O que fazer em Montevidéu - 12 motivos para conhecer a capital do Uruguai
- Cintia Caciatori

- 20 de jul.
- 5 min de leitura
Atualizado em julho de 2025

É difícil descrever Montevidéu. A capital do Uruguai mistura o clima de praia com cidade grande, mas ao mesmo tempo pode parecer bastante provinciana se comparada a outras capitais. Não tem como não se apaixonar, foi minha cidade preferida no Uruguai. A seguir vou listar alguns lugares imperdíveis para visitar por lá (não deixe de ver o bônus no final, programa que só fiz na segunda vez na cidade).
1 - Praça da Independência
Um dos pontos principais da capital do Uruguai é a Praça da Independência. Ela fica na cidade velha, na parte histórica. É rodeada por prédios importantes, como o Palácio do Governo. Eu fiquei hospedada nessa região e recomendo. Dá pra fazer muita coisa a pé, inclusive chegar até a Rambla que nada mais é que a beira mar. Por sinal, lá tem um pôr do sol incrível.
Os 5 hotéis mais reservados pelos nossos leitores são: Hotel America (onde fiquei), Smart Hotel Montevideo, Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, Bit Design Hotel e Baliñas Boutique.

No centro da Praça há um monumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas, líder nacional uruguaio e abaixo da estátua fica seu mausoléu. Outra construção interessante é a Porta da Cidadela, proveniente do período colonial.
2 - Presidência da República
O primeiro prédio importante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é a "Torre Ejecutiva", onde fica a Presidência da República e o gabinete do presidente. Repare que de dentro do prédio conseguimos avistar a Praça da Independência e o monumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas.

3 - Teatro Solís
Outro lugar interessante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é o Teatro Solís. Inaugurado em 1856 possui 2 salas de espetáculos e 3 andares com exposições. A sala das fotos abaixo permanece com as mesmas características de sua inauguração com 4 anéis (andares) conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso. Para informações sobre valores, horários de visitações e datas de espetáculo acesso o site oficial aqui.


4 - Mercado do Porto
Um dos meus lugares favoritos em Montevidéu é o Mercado do Porto. Para quem gosta de carne é um prato cheio. A maneira como os uruguaios preparam a carne é bem diferente do Brasil. Legal é comer nos balcões mesmo e observar tudo. Lá também tem o Museu do Carnaval.


5 - Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana fica na cidade velha, diante da Praça da Constituição. Com estilo arquitetônico neoclássico, foi fundada em 1807, mas antes já havia outra igreja no mesmo lugar. É o principal prédio católico de Montevidéu e a visitação é gratuita.

6 - Rambla
O pôr do sol do Uruguai é diferenciado. Em todas as cidades que passamos em nossa viagem de carro, tivemos o presente de contemplar muitos pores do sol inesquecíveis. Já o clima na rambla é mágico. Caminhar pela orla e observar os barcos saindo do porto é lindo. E a medida que o sol se põe o cenário fica pitoresco.
Os moradores têm o hábito de frequentar e aproveitar os espaços públicos no Uruguai. Eles vão apreciar o entardecer tanto quanto os turistas, ou até mais. Nos gramados e parques próximos a rambla, levam suas cadeiras de praia embaixo do braço e seu mate para curtir o fim de tarde. Momento ideal para conversar com amigos e família e brincar com seus animais de estimação. Há também alguns bares, onde se pode tomar alguns drinques e curtir o fim de tarde. Em minha opinião, um programa obrigatório em Montevidéu. As lembranças são marcantes e inesquecíveis.



7 - Museu do Futebol
Outro programa legal em Montevidéu é visitar o Museu do Futebol no Estádio Centenário. O Museu é cheio de artigos de jogadores importantes da América do Sul, bem como muita história sobre o futebol uruguaio e latino em geral. O ticket do museu já vale pra visitar o Estádio também. Veja disponibilidade de horários no site oficial.

8 - Parlamento Uruguaio
Este é o imponente Palácio do Parlamento Uruguaio em Montevidéu, que agora em 2025 comemora seu centenário. Abriga a Câmara de Senadores e a Câmara de Representates (que são como os deputados no Brasil). É possível fazer uma visita guiada e conhecer o prédio e toda a história política do Uruguai. Infelizmente não agendamos com antecedência e não conseguimos fazer a visita no dia que estivemos por lá. Para fazer o agendamento antecipado acesse o site oficial.

9 - Mercado Agrícola
Quando chegamos ao Parlamento e perdemos a visita guiada, o guarda muito atencioso nos sugeriu de ir até o mercado agrícola que ficava perto dali. É mais uma ótima opção para almoçar e saborear a parrillada uruguaia. Mas só pra constar, o Mercado do Porto é mais legal.
10 - Museu Juan Manuel Blanes e Jardim Japonês
Na Avenida Millán, em Montevidéu, está o Museu Juan Manuel Blanes. O Museu de História da Arte Nacional homenageia Blanes que foi um importante artista uruguaio. Lá se encontra uma de suas principais obras "O Juramento dos Trinta e Três Orientais". Além disso, nos fundos do museu está o único jardim japonês do Uruguai. A entrada é gratuita.


11 - Praia de Pocitos
Pocitos é a praia mais movimentada de Montevidéu. A orla é linda com muitos prédios da década de 70 e faz lembrar um pouco Copacabana. Um ótimo programa é caminhar ou pedalar nessa área. É onde está localizado o famoso letreiro da cidade. Para pegar sol e tomar banho este é o melhor lugar.

12 - Jardim Botânico
Outra dica de Montevidéu é visitar o Jardim Botânico. É super calmo, pois não é procurado pelos turistas. Ótimo para caminhar em meio aos animais e a natureza. Além de tudo, é mais um programa que não paga pra entrar.
BÔNUS - Feira de Tristán Narvaja
Eu sou apaixonada por feirinhas de rua. Já a Tristán Narvaja é uma mega feira que se estende por vários quarteirões no bairro Cordón. Acontece todo domingo, por isso consegui visitá-la apenas na segunda vez que estive em Montevidéu. É um verdadeiro mercado de pulgas, com muitas antiguidades como peças de decorações, roupas e livros. Tem também feira de frutas orgânicas e culinária de vários países da América Latina. Eu fiquei maravilhada, o legal é caminhar sem pressa e apreciar todos os artigos da feira e saborear as diferentes comidas oferecidas por lá. Se voce estiver em Montevidéu no domingo, considero programa imperdível.
Se você não estiver de carro, para conhecer todos estes pontos turísticos vale a pena usar o ônibus turístico de Montevidéu. Em todas as minhas viagens sem carro, eu utilizo o ônibus, além de um melhor custo beneficio, sempre tem áudio guia para aprendermos tudo sobre os lugares que passamos.
Para beber e comer em Montevidéu
Depois de explorar capital do Uruguai, seguimos para nosso último destino no país: Colônia do Sacramento. A viagem continua!



























































































Comentários