top of page
  • Cintia Caciatori

Domo de Berlim: conheça a Catedral de Berlim

A Catedral de Berlim, ou Berliner Dom em alemão, é uma igreja protestante luterana e se encontra na Ilha dos Museus, onde acaba a Avenida Unter den Linden, às margens do Rio Spree.

É tão linda que chega a encher os olhos. Possui uma cúpula esverdeada (ou domo) principal e mais quatro ao seu redor, 116 metros de altura e 114 metros de comprimento. O edifício levou 10 anos para ser construído, entre 1895 e 1905, após a demolição de outra catedral no mesmo lugar.

Além da possibilidade de assistir às missas, a igreja é também um ponto turístico e permite visitação em horários predeterminados.


Catedral de Berlim Viaje24h

A visita


A Catedral de Berlim possui um site oficial onde é possível comprar as entradas com antecedência. Nós não fizemos isso, decidimos fazer a visita de última hora. Na entrada da catedral há um painel digital para checar a disponibilidade e compra dos ingressos. Fizemos desta forma e deu certo, mas claro que existe o risco de chegar e não ter horário disponível. Como ficaríamos 2 semanas na cidade isso não seria um problema, mas para quem tem pouco tempo, vale a pena agendar com antecedência.


Dica: O cartão Berlin WelcomeCard permite o uso ilimitado do transporte público e proporciona descontos de até 50% em mais de 190 museus e atrações de Berlim:


O interior


Se por fora a catedral já nos enche os olhos, seu interior não deixa por menos. As cúpulas todas trabalhadas e o mármore branco mostram a imponência da Catedral, sem falar no órgão gigantesco, que é o maior da Alemanha, com 7200 tubos. É possível visitar também os sarcófagos de membros da dinastia Hohenzollern (Império Alemão).




Subida até a Cúpula - a parte mais legal da visitação


É permitido subir até a cúpula da Catedral e ter uma vista panorâmica da cidade de Berlim. São 267 degraus e não é possível desistir no meio do caminho, por isso pense bem se seus joelhos vão aguentar a empreitada.

Quanto mais alto subimos, mais estreitos ficam os degraus. É bem cansativo, mas a vista é fantástica. No vídeo que fiz sobre a visita mostrei todos os detalhes da subida. O dia estava lindo e tudo ficou ainda mais incrível.



Lá de cima temos uma vista panorâmica da Ilha dos Museus, do Rio Spree, da torre da tv (Berliner Fernsehturm) e muito mais.

Ao final da descida, antes da saída há um café com mesinhas às margens do Rio Spree para sentar e apreciar a paisagem e o movimento da cidade. Eu queria ter ficado, mas a noite estava caindo e o frio aumentando.




História


A Catedral de Berlim foi severamente destruída por bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. E sua reconstrução foi lenta, demorou décadas até que em 2002 finalmente os últimos mosaicos da cúpula foram finalizados e as criptas reabertas a visitação do público.




Veja mais algumas igrejas lindas


Basílica de Sacré-Couer no blog Descobrir Viajando

Top 5 igrejas em Londres no blog Turistando em Londres


Para mais destinos e roteiros na Alemanha clica aqui. E não esqueça que seguro viagem na Europa é obrigatório. Clica aqui para saber valores e como comprar.


No canal do @Viaje24h tem muito conteúdo legal sobre Berlim e outras cidades da Alemanha. A seguir vou deixar mais um vídeo...aproveita para se inscrever e curtir muitos destinos!



Σχόλια


bottom of page