top of page
  • Cintia Caciatori

Colônia do Sacramento (Uruguai 07)

Durante minha viagem ao Uruguai todo mundo falava insistentemente pra ir até Colônia do Sacramento. Pelo meu roteiro achei que não daria tempo, mas acabou dando certo! Colônia é uma cidade simpática do Uruguai e fica aproximadamente a 150 km da capital Montevidéu. O centro histórico é bem pequeno e rápido para conhecer. Dá pra fazer tranquilamente um bate e volta da capital.

Colônia não é banhada por mar, mas sim pelo Rio da Prata e o aspecto é assim como na foto, marrom tipo "nescauzão". Mesmo com a água escura o lugar tem seu charme.

O principal programa da cidade é caminhar pelas ruas do centro histórico e apreciar suas ruas floridas!

A Rua dos Suspiros ainda possui a pavimentação original de pedras e seu nome é rodeado de lendas. Uma delas é que os escravos passavam por ela antes de serem fuzilados no Rio da Prata. Passei por lá e encontrei uma amigona!

A cidade também conta com uma infinidade de bares e restaurantes! Tem para todos os gostos, um mais charmoso que o outro!

Outra dica de Colônia do Sacramento é visitar o Farol do centro histórico. São 27 metros de altura e mais de 100 degraus! Quanto mais alto mais difícil de subir, mas a vista panorâmica vale a pena! O Rio da Prata fica incrível lá de cima! O farol auxilia as embarcações desde o século XIX!

Colônia também tem um porto que você pode fazer vários passeios de barco a vela, iate, etc. Pra quem quiser passar mais tempo na cidade esse é um programa legal!

A foto abaixo é uma das minhas preferidas do Uruguai e foi uma das últimas que tirei em Colônia do Sacramento. Saímos do centro histórico e rodamos a Rambla de carro passando por todas as "praias". É tudo muito calmo e tranquilo, pois é mais frequentado pelos locais, diferente do centro histórico.

Colônia é um destino muito procurado pelos turistas no Uruguai. As pessoas falam muito pra ir até lá! Acabei ouvindo tanto que criei muita expectativa. Claro que a cidade é uma graça, tem um centro histórico super florido, que me lembrou muito Cartagena, só que numa proporção bem menor! Sendo assim a cidade não me surpreendeu tanto. Mas isso não significa que eu não voltaria algum dia e também que você não deva conhecer! É tudo questão de ponto de vista e este foi o meu.

No mesmo dia voltei para Montevidéu para no dia seguinte retornar ao Brasil. A cidade fica bem próxima a Argentina e só não prossegui porque estava com os dias contados.

Para quem for conhecer o litoral do Uruguai e tiver mais tempo de viagem, minha dica é seguir até a Argentina e explorar pelo menos sua capital Buenos Aires!

bottom of page