Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

Serra do Rio do Rastro: O guia definitivo de uma das estradas mais espetaculares do mundo!

19.06.2020

O Brasil é cheio de belezas naturais fantásticas, e a Serra do Rio do Rastro não só se destaca no âmbito nacional, como também mundial. É considera pelo renomado jornal britânico The Guardian uma das estradas mais espetaculares do mundo.

Quem viaja mundo afora não deixa de concordar: a estrada cheia de curvas acentuadas, em conjunto com uma natureza virgem e exuberante, fazem do cenário um grande espetáculo aos nossos olhos.

 

 

Para minha sorte, este espetáculo da natureza está localizado em Lauro Müller, minha cidade natal e onde moro atualmente. Fica no estado de Santa Catarina, a 200 km da capital Florianópolis. Possui 12 km e 1470 metros de altitude.

Para chegar é muito fácil, do aeroporto de Floripa (pesquise sua passagem aérea aqui com o melhor preço) é só pegar a BR 101 até a cidade de Tubarão e seguir pela SC-390. Não tem segredo, ainda mais hoje em dia com GPS.

Pra não perder tempo, pesquise o melhor preço e alugue um carro aqui. Depois disso é pé na estrada!

Lauro Müller ainda está longe de explorar todo potencial turístico que a Serra oferece, mas hoje conta com centenas de cabanas estilosas em contato direto com a natureza. Perfeito pra quem busca tranquilidade e lembranças inesquecíveis!

 

 

Para os turistas de primeira viagem, recomendo se hospedar na cidade e fazer o trecho de subida num belo dia de Sol. Nas primeiras horas da manhã é comum haver serração no estilo Twin Peaks, mas depois de umas horas sempre abre um Sol maravilhoso e conseguimos ver a serra bem limpa e suntuosa antes de começar a subida.

 

 

Durante o trajeto, a serra conta com inúmeros mirantes para apreciar a vista das paisagens de acordo com trecho percorrido. Ao final do percurso há um mirante incrível, já pertencente a cidade de Bom Jardim da Serra. Além de render ótimas fotos, a presença dos amiguinhos guaxinins deixa tudo ainda mais fofo! Eu fiz um vídeo do trajeto inteirinho, assista e veja que, apesar das mais de 250 curvas (algumas bem fechadas), não há motivo pra ter medo!

 

 

 

 

Qual melhor época para visitar?

Aqui em nossa região temos as 4 estações bem definidas. As vezes verões chuvosos e as vezes inverno chuvosos. Minha dica é somente cuidar com previsão do tempo, sempre prefira os dias firmes de Sol, independentemente da estação do ano.

Já se você gosta de frio e sonha em ver a neve, venha em junho ou julho. É raríssimo cair neve por aqui, mas volta e meia acontece!

Comece o passeio nas primeiras horas da manhã, depois da serração passar. Suba com calma e aproveite o dia no planalto.

Outras atrações há alguns metros do mirante são o Canion da Ronda e o Parque eólico. Bem próximo também está a Cascata da Barrinha. Veja em detalhes neste vídeo como chegar:

 

 

O ecoturismo e o turismo de aventura são as principais atividades que a região oferece. Muitas trilhas e acampamentos para prática de trekking chegam aos diversos cânions da região e oferecem vistas inesquecíveis. Hoje há diversas competições de ciclismo e corrida atraindo muitos atletas de todo país.

 

 

Vá um pouco mais além!

Siga viagem até Urubici (83 km do mirante) e conheça a Serra do Corvo Branco, outro grande espetáculo da natureza! Possui bem menos infraestrutura e a maioria dos trechos são de terra. É bom checar com antecedência a previsão do tempo. Devido aos deslizamentos, sugiro fazer numa época de tempo firme e que não tenha chovido nos últimos dias. Você pode visitar as duas serras no mesmo dia. Eu fiz e mostrei tudo neste vídeo:

 

 

Dicas para planejar sua viagem ao planalto catarinense:

 

Seguro Viagem

Quem tem juízo não viaja sem seguro viagem! Pensa no transtorno que pode dar se algo acontecer?

Depois de muitas experiências boas, firmei parceria com a Seguros Promo. É o melhor site pra achar o seguro ideal com o melhor custo benefício. Use o cupom VIAJE24H e ganha 5% de desconto. Se você nunca comprou e está inseguro, aqui tem o guia definitivo sobre como funciona tudinho.  Sem falar que o site tem todo o aparato pra você comprar sem medo de errar. Fique tranquilo, como eu nesta foto: 

 

 

Hospedagem

Restaurante e Pousada Redivo: cabanas fofas e muito bem estruturadas com um café da manhã fantástico! Já o restaurante acabou de reabrir com uma comida bem caseira e de alta qualidade. Veja mais aqui.

 

Comprinhas

Para encontrar tudo num só lugar, desde barracas para acampamento, até cobertores quentinhos para enfrentar o frio. A loja Comercial Caciatori possui 3 mil metros quadrados pra passear e ver coisa bonita! Fica bem na entrada da cidade às margens da rodovia.

 

Esse texto faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Turismo Doméstico. Abaixo blogs parceiros nesse projeto:

 

Mai Viagens : 7 motivos para visitar Aracaju

Expedições em Família: Circuito Turístico Lagoa da Pampulha – o que fazer no cartão postal de Belo Horizonte

6 Viajantes: Campo de Girassol em Brasília! Um lugar para lindas fotos

Vamos  Viajar pra onde agora: Conhecendo o Real Gabinete Português

Viajante Econômica: Baixada Santista: o que fazer em São Vicente

Uma Senhora Viagem: Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro: Dicas do que fazer

Família que Viaja Junto: Onde comprar artesanato no Vale do São Francisco

Sentidos do Viajar - Lago Paranoá, mar de Brasília - 15 atrações imperdíveis

 

Para finalizar, não deixe de conferir o canal do Youtube do Viaje24h, são muitos vídeos de vários destinos mundo afora! Espero que gostem: 

 

 

Please reload