top of page
  • Cintia Caciatori

Bucareste: Conheça a incrível história do Palácio do Parlamento Romeno (Romênia 03)

Em minhas pesquisas sobre Bucareste um fator era unânime: visitar o Parlamento. Fiquei dois dias na capital da Romênia. Como chovia! Tudo estava cinza. Confesso que não sabia nada sobre o prédio. Acordei cedo, peguei meu mapa (até com um pouco de preguiça) e caminhei até chegar ao famoso Parlamento. Mal sabia eu que um dos pontos altos da minha viagem por dez países estava prestes a acontecer.


Do lado de fora já fiquei impressionada com o tamanho do prédio. Ao entrar me informei sobre os tipos de visitação. Pode-se fazer a visitação dos pontos principais do palácio e também do subsolo. As visitas são separadas, porém, naquele dia, a visitação do subsolo não estava acontecendo. De hora em hora acontece um tour guiado. Esperei um pouquinho e lá fui eu.


O prédio foi encomendado na década de 70 por Nicolae Ceauşescu que, naquela época, era Presidente da República Socialista da Romênia. Para ganhar popularidade, o presidente, no início de seu mandato, teve uma postura moderada. Porém, não demorou muito para praticar um governo autoritário, de repressão e vigilância da população. Usou da censura e acabou com os direitos humanos dos romenos. Além de tudo, este senhor era megalomaníaco. Ele resolveu fazer um prédio para abrigar todo o poder político e administrativo da Romênia. Desta forma, criou um concurso de projetos arquitetônicos no qual uma arquiteta russa, chamada Anca Petreşcu, foi a vencedora. Para tal escolha ele teve como critério qual era o maior projeto. Agora pasmem com os dados a seguir: O prédio possui 350.000 metros quadrados! É o maior palácio do mundo e o segundo maior edifício, só perdendo para o Pentágono, localizado nos Estados Unidos. Possui 1100 salas, 12 andares e mais 4 subterrâneos. Para ter uma ideia, nos andares subterrâneos já foi feito até corrida de drifting, promovida pela Red Bull.


É o edifício mais caro e mais pesado do mundo. Foram gastos mais de 4 bilhões de euros e esgotadas todas reservas de mármore da Romênia. Possui mais de 2 mil lustres, inclusive o maior e mais pesado lustre de cristal do mundo. Milhares de tapetes, uns chegam a ter mais de 500m2.


A mando de Ceauşescu foi construída até uma sala com acústica, projetada para que os aplausos (a ele) soassem mais alto! Ironicamente, ele nunca desfrutou de tudo isso. O presidente foi deposto em 1989 numa revolução (Revolução Romena) que iniciou numa cidade chamada Timisoara e se estendeu até a capital Bucareste. O evento ocorreu após a queda do Muro de Berlim. Diferente da Alemanha, a Romênia foi o único país que derrubou o comunismo de forma violenta. Depois de muitas mortes em Timisoara, quando a Revolução Romena chegou a Bucareste, as tropas do exército finalmente mudaram para o lado dos revolucionários.

Nessas alturas o presidente e sua esposa estavam cercados no Parlamento e fugiram por uma de várias saídas secretas que existem no prédio. Inclusive, durante a visita, o guia mostra algumas delas. O casal tentou uma fuga de helicóptero, mas o piloto fingiu uma falha técnica e fez um pouso forçado. Após a aterrissagem o casal foi preso, julgado e condenado à morte. A execução foi transmitida em rede nacional diante de muito alívio e comemoração. Tudo está no Youtube pra quem quiser assistir! Ceaușescu foi sucedido pelo líder da Revolução Ion Iliescu. A obra do Parlamento, que ainda não estava finalizada, causou muito debate sobre sua definição. Por fim, concluiu-se que seria mais custoso derrubar o prédio a finalizá-lo. A manutenção do prédio custa 1,5 milhão de euros por ano e gasta, por mês, energia elétrica equivalente a uma cidade. Um dos maiores problemas é a limpeza. Imaginem limpar um tapete de 500m² pesando mais de uma tonelada?


Hoje o prédio não só abriga o poder político como também é alugado para eventos de todas as vertentes. Tudo isso para ajudar a cobrir os gastos de sua manutenção. A visita guiada percorre nem dez por centro do prédio e, mesmo assim, dá pra ficar bem impressionado! Difícil de acreditar que isso aconteceu há tão pouco tempo. Bucareste é a prova viva do contraste socialismo/capitalismo. É só caminhar pela cidade.


Minhas dicas:

Hospedagem em Bucareste? Acesse o Booking.com por aqui!

Eu cheguei até Bucareste de trem. Se você quer saber como andar de trem pela Europa de forma segura, clique aqui. Eu uso o Eurail Pass. São diversos tipos de passes e você escolhe qual se encaixa melhor em sua viagem.

E não esqueçam que na Europa o seguro viagem é obrigatório. É por isso que o Viaje24h tem parceria com a SegurosPromo. Você vai achar seu seguro ideal clicando aqui.

Se você usar os atalhos disponibilizados aqui no site do Viaje24h, nós recebemos comissões e com elas divulgamos e impulsionamos o blog para crescer. Então se você gostou do conteúdo, use nossos atalhos!

Desbravando Romênia, veja outros posts aqui:

bottom of page