A chamada Rota do Sol corresponde ao caminho de Cusco até Puno ou vice-versa. Há diversos sítios arqueológicos e vilarejos interessantes para visitar, por isso o ideal é comprar um pacote que tenha um guia turístico. No meu caso, fiz no meu retorno de Puno para Cusco, depois de visitar o Titicaca. O pacote pode ser comprado no terminal rodoviário central, são várias opções com ônibus leito. Quando fui a Puno comprei passagem normal e pra volta já comprei o pacote. Estes são alguns lugares que visitei:
Pukara/Kallasaya
É um complexo arqueológico junto com um museu. Sua construção foi feita para fins militares e é composto de diversas muralhas e túneis.
Os sapos naquela época eram considerados sagrados, já que avisavam quando a chuva estava a caminho. Realmente faz sentido, já que quando chove os sapos aparecem muito mais, mas não porque são sagrados e sim por serem sensíveis ao sol e calor. Então quando o tempo está úmido e prestes a chover eles saem da toca!
Observe a foto abaixo e tente achar o sapo!
La Raya
Seguindo o roteiro chegamos a La Raya, nosso ponto de maior altitude da viagem com 4335 metros! O frio é constante e a vista das cordilheiras é incrível. Bem próximo fica a nascente do nosso Rio Amazonas.
Andahuaylillas
Está localizada na província de Quispicanchi, que fica a 40km de Cusco. Lá fica a Igreja San Pedro, considerada a Capela Sistina da América. Foi construída por jesuítas no século XV.
Este simpático lugar foi nossa última parada antes de chegar a Cusco. Para quem leu todos os posts da Expedição Peru do Viaje24h, pode notar que Cusco foi nossa localização principal. A seguir vou mostrar o resumo da viagem e como ela foi programada antecipadamente:
4 JAN - Floripa – Lima
7 JAN - Lima – Cusco
9 JAN - Cusco – Águas Calientes
10 JAN - Machu Picchu - Cusco
11 JAN - Cusco – Puno
12 JAN - Lago Titicaca
13 JAN - Rota do Sol: Puno até Cusco
14 JAN - Cusco – Bogotá
As passagens aéreas, hotéis, hostels e a entrada do Vale Sagrado foram comprados e reservados antes do início da viagem.
Após a Rota do Sol, nos despedimos de Cusco e partimos para Colômbia!
Espero que vocês tenham gostado e que estas informações facilitem a viagem de quem for se aventurar pelo incrível Peru!