top of page
  • Cintia Caciatori

Rota do Sol (Peru 05)

A chamada Rota do Sol corresponde ao caminho de Cusco até Puno ou vice-versa. Há diversos sítios arqueológicos e vilarejos interessantes para visitar, por isso o ideal é comprar um pacote que tenha um guia turístico. No meu caso, fiz no meu retorno de Puno para Cusco, depois de visitar o Titicaca. O pacote pode ser comprado no terminal rodoviário central, são várias opções com ônibus leito. Quando fui a Puno comprei passagem normal e pra volta já comprei o pacote. Estes são alguns lugares que visitei:

Pukara/Kallasaya

É um complexo arqueológico junto com um museu. Sua construção foi feita para fins militares e é composto de diversas muralhas e túneis.

Os sapos naquela época eram considerados sagrados, já que avisavam quando a chuva estava a caminho. Realmente faz sentido, já que quando chove os sapos aparecem muito mais, mas não porque são sagrados e sim por serem sensíveis ao sol e calor. Então quando o tempo está úmido e prestes a chover eles saem da toca!

Observe a foto abaixo e tente achar o sapo!

La Raya

Seguindo o roteiro chegamos a La Raya, nosso ponto de maior altitude da viagem com 4335 metros! O frio é constante e a vista das cordilheiras é incrível. Bem próximo fica a nascente do nosso Rio Amazonas.

Andahuaylillas

Está localizada na província de Quispicanchi, que fica a 40km de Cusco. Lá fica a Igreja San Pedro, considerada a Capela Sistina da América. Foi construída por jesuítas no século XV.

Este simpático lugar foi nossa última parada antes de chegar a Cusco. Para quem leu todos os posts da Expedição Peru do Viaje24h, pode notar que Cusco foi nossa localização principal. A seguir vou mostrar o resumo da viagem e como ela foi programada antecipadamente:

4 JAN - Floripa – Lima

7 JAN - Lima – Cusco

9 JAN - Cusco – Águas Calientes

10 JAN - Machu Picchu - Cusco

11 JAN - Cusco – Puno

12 JAN - Lago Titicaca

13 JAN - Rota do Sol: Puno até Cusco

14 JAN - Cusco – Bogotá

As passagens aéreas, hotéis, hostels e a entrada do Vale Sagrado foram comprados e reservados antes do início da viagem.

Após a Rota do Sol, nos despedimos de Cusco e partimos para Colômbia!

Espero que vocês tenham gostado e que estas informações facilitem a viagem de quem for se aventurar pelo incrível Peru!

bottom of page