top of page
  • Cintia Caciatori

Reichstag: Entenda a história e saiba como visitar o Parlamento Alemão


Reichstag é o nome do prédio onde funciona o parlamento alemão. Sua construção foi finalizada em 1894. Em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, a república foi proclamada da sacada do prédio. Em 1933 o Reichstag foi incendiado, apenas um mês após Hitler ser nomeado Chanceler. Ele culpou os comunistas pelo incêndio e prendeu seus representantes. Depois disso articulou a situação e usou o incêndio para que o presidente Paul Von Hindenburg assinasse o Decreto do Incêndio ao Reichstag, o qual esmagava todos os direitos constitucionais do povo alemão. Durante o governo nazista, liderado por Hitler, o Reichstag não foi usado como parlamento e foi muito destruído pelo exército vermelho (URSS) ao final da Segunda Guerra Mundial.


Depois da guerra foi decidido que o prédio deveria ser reconstruído, mas até 1990 não foi utilizado como Parlamento. Então, após a queda do Muro de Berlim, o prédio foi novamente reformado, incluindo sua cúpula, e em 1999 foi reinaugurado como sede do congresso Alemão. A construção é imponente, de encher os olhos. Na fachada está escrito a frase "Dem deutschen Volke" que significa "Ao povo Alemão". É um lugar imperdível para visitar em Berlim, lá você vai aprender muito sobre a história da Alemanha.


Visitação

Entrei no prédio somente na segunda vez que estive em Berlim (2018). Como foi entre o Natal e Ano Novo, a cidade estava cheia de turistas. Eu precisei ficar numa fila por quase 2 horas para agendar a visita somente para o dia seguinte.


Fora de datas comemorativas, você pode agendar online pelo site Deutscher Bundestag e levar o voucher no próprio celular.


A entrada é gratuita, mas requer agendamento. Não esqueça de estar com seu passaporte em mãos, é o único documento válido para estrangeiros.




Comments


bottom of page