Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

Como visitar o Canal do Panamá gastando pouco

08.04.2020

 

Um dos passeios principais da cidade do Panamá com certeza é a visita ao Canal do Panamá, uma obra importantíssima para o comércio marítimo. Independentemente de onde você esteja hospedado, a visitação é simples e você pode gastar bem pouco para chegar até lá!

O transporte público dentro da Cidade do Panamá e muito prático, por isso, conseguimos ir até o centro de visitação de Miraflores gastando apenas 60 centavos de dólar.

 

Como chegar utilizando transporte público: Vá até a estação Central Albrook, pode ser a pé ou de metrô, depende do seu ponto de partida. Hoje o metrô da cidade do Panamá está 99% construído. Tudo está interligado! Assim que chegar na entrada da estação siga reto até a parte externa e vire à direita. Pegue o penúltimo ônibus sentido Miraflores. Vai parar bem na frente da entrada do canal!

Antes de usar o transporte publico na Cidade do Panamá leia: Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

 

 

Na visita, podemos assistir a travessia dos navios, conhecer a história da construção e aprender como funciona o canal. Tem até cinema com filmes inspirados na história canal. Veja aqui algumas curiosidades (eu aprendi tudo lá):

 

  1. São 3 eclusas: Miraflores (visitação), Pedro Miguel e Gatún

  2. Funciona pelo princípio da gravidade. Água leva os barcos para o lago Gatún (artificial) 27m acima do mar

  3. Possui 80 quilômetros

  4. Liga o Oceano Atlântico e Pacífico

  5. Funciona 7 dias por semana 24h

  6. Conecta 1700 portos, 160 países  e 144 rotas

  7. O percurso dura de 8 a 10 horas

  8. Possui 3 comportas

  9. Cada eclusa tem 33,5m X 304.8m e precisa de 100 milhões de litros de água pra encher

  10. O alto da eclusa equivale a 1 prédio de 8 andares.

  11. As comportas foram construídas na Pensilvânia e trazidas para a Cidade do Panamá

  12. No dia 26.06.2016 foi inaugurada a ampliação do canal. O primeiro barco a fazer a travessia foi da China.

 

Eu paguei U$20 para acessar o centro de visitação, museu e assistir a travessia dos navios. Se quiser ir ao cinema o valor é maior. Na parte superior a vista dos navios é melhor, mas se tiver muito cheio fica ruim de assistir.

 

 

Na parte de baixo do centro de visitação há uma pequena arquibancada para quem quiser ficar mais confortável. Para falar a verdade, quando entrei me indicaram subir até o último andar e só fui ver a arquibancada no final da visitação. 

 

 

Dica valiosa: A visitação do canal é das 9h até 15h. O legal da visita com certeza é assistir a travessia dos navios, que acontece entre 9h e 10h. A segunda parte da travessia é somente por volta das 15h. Por isso é importante chegar próximo a esses horários. Eu já fui cedinho e fiz tudo. Se preferir ir na parte da tarde, é bom chegar por volta das 14h pra poder visitar o museu. Se quiser ir ao cinema, precisa ir mais cedo ainda. Para finalizar veja o vídeo da minha visita ao canal:

 

 

Leia também:

Cidade do Panamá: 12 lugares imperdíveis para visitar, onde comer, onde se hospedar, dicas de planejamento de viagem

Como sair do aeroporto da Cidade do Panamá e chegar ao centro da cidade utilizando transporte público 

Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

5 coisas desagradáveis que você precisa saber antes de viajar ao Panamá​

 

Please reload