top of page
  • Cintia Caciatori

11 motivos para visitar Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná, no sul do Brasil. A cidade é um exemplo de organização e já teve um sistema de transporte público como referência mundial. Por outro lado, há quem diga que a cidade tem um clima frio e pouco hospitaleiro. Cabe a você depois de conhecer tirar suas próprias conclusões.

Os pontos turísticos da cidade são afastados e não tem como conhecer a pé. Então você pode optar por um ônibus especial (double deck) especializado em fazer city tour. Ele visita os pontos principais e sua partida é a cada 30 minutos. Assim, você pode descer num ponto, passar algum tempo e pegar outro ônibus mais tarde.

Outra opção é fazer tudo de carro e ficar mais a vontade com os horários. Eu já estive algumas vezes em Curitiba, já experimentei as duas opções e gostei das duas.

Agora vou mostrar os lugares que você não pode deixar de ir. Você vai se encantar!

1 - Jardim Botânico

Inaugurado em 1991, é considerado o cartão postal de Curitiba. A estufa de ferro e vidro é seu ponto principal e nos seus arredores ficam os jardins franceses. É um bom lugar para caminhar e ficar admirando a natureza com calma.

Evite ir de carro, pois o estacionamento é bem pequeno.

2 – Parque Tanguá

Um dos principais parques de Curitiba, ele é mais um ponto turístico com estrutura metálica. Famoso por seu pôr do sol, rende boas fotos. É um ótimo lugar pra caminhar, levar o cachorro pra brincar, fazer piquenique e muito mais.


3 – Ópera de Arame

Principal teatro ou casa de eventos de Curitiba. Tem uma estrutura metálica sensacional coberta com placas de policarbonato.


Na frente da Ópera existe uma loja que vende licor de merda! Você não leu errado, é isso mesmo! Além de tudo tem um fusca na frente nomeado "fuscagão". Eu ri demais, mas não provei o licor! E aí, você tomaria?

4 - Mercado Municipal de Curitiba

Ah como eu gosto de visitar os mercados das cidades! O de Curitiba não deixa por menos, muitos restaurantes para todos os gostos, inclusive ótimas opções para os veganos. Sem falar nas barracas de produtos caseiros, frutas e verduras frescas, além dos mais variados temperos.


Minha dica é almoçar no Box do Eliseu, lugar simples e barato com um prato feito ótimo! Depois vá até o Café do Mercado. Um lugar charmoso que fica na parte de fora. Ótimo para pegar um sol e curtir o dia. Além do ótimo café, a trufa de chocolate é maravilhosa! Impossível resistir!

5- Bosque Europeu

No bosque existe uma trilha com plaquinhas do conto de João e Maria, que avança junto com a trilha até chegar à casa da bruxa! Tudo é muito limpo e organizado e é um ótimo programa pra levar as crianças. Além disso, tem uma vista ótima da cidade.

6 – Museu Oscar Niemeyer

Também conhecido como Museu do Olho, pois sua arquitetura fantástica desenvolvida por Oscar Niemeyer lembra realmente um olho! Possui várias exposições durante todo o ano que você pode acompanhar aqui: www.museuoscarniemeyer.org.br







7 - Fazer um piquenique atrás do Museu Oscar Niemayer

Atrás do museu há um gramado enorme onde muitas pessoas vão para passear, fazer piquenique e, principalmente, levar o cachorro pra brincar! São muitos cachorros, muitos mesmo! É muito legal assistir os dogs brincando (e se estranhando rs) uns com os outros.



8 - Curtir os bares em frente ao Museu Oscar Niemayer

A visita ao museu Oscar Niemayer pode render um dia inteiro. Além de poder fazer um piquenique, na frente do Museu há diversos bares alternativos para comer e beber. O Sunset Curitiba é um pátio cheio de opções, onde eu achei o Trdelnik, um doce típico do leste europeu que conheci em Praga. Nunca tinha visto no Brasil antes e claro que comi de novo!


9 - Largo da Ordem

É a parte histórica da cidade. Eu já tinha lido que todo domingo há uma feirinha por lá, então resolvi conferir. Realmente foi uma surpresa, a feira tem mais de três quadras e centenas de barracas!

Lá você encontra a primeira igreja de Curitiba e a mesquita Iman Ali idn Abi Tabit. Sem falar que a noite essa parte da cidade ferve! São diversos bares, restaurantes e baladas para todos os estilos!


Outra dica é visitar o Bar do Alemão, um bar clássico da cidade e famoso pelo "Submarino", lendária bebida feita com chope Pilsen e uma dose de Steinhäger!


10 - Visitar a Rua 24 horas

A Rua 24 horas já teve seu auge, mas hoje em dia está mais paradinha. Possui uma estrutura metálica muito bonita, típica de Curitiba. Há muitos restaurantes e cafés. Comércio não é lá grande coisa. Então a dica é ir para almoçar, confraternizar e tomar um café.



11 – Fazer o passeio de trem de Curitiba até Morretes

O passeio dura aproximadamente 4 horas e é um show da natureza! Fiz um post especial pra explicar melhor pra vocês. É só clicar aqui.


bottom of page