Cintia Caciatori

3 min

Como visitar o Canal do Panamá gastando pouco

Atualizado: 11 de jul de 2023

Um dos passeios principais da cidade do Panamá com certeza é a visita ao Canal do Panamá, uma obra importantíssima para o comércio marítimo. Independentemente de onde você esteja hospedado, a visitação é simples e você pode gastar bem pouco para chegar até lá.

O transporte público dentro da Cidade do Panamá e muito prático, por isso, conseguimos ir até o centro de visitação de Miraflores gastando apenas 60 centavos de dólar.

Como chegar utilizando transporte público: Vá até a estação Central Albrook, pode ser a pé ou de metrô, depende do seu ponto de partida. Hoje o metrô da cidade do Panamá está 99% construído. Tudo está interligado. Assim que chegar na entrada da estação siga reto até a parte externa e vire à direita. Pegue o penúltimo ônibus sentido Miraflores. Vai parar bem na frente da entrada do canal.

Antes de usar o transporte publico na Cidade do Panamá leia: Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem

Já se você procura mais comodidade reserve o passeio aqui

Na visita, podemos assistir a travessia dos navios, conhecer a história da construção e aprender como funciona o canal. Tem até cinema com filmes inspirados na história canal. Veja aqui algumas curiosidades (eu aprendi tudo lá):

  1. São 3 eclusas: Miraflores (visitação), Pedro Miguel e Gatún

  2. Funciona pelo princípio da gravidade. Água leva os barcos para o Lago Gatún (artificial) 27m acima do mar

  3. Possui 80 quilômetros

  4. Liga o Oceano Atlântico e Pacífico

  5. Funciona 7 dias por semana 24h

  6. Conecta 1700 portos, 160 países e 144 rotas

  7. O percurso dura de 8 a 10 horas

  8. Possui 3 comportas

  9. Cada eclusa tem 33,5m X 304.8m e precisa de 100 milhões de litros de água pra encher

  10. O alto da eclusa equivale a 1 prédio de 8 andares.

  11. As comportas foram construídas na Pensilvânia e trazidas para a Cidade do Panamá

  12. No dia 26.06.2016 foi inaugurada a ampliação do canal. O primeiro barco a fazer a travessia foi da China.

Eu paguei U$20 para acessar o centro de visitação, museu e assistir a travessia dos navios. Se quiser ir ao cinema o valor é maior. Na parte superior a vista dos navios é melhor, mas se tiver muito cheio fica ruim de assistir.

Na parte de baixo do centro de visitação há uma pequena arquibancada para quem quiser ficar mais confortável. Para falar a verdade, quando entrei me indicaram subir até o último andar e só fui ver a arquibancada no final da visitação.

Dica valiosa: A visitação do canal é das 9 h até 15 h. O legal da visita com certeza é assistir a travessia dos navios, que acontece entre 9 h e 10 h. A segunda parte da travessia é somente por volta das 15 h. Por isso é importante chegar próximo a esses horários. Eu já fui cedinho e fiz tudo. Se preferir ir na parte da tarde, é bom chegar por volta das 14 h pra poder visitar o museu. Se quiser ir ao cinema, precisa ir mais cedo ainda. Veja o vídeo da minha visita ao canal:

Leia também

Cidade do Panamá: 12 lugares imperdíveis para visitar, onde comer, onde se hospedar, dicas de planejamento de viagem

Como sair do aeroporto da Cidade do Panamá e chegar ao centro da cidade utilizando transporte público

Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

5 coisas desagradáveis que você precisa saber antes de viajar ao Panamá​

Como chegar ao Arquipélago de San Blás (com valores)