Las Grutas - a cidade com as praias mais bonitas da Argentina
- Cintia Caciatori
- 12 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jul.

Las Grutas foi a primeira parada da nossa expedição ao Ushuaia. Saímos de Buenos Aires às 3h da manhã e rodamos 1100 km até Las Grutas, um destino de verão famoso dos argentinos. Localiza-se na província (estado) de Río Negro, foi fundada em 1964 e possui 8.000 mil habitantes.
Chegamos muito cansados e tinha um ventão danado. Procuramos um camping e nos acomodamos. Fomos até o mercado comprar comida. O Tiago queria fazer um chorizo com pão e foi bem divertido. A emoção de acampar e fazer comida ao ar livre foi ótima, principalmente pra ele! (risos)

No dia seguinte acordamos com calma, tomamos um café no camping e fomos passear na praia.
O visual é bem diferente das praias brasileiras, apesar de muitas praias do nosso Nordeste possuírem falésias como Las Grutas, tudo é bem diferente, como a cor da areia e a tonalidade da água. Sem falar que por se tratar de Patagônia, o ventinho e água gelada já são perceptíveis e incomodam um pouquinho.



Neste mesmo dia seguimos viagem, mas se você quiser ficar mais tempo em Las Grutas, fazer uma excursão é uma boa pedida. Veja mais detalhes:
Nossa intenção era chegar a Punta Tombo, mas pegamos uma fila de 4h no posto de gasolina e conseguimos rodar somente 260km até Puerto Madryn. Este foi o único lugar de toda a expedição que tivemos problemas com abastecimento. Como a cidade possui as praias mais bonitas do país e janeiro é alta temporada, os poucos postos de combustíveis não suprem a demanda.
Saímos das praias às 11:00h da manhã e ficamos na fila até 15:00h. Seguimos até Puerto Madryn e chegamos por volta das 17:30h. Montamos acampamentos, fizemos uma comida e descansamos para no dia seguinte seguir viagem. A parte boa é que encontramos nossos familiares e conseguimos fazer uma confraternização no camping que ficamos hospedados.
Deixamos Puerto Madryn e rodamos 120 km pela Ruta 3 até chegar na RP75 onde seguimos por mais 62km pela estrada de “ripio”, que são as estradas sem pavimentação, até chegar a Punta Tombo. Este foi um dos dias mais legais da Expedição Ushuaia, conhecer Punta Tombo foi um sonho! É a maior colônia de pinguins de Magalhães da Argentina. Leia e assista aos vídeos aqui:
No canal do Viaje24h tem muitos vídeos sobre a Expedição Ushuaia com dicas e experiências vividas. Espero que gostem:
Comentários