top of page
  • Cintia Caciatori

Landsberg am Lech: rota romântica na Alemanha


A cidade de Landsberg am Lech fica na região da Baviera, próxima a Munique. De trem você vai levar meia hora pra chegar até lá. É uma típica cidade alemã, daquelas super fofas. A impressão que a gente tem é que está num cenário de filme.


Na verdade, foi essa a impressão que tive de quase toda Baviera. É só pegar um carro e andar pelo interior, entre uma cidadezinha e outra há diversas casas coloridas, de arquitetura típica local. Durante o verão ainda dá pra apreciar lindos jardins floridos e cheios de cores. O alemães são muito caprichosos nesse aspecto.


Mas Landsberg nem sempre foi essa fofura toda. Foi na Prisão de Landsberg, que Hitler foi preso em 1924 por ter tentado dar um golpe de estado em Munique. Lá ele escreveu seu único livro e anos depois quando se tornou "Führer" a prisão se tornou uma espécie de templo para os nazistas.


A cidade foi o berço da juventude hitlerista e após a segunda Guerra Mundial foi um dos maiores campos de refugiados judeus.



Foi nessa mesma prisão que centenas de criminosos de guerra nazistas foram executados após a derrota alemã. A cidade se tornou uma colônia dos judeus sem teto e foi reconstruída. Nessa cidade tão linda e encantadora fica até difícil acreditar que aconteceu tanta barbárie. Ainda bem que hoje os tempos são outros e a cidade agora está linda!


bottom of page