top of page
  • Cintia Caciatori

O que fazer em Cusco (Peru 02)

Depois de Lima, a próxima parada foi Cusco! Chegando no aeroporto a gente já nota a diferença de Lima, uma capital super desenvolvida e Cusco, uma cidade bem menor nas montanhas. É passagem obrigatória pra chegar até Machu Picchu, então resolvemos passar dois dias pra conhecer a cidade antes de seguir viagem.

Na verdade Cusco não é tão pequena assim, somente quando comparada a Lima. Ela chega aos seus 300.000 habitantes, mas a região onde se concentra a parte turística da cidade tem um ar bem provinciano.

1 - Praça da Armas

Basicamente tudo gira em torno da Praça da Armas. Ao lado dela fica a Igreja Companhia de Jesus. Estes são os principais cenários das fotos do turistas.

É interessante ficar sentado num banquinho e apreciar a movimentação das pessoas. Ao redor da praça tem uma infinidade de restaurantes com ótima comida peruana, mas também possui redes internacionais de fast food como KFC, Mc Donalds, Starbucks, etc. O mais legal é que não são permitidas placas publicitárias e nada é poluído visualmente.

2 - Bairro San Blás

Foi onde nos hospedamos, fica a dica pra quem estiver indo pra lá! É super bem localizado e bater perna por lá é essencial. As ruas são estreitinhas e têm várias lojas artesanais. Um ponto turístico é a pedra dos 12 ângulos onde todo mundo para pra tirar fotos.

3 - Cristo Branco + Vista Panorâmica

Na Praça das Armas têm vários agentes oferecendo city tour, resolvemos então fazê-lo pra poder ver a vista panorâmica de Cusco. Passamos por várias igrejas e conventos onde o guia explicava toda história. Depois de subir uma serrinha e parar pra tomar um chá de coca, fomos para o último ponto do passeio, o Cristo Branco. Nada comparado ao nosso Cristo Redentor, mas valeu a vista de toda cidade!

4 - Mercado San Pietro

Uma palavra pra descrever: Espetacular!

Nada me encanta mais do que visitar lugares onde eu possa vivenciar o dia a dia das pessoas, os costumes e as tradições. É incrível a variedade de frutas, verduras, carnes, chás, comidas e artesanato local. Lá almoçamos, compramos blusas de frio, gorros e chocolate de coca, tudo super barato!

5 - Curta os bares e restaurantes com vista para Praça das Armas

Durante o dia ou noite, você encontra diversas opções pra comer e beber. Um lugar me surpreendeu assim que entrei, o Paddy’s, que apesar de ser um pub irlandês, tem comida peruana e cerveja Cusquenha. O clima é ótimo, recomendo!

6 – Visite os Museus

Em Cusco há vários museus, alguns têm a visitação de quase um dia inteiro e custam caro. Apesar de não termos conhecidos muitos, a dica é de visitar todos que seu tempo e bolso permitam. Conhecer a cultura Inca e a história desta região é muito valioso. Não só aqui, mas em qualquer lugar onde você estiver conhecendo!

Como nada é perfeito, Cusco tem uma área central preparada para o turismo, mas quando a gente se afasta pode constatar que grande parte do povo vive em situação precária. Muito triste!

Depois de conhecer Cusco seguimos até Águas Calientes, com o objetivo de chegar ao Vale Sagrado!

bottom of page