top of page
  • Cintia Caciatori

14 motivos para conhecer Roma (Itália 01)

Roma é uma cidade onde você pode visitar a maior parte dos pontos turísticos a pé. Ela é incrível e cheia de histórias. Nada melhor do que bater perna e admirá-la com calma. Listei 14 bons motivos pra você ficar com vontade de conhecer Roma, a Cidade Eterna!

1 - Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é de encher os olhos. Ela é enorme e belíssima, para ter uma ideia, possui cerca de 26m de altura e 20m de largura. Dizem que se você fizer um pedido e jogar uma moeda, ele se realizará!

2 - Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

De puro mármore, é um monumento feito em honra ao primeiro rei da Itália unificada, Vittorio Emanuele II. No seu interior, existe um museu com entrada gratuita sobre a unificação da Itália. Localiza-se na Piazza Venezia.

14 motivos para conhecer Roma

3 - Coliseu

Minha maior expectativa em Roma, o Coliseu faz parte das “Sete maravilhas do mundo moderno” e é realmente incrível! Demorou por volta de 10 anos para ser construído e seu último registro de atividade foi no século VI. Inicialmente teve capacidade para 50 mil pessoas. Sua inauguração foi com jogos pródigos que duraram 100 dias, incluindo combates de gladiadores, execuções, lutas navais entre outras loucuras! Tudo isso foi sob o comando de Tito, imperador romano da época. Mais tarde foi construído um quarto andar e sua capacidade foi para 90 mil pessoas, já sob o comando de Alexandre Severo e Gordiano III.

Para acessar a parte interna do Coliseu é cobrado entrada. Existe a opção de comprar com “guia”, ou seja, você paga um valor maior e ganha um fone com uma gravação que explica toda história de lá.


4 - Arco de Constantino

Construído para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio. Fica do lado do Coliseu e quando fui estava sendo restaurado.

5 - Vaticano

Vaticano é um país com cerca de 800 habitantes, seu território é todo murado dentro da cidade de Roma. É a sede da Igreja católica e recebe a visita de turistas e fiéis o ano todo.

14 motivos para conhecer Roma

Na Praça São Pedro você pode assistir a missa do Papa, além de visitar museus e a Capela Sistina. Esses dois últimos são com horários específicos, por isso se for por conta própria informe-se com antecedência. Quando fui tinha uma fila enorme, o que é muito comum. Infelizmente só consegui visitar a praça, pois tinha voo marcado pro Egito e estava muito em cima da hora. Para conhecer tudo, você vai precisar de um dia inteiro, ou então duas manhãs (chega bem cedinho e evita aquela loucura de pessoas).


6 - Piazza Del Popolo (Praça do Povo)

Composta pela Igreja Santa Maria Del Popolo, onde Nero, Imperador Romado, morreu e foi sepultado.

Agora olha que interessante essa história: No centro da praça existe o obelisco chamado Flaminio. Ele foi construído na época dos faraós Ramsés II e Merneptá no Egito, e foi levado pra Roma por ordem do Imperador Augusto, fundador do Império Romano. Loucura né?

Sua localização original não era a Piazza Popolo, o obelisco foi levado pra lá depois da queda do Império Romado, após ter sido encontrado e restaurado.

Ainda nessa praça existe a Igreja Santa Maria in Montesanto (1675) e Santa Maria dei Miracoli ou dos Milagres (1678) que também são chamadas de igrejas gêmeas pela simetria.

14 motivos para conhecer Roma

7 - Panteão

O Panteão de Roma tem uma arquitetura fantástica. Possui forma circular com colunas na parte frontal. Quando a gente entra pode perceber uma abertura central no teto, chamada de óculo. Foi construído no reinado do Imperador Augusto e é a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo! A entrada é franca.

8 - Piazza Navona

É umas das praças mais importantes de Roma. No centro fica a Fontana dei Quatro Fiumi que você pode ficar admirando nos diversos restaurantes e cafés ao seu redor. É um ótimo lugar para sentar e observar o movimento de pessoas. Lá também fica localizada a sede da embaixada brasileira.


9 - Castel Sant' Angelo

O Castelo de Santo Ângelo fica próximo ao Vaticano e as margens do Rio Tevere (Tibre). Hoje funciona como museu, mas sua função inicial era como mausoléu na época do Imperador Adriano. Em seguida serviu de fortaleza militar e prisão durante a epidemia da peste em Roma.

10 - Piazza di Spagna

Possui uma fonte no centro da praça em forma de barco, chamada La Barcaccia, diz a lenda que foi inspirada num barco que chegou até a praça em uma inundação do Rio Tibre. Quando fui infelizmente estava em reforma.

A Praça também possui um grande lance de escadas onde muitos turistas ficam sentados para observar o movimento e apreciar o local, já que é um dos principais pontos turísticos da cidade.

No topo da escadaria está a Igreja da Santíssima Trindade dos Montes.

14 motivos para conhecer Roma

11 - Trinità dei Monti

Sua vista é de toda Praça da Espanha, em sua frente está o Obelisco Salustiano, inspirado no Obelisco Flaminio (que veio do Egito e fica na Piazza Del Popolo).

Há muitos artistas pintando e vendendo suas telas, além de alguns vendedores ambulantes. Tudo é bastante movimentado por ser um ponto turístico.

12 – Comer um Carbonara!

O espaguete carbonara é romano, então nada melhor do que comer esse prato no seu local de origem. Há vários restaurantes simpáticos com preços legais para experimentar, definitivamente o melhor carbonara da minha vida!

13- Assistir a um jogo do Roma

Programa do bom brasileiro que gosta de futebol! Tivemos sorte de ter um jogo do Roma nos poucos dias que ficamos lá. O Estádio Olímpico fica afastado do centro e precisa ir de carro.

14 – Pegar uma Balada Romana

Nesse tópico eu sou suspeita! Adoro conhecer a vida noturna dos lugares e em Roma não foi diferente. Fomos ao Art Café que por recomendação era o lugar mais badalado do momento. Nem pagamos pra entrar (mas a bebida em Euro ficou cara!) e a balada foi uma loucura, muito música eletrônica, dançarinas e dançarinos para todos os lados!

Queria ter conhecido mais pubs e lugares alternativos, mas infelizmente não tive tempo.

14 motivos para conhecer Roma

Você também vai gostar:



bottom of page