12 motivos para conhecer Montevidéu (Uruguai 06)


É difícil descrever Montevidéu. A capital do Uruguai mistura o clima de praia com cidade grande, mas ao mesmo tempo pode parecer bastante provinciana se comparada a outras capitais. Não tem como não se apaixonar, foi minha cidade preferida no Uruguai! A seguir vou listar alguns lugares imperdíveis para visitar por lá:

1 - Praça da Independência

Um dos pontos principais da capital do Uruguai é a Praça da Independência. Ela fica na cidade velha, na parte histórica. É rodeada por prédios importantes como o Palácio do Governo. Eu fiquei hospedada nessa região e recomendo. Dá pra fazer muita coisa a pé, inclusive chegar até a Rambla que nada mais é que a beira mar! Por sinal lá tem um pôr do sol incrível!

2 - Presidência da República

O primeiro prédio importante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é a "Torre Ejecutiva", onde fica a Presidência da República! Tem até uma mesa de truco com uns carinhas mal encarados!

3 - Teatro Solís

Outro lugar interessante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é o Teatro Solís. Inaugurado em 1856 possui 2 salas de espetáculos e 3 andares com exposições. A sala das fotos abaixo permanece com as mesmas características de sua inauguração com 4 anéis (andares) conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso. O valor da visita guiada custa 60 pesos em português e 40 em espanhol.

4 - Mercado do Porto

Um dos meus lugares favoritos em Montevidéu é o Mercado do Porto. Pra quem gosta de carne é um prato cheio! A maneira como os uruguaios preparam a carne é bem diferente do Brasil. Legal é comer nos balcões mesmo e observar tudo! Lá também tem o Museu do Carnaval.

5 - Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana é mais um lugar imperdível em Montevidéu. Fica na cidade velha e seu interior é lindo!

6 - Rambla

Vocês não tem noção de como é o pôr do sol no litoral do Uruguai! A cada cidade que eu passava ficava mais lindo! Em Montevidéu é programa obrigatório ir até a Rambla e curtir o entardecer! Coisa de cinema! Ainda mais com os barcos saindo do porto e fazendo parte do cenário!

Interessante é que os moradores vão apreciar tanto quanto os turistas! Eles levam a cadeirinha de praia, o mate e ficam curtindo o momento. A gente vê famílias inteiras com seus cachorros e muito mais! É muito legal como eles aproveitam os espaços públicos, os parques estão sempre cheios!

7 - Museu do Futebol

Outro programa imperdível em Montevidéu é visitar o Museu do Futebol no Estádio Centenário. O Museu é cheio de artigos de jogadores importantes da América do Sul. O ticket do Museu já vale pra visitar o Estádio também! Pra quem é fã de futebol vale a pena!

8 - Parlamento Uruguaio

Este é o fantástico palácio do Parlamento Uruguaio em Montevidéu! Outro lugar que não dá pra perder na capital do Uruguai!

9 - Mercado Agrícola

Quando chegamos ao Parlamento e perdemos a visita guiada, o guarda super atencioso nos sugeriu de ir até o mercado agrícola que ficava perto dali! E não é que foi uma ótima dica! É mais uma ótima opção para almoçar e saborear a parrillada uruguaia! Mas só pra constar, o Mercado do Porto é mais legal!

10 - Museu Juan Manuel Blanes e Jardim Japonês

Na Avenida Millán em Montevidéu está o Museu Juan Manuel Blanes. O Museu de História da Arte Nacional homenageia Blanes que foi um importante artista uruguaio. Lá a gente encontra uma de suas principais obras "O Juramento dos Trinta e Três Orientais". Além disso, nos fundos do museu está o único jardim japonês do Uruguai! A entrada é gratuita, não dá pra perder!

11 - Praia de Pocitos

Pocitos é a praia mais movimentada de Montevidéu! A orla é linda com muitos prédios da década de 70 e faz lembrar um pouco Copacabana. Um ótimo programa é caminhar ou pedalar nessa área. Já pra pegar sol e tomar banho este é o lugar!

12 - Jardim Botânico

Outra dica de Montevidéu é visitar o Jardim Botânico. É super calmo, pois não é procurado pelos turistas. Além de tudo não paga pra entrar!

Depois de conhecer a capital do Uruguai, segui para meu último destino no país: Colônia do Sacramento!

A viagem continua!