top of page
  • Cintia Caciatori

O que fazer em Dresden na Alemanha: roteiro completo e gratuito

Dresden é a capital do estado da Saxônia, está localizada às margens do Rio Elba e possui 550.000 habitantes. Considerada umas das cidades mais bonitas da Alemanha, possui o balcão mais famoso da Europa, com uma vista privilegiada do Rio Elba. Tudo isso eu vou explicar a seguir, num roteiro completo, gratuito que pode ser feito a pé com bastante calma.

Dresden foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e possui cicatrizes até hoje dos horrores da guerra. Depois da reunificação da Alemanha em 1990, a cidade começou a ser reconstruída e hoje já está no roteiro de muitos turistas.



Como chegar

Dresden fica a duas horas de trem de Berlim e está próxima da divisa com a República Checa, se percorrer mais 1:30h você já chega em Praga. Eu fiz um vídeo do nosso trajeto de trem de Berlim a Dresden e expliquei tudo o que você precisa saber para andar de trem pela Europa.


Neumarkt

É a praça no coração do centro histórico de Dresden. engloba vários restaurantes, hotéis, monumentos, a famosa igreja Frauenkirche e muito mais.

Eu fiquei hospedada nessa região e consegui fazer um roteiro completo e independente a pé. Foi muito proveitoso.




Münzgasse

Essa é uma rua estratégica, pois de um lado está o balcão da Europa com vista espetacular do Rio Elba e do outro está a Neumarkt. Além disso possui hotéis, como o Hilton por exemplo. Nós ficamos hospedados num apart hotel em frente ao Hilton com um preço excelente.

Há também muitos restaurantes e barracas com comidas de rua, no estilo dos mercados de Natal da Europa. Nós ficávamos comendo, bebendo e andando pra cima e pra baixo nessa rua.




Frauenkirche

A Igreja protestante foi completamente destruída durante os bombardeios da segunda guerra mundial. Foi reconstruída em 2004 e 2005 após 13 anos de trabalh e hoje funciona normalmente. É possível também subir até o topo e ter uma vista panorâmica da Neumarkt.

Ao lado da igreja há uma ruína da igreja que foi deixada propositalmente. Nela há um depoimento de um morador que presenciou a destruição da igreja durante a Segunda Guerra.



Fürstenzug

É um mural a céu aberto de 102 metros de comprimento. Nele está representada a Procissão dos Príncipes em homenagem aos governantes da Saxônia. Foi pintada entre os anos de 1871 a 1876.

Com o objetivo de deixar a obra resistente a água, a pintura foi substituída por 23.000 peças de porcelana, tornando-se a maior obra feita em porcelana do mundo. Foi um dos poucos locais que permaneceu quase intacto após os bombardeios da guerra.



Praça do Castelo

Depois de percorrer e apreciar a rua do mural, chega-se à Praça do Castelo, onde há um monumento em homenagem a Friedrich August e a imponente Catedral de Dresden.


Catedral de Dresden

É a maior igreja católica do estado da Saxônia, encomendada por Augusto III da Polônia. Possui arquitetura no estilo barroco e também foi bastante danificada nos bombardeios da guerra. Foi reconstruída na década de 80 durante o regime da Alemanha Oriental.


Praça do Teatro

A poucos metros da Catedral está a Praça do Teatro, é só atravessar a rua e já nos deparamos com ela e um grande monumento em homenagem ao Rei Johann, que foi Rei da Saxônia entre 1801 e 1873.

Nos arredores da Praça estão a Ópera de Dresden (Ópera Semper) e o imponente complexo palaciano chamado Zwinger.



Zwinger

Zwinger é um complexo palaciano cercado por muralhas com terraços lindíssimos para contemplar seus arredores. É uma das principais obras barrocas da Alemanha, assim como a Frauenkirche. Foi construída no século XVIII com o objetivo de ser um local de festividades reais. O Zwinger também foi muito danificado durante a guerra, assim como muitos outros lugares de Dresen que já citei aqui.

Visitar o complexo e andar por seus terraços é um programa gratuito. A parte mais legal é subir e caminhar pelos terraços. Com destaque para o Kronentor ou Portão Real. Acima do portão há uma coroa gigantesca em conjunto com várias estátuas.



Ao longo do terraço há várias estátuas para apreciar e tirar boas fotos para recordação. Durante minha visita, o complexo infelizmente estava em obras e o dia estava cinza e chuvoso, mesmo assim foi um dos lugares mais legais da viagem!

No complexo há também três museus: Coleção de Porcelana de Dresden, Galeria de Imagens de Mestres Antigos e o Salão de Matemática e Física. Para acessar os museus é cobrado ingresso.


Brühl's Terrace

É o lugar mais lindo de Dresden em minha opinião! Trata-se de um terraço nas margens do Rio Elba, com uma vista fantástica da cidade e da famosa Ponte Augustus. Foi apelidada de Balcão da Europa, por ser considerada uma dos lugares mais lindos não só de Dresden, mas de toda a Europa.

A dica é caminhar sem pressa e sentar nos bancos para apreciar tudo calmamente. É mágico!



Ponte Augustus

A Ponte Augustus é o cartão postal de Dresden. É uma das várias pontes que cortam o Rio Elba. Nós saímos do Brühl's Terrace e seguimos pela ponte a pé até chegar do outro lado do Rio Elba. Foi uma ótima parte do passeio, pois o Sol resolveu aparecer e tudo ficou ainda mais encantador!



Festplatz

Caminhamos pela margem do Elba até chegar na Festplatz, onde fica também o Ministério das Finanças da Saxônia. No verão acontece um festival de cinema ao ar livre que atrai muitos turistas. Sem falar na vista incrível do Rio Elba.



Altmarkt

Altmarkt é a praça do famoso mercado de Natal de Dresden, infelizmente não fomos na época de Natal, mas é considerado o mais bonito da Alemanha. Nos arredores da praça está a Kreuzkirche. É a maior igreja evangélica luterana do Estado da Saxônia.

Castelo de Dresden

Foi o Palácio Real dos reis e eleitorado da Saxônia por mais de 400 anos. Hoje funciona um complexo de museus. É preciso pagar para entrar nos museus. Nós entramos apenas no saguão do Palácio e já conseguimos admirar um pouquinho de sua beleza.

Para quem estiver com tempo, vale visitar o Gabinete da Moeda, a Coleção de Gravuras (uma das mais antigas da Alemanha), o Arsenal de Dresden e a biblioteca de artes. O mural Fürstenzug que citei no início deste post, fica na parte externa do Castelo.



Dica boa! Vou deixar alguns tour gratuitos totalmente acompanhados por guias para conhecer melhor a cidade:


Não esqueça que seguro viagem na Europa é obrigatório. Clica aqui para saber valores e como comprar.


Eu fiz um vídeo com todo o roteiro descrito acima, é só clicar para assistir:



Se você gosta de roteiros e passeios gratuitos, aqui tem mais destinos para você se inspirar:

Descobrir Viajando - Passeios Gratuitos em Friburgo

Vamos viajar pra onde agora? - Passeios Gratuitos em Buenos Aires





Comments


bottom of page