O que fazer em Montevidéu - 12 motivos para conhecer a capital do Uruguai
- Cintia Caciatori
- 4 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

É difícil descrever Montevidéu. A capital do Uruguai mistura o clima de praia com cidade grande, mas ao mesmo tempo pode parecer bastante provinciana se comparada a outras capitais. Não tem como não se apaixonar, foi minha cidade preferida no Uruguai. A seguir vou listar alguns lugares imperdíveis para visitar por lá:
1 - Praça da Independência
Um dos pontos principais da capital do Uruguai é a Praça da Independência. Ela fica na cidade velha, na parte histórica. É rodeada por prédios importantes, como o Palácio do Governo. Eu fiquei hospedada nessa região e recomendo. Dá pra fazer muita coisa a pé, inclusive chegar até a Rambla que nada mais é que a beira mar. Por sinal, lá tem um pôr do sol incrível.
Os 5 hotéis mais reservados pelos nossos leitores são: Hotel America (onde fiquei), Smart Hotel Montevideo, Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, Bit Design Hotel e Baliñas Boutique.

No centro da Praça há um monumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas, líder nacional uruguaio e abaixo da estátua fica seu mausoléu. Outra construção interessante é a Porta da Cidadela, proveniente do período colonial.
2 - Presidência da República
O primeiro prédio importante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é a "Torre Ejecutiva", onde fica a Presidência da República e o gabinete do presidente. Repare que de dentro do prédio conseguimos avistar a praça da Independencia e o momumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas.

3 - Teatro Solís
Outro lugar interessante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é o Teatro Solís. Inaugurado em 1856 possui 2 salas de espetáculos e 3 andares com exposições. A sala das fotos abaixo permanece com as mesmas características de sua inauguração com 4 anéis (andares) conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso. O valor da visita guiada custa 60 pesos em português e 40 em espanhol.


4 - Mercado do Porto
Um dos meus lugares favoritos em Montevidéu é o Mercado do Porto. Pra quem gosta de carne é um prato cheio. A maneira como os uruguaios preparam a carne é bem diferente do Brasil. Legal é comer nos balcões mesmo e observar tudo. Lá também tem o Museu do Carnaval.


5 - Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana é mais um lugar imperdível em Montevidéu. Fica na cidade velha e seu interior é lindo!

6 - Rambla
Vocês não tem noção de como é o pôr do sol no litoral do Uruguai! A cada cidade que eu passava ficava mais lindo! Em Montevidéu é programa obrigatório ir até a Rambla e curtir o entardecer. Coisa de cinema! Ainda mais com os barcos saindo do porto e fazendo parte do cenário.



Interessante é que os moradores vão apreciar tanto quanto os turistas. Eles levam a cadeirinha de praia, o mate e ficam curtindo o momento. A gente vê famílias inteiras com seus cachorros e muito mais. É muito legal como eles aproveitam os espaços públicos, os parques estão sempre cheios.
7 - Museu do Futebol
Outro programa imperdível em Montevidéu é visitar o Museu do Futebol no Estádio Centenário. O Museu é cheio de artigos de jogadores importantes da América do Sul. O ticket do Museu já vale pra visitar o Estádio também! Pra quem é fã de futebol vale a pena!

8 - Parlamento Uruguaio
Este é o fantástico palácio do Parlamento Uruguaio em Montevidéu. Outro lugar que não dá pra perder na capital do Uruguai.

9 - Mercado Agrícola
Quando chegamos ao Parlamento e perdemos a visita guiada, o guarda super atencioso nos sugeriu de ir até o mercado agrícola que ficava perto dali. É mais uma ótima opção para almoçar e saborear a parrillada uruguaia. Mas só pra constar, o Mercado do Porto é mais legal.
10 - Museu Juan Manuel Blanes e Jardim Japonês
Na Avenida Millán em Montevidéu está o Museu Juan Manuel Blanes. O Museu de História da Arte Nacional homenageia Blanes que foi um importante artista uruguaio. Lá a gente encontra uma de suas principais obras "O Juramento dos Trinta e Três Orientais". Além disso, nos fundos do museu está o único jardim japonês do Uruguai. A entrada é gratuita, não dá pra perder!


11 - Praia de Pocitos
Pocitos é a praia mais movimentada de Montevidéu. A orla é linda com muitos prédios da década de 70 e faz lembrar um pouco Copacabana. Um ótimo programa é caminhar ou pedalar nessa área. Já pra pegar sol e tomar banho este é o lugar.

12 - Jardim Botânico
Outra dica de Montevidéu é visitar o Jardim Botânico. É super calmo, pois não é procurado pelos turistas. Além de tudo não paga pra entrar.
Depois de conhecer a capital do Uruguai, segui para meu último destino no país: Colônia do Sacramento. A viagem continua!
Comments