top of page
  • Cintia Caciatori

Roteiro para visitar o bairro judeu de Praga (República Checa 02)


Josefov, o antigo bairro judeu de Praga, é muito procurado pelos turistas. São diversas sinagogas e também existe um cemitério fantástico. É uma região muito rica em história!

Como falei no primeiro post sobre Praga, eu fiquei hospedada na Old Town Square, bem próximo ao relógio astronômico. A localização foi ótima e me permitiu fazer tudo a pé, inclusive chegar até o bairro judeu.

Veja abaixo algumas opções de hospedagem nessa área:

Para acessar o cemitério e as sinagogas é necessário comprar um ticket universal que dá acesso a tudo. A bilheteria é do lado do cemitério, por isso já comecei meu tour por ele.

Cemitério Judeu

É o cemitério judeu mais antigo da Europa. Suas lápides são tortas e amontoadas, detalhe que me fez achar tudo bonito. Pode parecer estranho achar um cemitério bonito, mas realmente achei! Hoje há 12 mil lápides visíveis, mas calcula-se que há mais de 100 mil pessoas sepultadas ali.

Sinagoga Pinkas

Fica bem ao lado da entrada do cemitério. Em suas paredes estão escritos os nomes dos 77.297 judeus tchecoslovacos assassinados pelos nazistas. Lá também há desenhos feitos por crianças que estiveram no campo de concentração de Terezín.

Sinagoga Klausen

A sinagoga Klausen possui dois andares. Através das janelas do piso superior conseguimos ver todo o cemitério. Para acessá-la

você deve visitar o cemitério primeiro e quando passar os portões de saída, ela vai estar bem ao lado. Mais uma sinagoga com acervo de textos hebreus e desenhos feitos por crianças que estiveram no campo de concentração de Terezín.

Sinagoga Maisel

Maisel foi quem bancou sua construção em 1590, por isso levou o nome. Após 100 anos ela foi incendiada e depois reconstruída no estilo barroco. No final do século XIX foi restaurada no formato neogótico. Desde a década de 60 ela serve como museu, abrigando diversos objetos judaicos.

Sinagoga Espanhola

É uma sinagoga relativamente nova em relação às outras. Foi construída em 1868 e a designação de seu nome aconteceu devido sua semelhança com Alambra de Granada, na Espanha. Seu estilo mouro (criado por árabes) faz com que as pessoas pensem que a sinagoga teria sido uma mesquita.

Sinagoga Velha Nova

É a sinagoga mais antiga da Europa em funcionamento e foi construída em 1270 no estilo gótico. Um local realmente histórico! A visitação desta sinagoga não está inclusa no ticket que apresentei para vocês, é preciso comprar outro separadamente.

Caminhando pelo bairro ainda encontramos os antigos guetos que caracterizavam as ruas daquela época. Passeio imperdível na capital da República Checa!

bottom of page