 

Please reload