top of page
  • Cintia Caciatori

9 motivos para visitar Praga (República Checa 01)


Praga é uma das principais cidades do leste europeu. Depois de conhecer Budapeste peguei um trem e fui até a capital da Republica Checa. Meu albergue era do lado do Relógio Astronômico, na Old Town Square, bem no fervo dos pontos turísticos! A localização foi ótima e consegui fazer tudo a pé, inclusive o trajeto da estação central até o albergue.

Fui ao mês de julho, alta temporada, num mesmo dia chovia e logo abria um sol perfeito. Fazia um calor gostoso.

Agora vou mostrar pra vocês os lugares que visitei e que você não pode deixar de ir!

1 – Old Town Square

A Old Town Square é a praça mais importante de Praga. A Estátua ao centro se chama Jan Hus, um pensador e reformista religioso que foi queimado vivo por suas crenças. Hoje sua religião (protestante) é a mais comum no país.

É o lugar ideal pra sentar e curtir o momento. No verão acontece um festival cultural maravilhoso em toda cidade. Na praça tocava todo dia uma banda diferente, a maioria de jazz.

Assim fica o clima na Old Town Square. Muita música, história e chope barato pra curtir a tarde de calor:

2 – Relógio Astronômico

Na Old Town Square está também o Relógio Astronômico de Praga. É um dos pontos mais procurados pelos turistas, principalmente na alta temporada. A dica é ir bem cedo, pois além de não ter quase ninguém, a gente ainda encontra casais de noivos fazendo ensaios fotográficos! Não é lindo?

3 – Igreja de Týn

A Church of Our Lady before Týn ou simplesmente Igreja de Týn, foi construída no estilo gótico e tem mais de 80 metros de altura. Pra mim é a construção mais bonita da Old Town Square, juntamente com o relógio astronômico. O entardecer ajudou e deixou ela ainda mais bonita!

4 - Carl's Bridge

A Carl's Bridge ou Ponte Carlos é a mais antiga de Praga. Ao fundo da foto abaixo encontra-se a Cidade Velha. O dia amanheceu bem nublado, mas mesmo assim tudo é lindo! O bom é ir cedinho, pois como já falei, na alta temporada Praga fica superlotada!

As fotos a seguir são da Carl's Bridge nas primeiras horas da manhã, mas de outro ângulo. Ao fundo e bem ao alto está o Castelo de Praga.

Agora as fotos da Carl's Bridge num dia de Sol e próximo ao meio dia! É muita gente passando por lá no verão! A vista da ponte com o Castelo ao fundo é realmente fantástica!

5 – Castelo de Praga

O Castelo de Praga é um enorme complexo no alto da cidade. Lá a gente encontra a Catedral de São Vito, o Palácio Real, Torre Dalibor, Convento de São Jorge e a Viela Dourada. É o maior Castelo do mundo com mais de 70 mil metros quadrados!

Da Old Town Square, onde fica o relógio astronômico, você consegue chegar até o Castelo a pé. Pra conhecer tudo com calma vale a pena guardar um dia inteiro, ou até dois! Existem dois tipos de tickets que você pode escolher e conhecer determinados lugares dentro do complexo. A foto abaixo corresponde a escadaria que dá acesso ao Castelo e em seguida um vídeo que mostra a entrada do complexo:

Observe a imponência da Catedral São Vito:

Na foto abaixo está a catedral São Vito ao fundo e nas laterais o Palácio Real composto por 3 castelos interligados.

A seguir imagens da Viela Dourada e a Torre Dalibor:

E pra finalizar a visita com chave de ouro, você não pode deixar de conhecer os jardins ao sul do Castelo! Eles são maravilhosos e oferecem uma vista fantástica da cidade! Imperdível!

6 – Museu Nacional de Praga

Este é o Museu Nacional de Praga (Národní muzeum) que fica na famosa Praça Venceslau. É o mais importante museu da cidade, foi uma pena estar em reforma quando fui.

7 – Bairro Judeu

O bairro judeu de Praga é muito procurado pelo pelos turistas. São diversas sinagogas e também tem um cemitério fantástico. Foi por ele comecei minha visita, mas os detalhes eu contarei melhor no próximo post.

Comidas Típicas:

8 – Restaurante LOKÁL

E pra quem quiser comer um prato local de Praga, a dica é ir até o restaurante LOKÁL. Fica na Old Town Square, super fácil de achar. Na foto está o famoso Goulash, servido com knedlík, um pão cozido no vapor. O queijo frito também é bem tradicional. Tudo muito saboroso! O restaurante é sempre lotado, mas os pratos são servidos rapidamente. Não dá pra perder!

9 – Trdelnik, o doce mais famoso de Praga

A gente encontra em praticamente todo lugar! É feito com uma massa de pão bem fina enroladinha num "espeto". Dá pra comer puro ou com recheios diversos! Quem for a Praga não pode deixar de experimentar, eu adorei!

E pra finalizar este post, aí estão mais algumas fotos tiradas por mim enquanto eu caminhava e conhecia a Cidade Velha de Praga. Pra mim não há nada melhor do que observar as coisas mais simples e não menos fantásticas!

bottom of page