O que fazer em Buenos Aires: principais pontos turísticos, roteiro e dicas de hospedagem
- Cintia Caciatori
- há 4 dias
- 9 min de leitura
Buenos Aires é uma capital incrível, cheia de vida, com bares, restaurantes e muita comida boa. A cidade sempre deixa a gente com vontade de voltar e por isso já voltamos algumas vezes.

Como chegar
A viagem foi feita de carro. Antes de ir a Argentina nós estávamos no Uruguai. Fomos até Colônia do Sacramento e pegamos um Ferry Boat até Buenos Aires. Colônia do Sacramento e Buenos Aires são separadas pelo Rio da Prata. Em Colônia há um porto, que parece até um aeroporto. Então é só comprar o ticket e passar pela imigração. Entramos com o carro e o resto da viagem fizemos na parte superior do barco. A viagem é bem rápida e agradável, há lojas duty free e até lanchonete.
Se for de avião, o aeroporto é bem próximo ao centro da cidade. Não tem mistério, é só agendar o transfer para fazer o trajeto do aeroporto até sua hospedagem.
Hospedagem
Fiquei hospedada no famoso Bairro da Recoleta, há muitos hotéis com preços justos e o bairro é bem localizado. Consegui visitar muitos lugares famosos a pé. Para quem gosta da vida noturna agitada, outra ótima opção é o bairro de Palermo.
Como locomover-se
Deixamos o carro quietinho na garagem, pois o trânsito é muito movimentado. Usamos táxi, carro de aplicativo e principalmente os ônibus turísticos. Ele fazem o percurso, várias vezes ao dia, pelos principais pontos turísticos da cidade. Então você pode descer em alguma parada, visitar com calma e aguardar ao próximo. Normalmente passa de hora em hora. Para mim é sempre uma ótima opção. Acho o áudio guia muito instrutivo e eu sempre acabo conhecendo algum lugar diferente daqueles que planejei.

A seguir estão listados os principais lugares que visitamos em nossas viagens a Buenos Aires, com destaque ao último (que conhecemos somente na segunda viagem a capital e consideramos imperdível).
1 - Casa Rosada
É a sede da presidência da Argentina. Sua cor foi determinada pela junção das cores branca e vermelha, que representavam os partidos da época. É possível fazer uma visitação guiada, aos sábados ,domingos e feriados. Nela você vai saber os detalhes arquitetônicos do prédio, a história política do país, visitar salões e até o balcão que Eva Perón discursava. O agendamento é feito no site oficial e a vista é gratuita.
Dica: Junto a visitação, você pode fazer uma visita guiada e gratuita no centro histórico de Buenos Aires, que abrange a Casa Rosada e seus arredores.

2 - Avenida 9 de Julho
Andei por ela todos os dias que passei em Buenos Aires. É considerada uma das avenidas mais largas do mundo e concentra vários pontos turísticos como o Teatro Colón e a Praça da República, onde estão o Obelisco e o letreiro com as letras B e A.

3 - Obelisco
Recomendo caminhar pela fantástica Avenida 9 de Julho sem pressa até chegar ao Obelisco. O lugar é bom para descansar e tirar algumas fotos para registro.

4 - Teatro Colón
O Teatro Colón é uma das principais casas de ópera da Argentina e está entre as cinco mais importantes do mundo. Fui visitar o teatro em meu último dia na capital. Infelizmente os ingressos já tinham se esgotado, e só havia disponibilidade para o dia seguinte. Para conhecer o interior do teatro e saber sua história é bom agendar a visita com antecedência.
5 - Cemitério da Recoleta
O cemitério da Recoleta é um dos lugares mais visitados de Buenos Aires e um dos cemitérios mais visitados do mundo. Grandes nomes da história argentina estão sepultados ali, a visita é uma grande aula de história. Além de história, há muitas lendas e contos sinistros. Por isso, o ideal é fazer a visita guiada, que é gratuita. Depois de visitar o cemitério , vale emendar uma visita guiada (também gratuita) pelo bairro todo e conhecer a história do bairro que já foi sinônimo de luxo em Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires: principais pontos turísticos, roteiro e dicas de hospedagem
BÔNUS: Tour do Papa Francisco Você quer percorrer o caminho de Jorge Bergoglio antes de se tornar o “Papa trazido do fim do mundo”? Então faça um tour que lhe permitirá conhecer como era a vida do Papa Francisco em Buenos Aires.
6 - Plaza Francia
Fica pertinho do Cemitério da Recoleta, a praça possui um monumento imponente em sua parte central chamado "Francia a la Argentina". Vi muitos cachorrinhos passeando, inclusive a praça tem muitas placas de sinalização voltada a eles. Deve ser uma prática bem comum. Aos fins de semana ocorre uma feira de artesanato muito famosa da cidade, infelizmente não bateu com os dias que estive lá.

7- Floralis Generica
Localizada no bairro da Recoleta, Floralis Generica é uma escultura metálica em forma de flor que passa de 20 metros de altura. O mais legal é que a flor possui um sistema elétrico que abre e fecha as pétalas ao início e fim do dia. É um presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano à cidade de Buenos Aires. Ao seu redor estão o Museu Nacional de Belas Artes e a Faculdade de Direito de Buenos Aires.

8 - Bairro San Telmo
Fui até lá para visitar as lindas estátuas da Mafaldinha e conhecer o bar mais antigo de Buenos Aires, chamado El Federal. Depois de caminhar pelo bairro, descobri que ele é repleto de bares e restaurantes para todos os gostos. Fiquei surpresa, a vontade era de entrar em todos! Minha sugestão é fazer um tour guiado (gratuito) e andar sossegadamente pelo bairro. Não deixe também de conhecer o Mercado San Telmo, outro lugar simpático cheio de lugares para comer e beber. As empanadas são maravilhosas.
9 - Mafalda
Ainda em San Telmo está a estátua da famosa personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino, que morou no bairro por muitos anos. A personagem é conhecida no mundo todo e em Buenos Aires há todos os tipos de souvenir e acessórios dela.

10 - Bar El Federal
É o bar mais antigo de Buenos Aires, localiza-se no coração de San Telmo na esquina das Ruas Perú e Carlos Calvo. Em funcionamento desde 1864, os móveis e decoração são fiéis ao seu início. A comida é de alta qualidade e as bebidas baratas. Pode almoçar, tomar cerveja ou tomar um bom café com bolo. Vale a pena a visita.

11 – Rua Florida
É o lugar certo para trocar dinheiro. A rua, que é somente para pedestres, é cheia de casas de câmbio e de forte comércio. Achei muito agradável caminhar e assistir ao movimento das pessoas, a rua é muito bonita e simpática.
12 - Galerías Pacífico
As Galerías Pacífico são um centro comercial com muitas lojas conceituadas. O complexo foi construído no final do século XIX, como desde do Museu Nacional de Belas Artes, que depois tornou-se um shopping. Poderia ser um shopping comum, mas sua bela arquitetura fez do local um ponto turístico. Destaque para as colunas e cúpula central pintadas por artistas renomados.

13 – Avenida Santa Fé
É a avenida mais emblemática de Buenos Aires, com mais de dois quilômetros, atravessa os bairros de Palermo, Recoleta, San Nicolás e Retiro. Representa o forte comércio de Buenos Aires, com lojas das melhores marcas de roupas, acessórios, decoração e muito mais. Foi caminhando por ela que descobri a Galeria Bond Street e também é nela que fica a livraria El Ateneo Grand Splendid.
14 – El Ateneo Grand Splendid
Livraria considerada uma das mais bonitas do mundo. Fica na Avenida Santa Fé e originalmente funcionava um teatro de mesmo nome. É como se a gente estivesse num teatro cheio de prateleiras de livros. Minha dica é visitar o local sem pressa. Vale a pena apreciar tudo com calma e ainda aproveitar a cafeteria pra fazer um lanchinho e tomar um café entre uma leitura e outra. Conheça as livrarias mais bonitas de Buenos Aires.

15 - Galeria Bond Street
Confesso que não sabia que existia até passar pela frente. Fica na Avenida Santa Fé, no Bairro Recoleta onde fiquei hospedada. Quando me deparei com a galeria estava voltando para o hotel.
Lembra muito a Galeria do Rock em São Paulo. Impossível não ficar impressionado com os desenhos e as cores do local. Existem diversos estúdios de tatuagem com fotos nas paredes de celebridades como Messi e Maradona. Depois fui saber que ali ficam estúdios super famosos. Muitas lojas de músicas e roupas alternativas também, sem falar numa loja de cultivo de maconha. Com certeza o local mais alternativo de Buenos Aires.
O que fazer em Buenos Aires: principais pontos turísticos, roteiro e dicas de hospedagem
16 - La Boca
Um dos lugares mais legais que visitei em Buenos Aires. O bairro está localizado próximo ao porto e caracteriza-se por suas casas e sobrados coloridos. A explicação da mistura de cores é pelo fato dos imigrantes na época usarem as tintas que sobravam dos navios. Para conhecer a história do bairro vale fazer o passeio guiado gratuito.
Apesar de ser o bairro mais vibrante da capital da Argentina, muitas pessoas pediam pra tomar cuidado com o celular e bolsa. Acredito que seja considerado um bairro perigoso, mas eu me senti muito bem por lá. Claro que sempre é bom ficar atento ao seu redor. Cuidado nunca é demais. É neste bairro que está a famosa Rua Caminito e o Estádio La Bombonera, do Boca Junior.




17 - La Bombonera
É o carinhoso apelido do Estádio Estádio Alberto J. Armando, time do Clube Atlético Boca Junior. Ele fica no coração do bairro e o povo é viciado no time. O clube acabou se tornando o símbolo dos operários ou da população com menor poder aquisitivo. Já seu pior rival River Plate, representa os portenhos abastados. Possui a maior torcida da Argentina, inclusive nosso hermano Maradona tinha uma cadeira especial só dele dentro do estádio. Veja disponibilidade de ingressos.
Curiosidade: Vocês perceberam que as cores do time são as mesmas da bandeira da Suécia?Para decidir quais as cores do time, os moradores da época combinaram de esperar o próximo navio chegar ao porto e sua origem determinaria as cores. Foi um navio da Suécia.
18 - Caminito
É uma rua histórica dentro do Bairro La Boca. Inspirou o tango Caminito, de Juan de Dios Filiberto e por isso nós encontramos diversos dançarinos de tango, vestidos a caráter. Eles chamam os turistas para dançar e fazem poses legais para fotos. Eu não tirei foto com eles, mas se você for tirar, não esqueça da gorjeta. Hoje a rua é cenário de eventos culturais e artísticos. Se você gosta de dançar, vale ter um experiência de tango em Buenos Aires.

19 - Puerto Madero
É a região mais moderna de Buenos Aires. Possui grandes prédios espelhados onde funcionam inúmeras multinacionais. Posso dizer que se tornou o Vale do Silício da Argentina. O bairro, de origem portuária, é na verdade uma ilha que está interligada ao continente por seis pontes. Possui deques enormes com diversos cafés, restaurantes e baladas. Ótimo lugar para caminhar e curtir o entardecer. Para saber tudo sobre o bairro, faça a visita guiada gratuita.

É no bairro de Puerto Madero que acontece as comemorações de fim de ano de Buenos Aires. Eu fiz um post especial sobre minha experiência e um vídeo também:
20 - Madero Tango
Um programa clássico em Buenos Aires é assistir a um show de tango. Além do show, há opção de jantar e tomar um bom vinho. Confesso que achei legal, mas nem tanto. Pagamos caro pelo show, mas aqui você consegue comprar com antecedência e bem mais barato. Se optar somente pelo show, fica mais barato ainda. Algumas pessoas me falaram que o espetáculo no Señor Tango é mais bonito.
21 - Gran Café Tortoni
É um café de mais de 150 anos, berço cultural e artístico de Buenos Aires. Foi local de muitos shows de tango e encontros literários. A comida é muito saborosa, sem perder a tradição e originalidade. Apesar das filas de espera de quase 1 hora, vale a pena conhecer.
22 - Jardim Japonês de Buenos Aires
Localiza-se no Bairro Palermo, em direção a parte norte da cidade. O jardim é enorme e possui também um restaurante e museu. Foi um passeio legal, mas nada impressionante. Para entrar precisa pagar uma taxa de aproximadamente 150 pesos.
23 - Costanera Norte
Fiquei com vontade conhecer, pois vi em fotos o Clube dos Pescadores. Possui um trapiche enorme e achei lindo. Paguei caro num táxi para chegar até lá e descobri que o trapiche é fechado para visitantes. O que salvou o passeio foi caminhar um pouco pela orla e observar as pessoas pescando, relaxando e aproveitando o dia. É uma região frequentada por locais.

24 - Navegação no Delta Tigre
Esse passeio é imperdível. Confesso que só fiz na segunda vez que estive em Buenos Aires, mas considero programa obrigatório. A cidade de Tigre fica na grande Buenos Aires. Fomos de carro até lá e compramos o passeio de barco para fazer a navegação pelo Delta Tigre. Se tiver sem carro, a opção é comprar o tour com transfer saindo do hotel para maior comodidade. Eu fiz um vídeo para mostrar como foi:
Comentários