top of page
  • Cintia Caciatori

Cairo - O que fazer? (Egito 02)

A cidade do Cairo é a capital do Egito. Visitá-la é como tomar um banho de história e com uma cultura tão diferente da nossa, tudo fica ainda mais interessante! A seguir estão alguns lugares incríveis para visitar:

Pirâmide de Djoser

Foi o primeiro lugar que visitei, é a pirâmide mais antiga do mundo! Incrível, não? Também é chamada de Pirâmide de Saqqara por estar situada no sítio arqueológico de mesmo nome. Ainda pode ser denominada como Pirâmide de Degraus, pela característica de sua estrutura. Quando fui estava sendo restaurada. Foi emocionante estar diante de uma obra com tamanho peso histórico!

Necrópole de Gizé

É um famoso sítio arqueológico onde estão as Grandes Pirâmides, também chamadas de Pirâmides de Gizé. A maior de todas chama-se Quéops e é uma das 7 maravilhas do mundo antigo! Em seguida vem a Quéfrem e a menor chama-se Miquerinos.

Lá ainda a gente pode conhecer a famosa Grande Esfinge! Não preciso dizer que foi fantástico, né?

Old Cairo

É uma parte da cidade do Cairo onde estão concentradas diversas igrejas, mesquitas, sinagogas e são locais de importantes passagens bíblicas:

Igreja Suspensa (Hanging Church)

Ganhou o nome por sua construção ter acontecido nas ruínas das torres de uma fortaleza na antiga Babilônia (em algumas partes dentro da igreja o chão é de vidro onde podemos ver as ruínas). É uma das mais famosas Igrejas Ortodoxas da Copta do Cairo e foi erguida no ano 98 d.C.

Igreja dos Santos Sérgio e Baco (Abu Serga)

Originalmente construída sobre uma cripta onde a família sagrada se refugiou e ficou um período, segundo as tradições Cristãs, durante a sua fuga para o Egito.

Sinagoga Ben Ezra

É a mais antiga do Egito, sua história é uma fusão entre realidade e lenda. Diz a lenda que é o local onde a cesta com o profeta Moisés foi recolhida das águas.

Mesquita Muhammed Ali

Com arquitetura fantástica e bastante robusta, possui uma vista excelente da cidade do Cairo. Com certeza a mesquita mais impressionante que visitei!

Museu do Cairo ou Museu Egípcio

É um dos museus mais importantes do mundo! Lá você toma um banho de história, com direito a múmias, sarcófagos, esfinges e muito ouro, pena que não pode tirar foto na parte de dentro.

Ao lado do museu está o prédio do partido de Mubarak, ateado fogo em 2011. Ele foi presidente do Egito derrubado no mesmo ano.

Na parte de fora ficam inúmeros tanques de guerra como se fossem simples viaturas de polícia por aqui!

Museu ao ar livre de Mênfis (grego) ou Mit Rahina (árabe)

Lá estão imagens de Ramsés, faraó do Egito, reinado 1279 a 1213 a.C. e também a Esfinge de Mênfis.

Rio Nilo

Navegar no Rio Nilo e assistir o pôr do sol é quase uma obrigação! Como desde o início eu ficava falando que queria fazer esse programa, o passeio acabou sendo um presente de despedida da empresa que contratamos para nos acompanhar durante nossa estadia por lá.

Existe a opção de comprar o passeio de barco com jantar e dança típica, mas o que fiz foi bem tranqüilo e silencioso, quase nostálgico já que era nosso último dia por lá. Foi lindo!

E pra quem quiser fazer compras tem:

Loja de algodão egípcio, perfumaria e escola de tapeçaria.

Lá existem muitas escolas com exposições enormes de tapetes. Achei quase tudo caríssimo, principalmente comparado ao valor pago pela mão de obra. É totalmente desproporcional, praticamente trabalho escravo. Mas eu senti que eles queriam nos explorar pelo fato de sermos turistas.

Além de muitas peças de algodão, você pode comprar lenços e ainda receber uma aulinha de como usá-los.

O Cairo é um país com desigualdade social gritante, e a gente percebe onde quer que vá. Há muitos cidadãos descalços nas ruas e passando fome (a grande maioria). Por outro lado vimos casas enormes com portões banhados a ouro.

O trânsito é caótico, não existe semáforo, os carros se misturam com carroça, bicicleta, animais, etc. É uma loucura total! Como andávamos muito devagar, podíamos observar as pessoas nas ruas.

Andar a pé pelo centro do Cairo não é nada recomendável, o modo de se vestir e os cabelos descobertos chamam muito atenção. Mesmo sendo turista, pernas e braços devem estar cobertos. Dependendo do local que entrava (mesquitas, por exemplo) eu sempre usava uma manta pra cobrir o colo e os cabelos . Mas a parte mais legal de visitar um país como o Egito é exatamente o contraste cultural!

Está pensando em visitar o Egito? Veja mais informações sobre visto, como se vestir e o que comer aqui no viaje24h.com!

bottom of page