top of page
  • Cintia Caciatori

Visita aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau e Museu Oskar Schindler (Polônia 02)


Em minha passagem pela Polônia fiz questão de visitar os campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Foi o maior campo de extermínio nazista, onde foi colocado em prática o plano chamado “The Final Solution”, que buscava remover toda população judia da Alemanha e que depois expandiu para muitos outros países.

Lá foram construídas as câmaras de gás em que os judeus foram executados. No portão de entrada está a famosa e irônica frase “Arbeit Macht Frei” que significa “O trabalho liberta”. Porém, os judeus que ali entravam nunca mais saíam. Depois de trabalhar exaustivamente, eram enviados para a morte nas câmaras de gás.


A experiência pessoal de visitar um local como esses é difícil de descrever. Como alguém foi capaz de fazer tanto mal para um povo? Como conseguiu tanto poder para trazer tanto sofrimento? Hitler foi um psicopata que conseguiu muito poder e até hoje deixa rastros do estrago que proporcionou. O clima durante a visitação é pesado e emocionante, mas vale a pena. Um período sombrio que sempre deve ser lembrado para nunca ser repetido! “Never forget, never again”.



Um documentário que recomendo a todos que desejam conhecer melhor a história se chama: Auschwitz: The Nazis and the 'Final Solution'. Ele conta em detalhes a história com muitos depoimentos dos sobreviventes dos campos de concentração e também de nazistas. Uma das coisas mais inconcebíveis é que ainda hoje existem pessoas que negam o Holocausto. Negam que houve o extermínio dos judeus e os campos de concentração. Inacreditável!


Para visitar: A entrada é gratuita, mas não recomendo você ir sem um guia. Eu estava na cidade de Cracóvia e comprei um pacote (18 euros) que me levou de ônibus até lá. Todo passeio foi acompanhado de um guia e assim compreendi todos os detalhes do local. A viagem dura 1:30h, mas para fazer o passeio todo e retornar você vai precisar reservar um dia todo.


Alguém aí já assistiu ao filme A Lista de Schindler? Acredito que a maioria vai responder que sim! O filme, baseado em fatos reais, faz a gente chorar uma semana sem parar! Oskar Schindler era um espião nazista e industriário. Durante a segunda guerra ele abriu uma fábrica em Cracóvia e usou mão de obra judia, pois era mais barata. Seu único objetivo era ganhar dinheiro, mas com o passar do tempo não mediu esforços para proteger seus funcionários judeus das câmaras de gás dos campos de concentração. Ele salvou mais de 1000 judeus e gastou todo seu dinheiro para subornar os soldados nazistas.

Em Cracóvia há um museu no mesmo local onde ficava sua fábrica. Lá a gente encontra muitos detalhes da época e sente de perto como os judeus poloneses sofreram com a guerra. É um programa que deixa a gente com um nó na garganta, mas vale cada segundo.





bottom of page