top of page

Como visitar as Cataratas do Iguaçu - tudo o que você precisar saber

  • Foto do escritor: Cintia Caciatori
    Cintia Caciatori
  • 29 de jun.
  • 3 min de leitura

Visitar as Cataratas do Iguaçu foi a primeira viagem longa com nossa bebê Celina. Resolvemos ir de carro e como a distância da nossa casa até Foz é de 1000 km, optamos por dividir em dois dias. Saímos de Lauro Muller, dormimos em Xanxerê e seguimos no dia seguinte até Foz. 



As Cataratas do Iguaçu estão localizadas no Parque Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, e Puerto Iguazú, na Argentina. Seu nome tem origem tupi-guarani e significa “água grande". 


Compõem o maior conjunto de quedas d'água do mundo. 


As Cataratas do Iguaçu estão entre as 7 maravilhas mundiais da natureza e o Parque tem o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pelo UNESCO em 1986.



Visita passo a passo - Lado brasileiro 1 dia é o suficiente



O ponto alto do Parque Iguaçu é sem dúvidas as Cataratas e por isso tomei alguns cuidados para tudo correr bem. 


As temperaturas em Foz do Iguaçu no verão são muito altas. Como fomos em janeiro, a previsão do dia era de 36 graus com sensação acima de 40. Por isso optei pelo primeiro horário de visita disponível, pois é possível escolher o horário na compra do ingresso.


Com os ingressos comprados, seguimos para o parque de carro. Há um estacionamento amplo,  o valor (janeiro/2025) é R$60,00. Saímos do carro e nos dirigimos até a entrada. 


É possível comprar os ingressos na hora, apesar das filas.


Como estávamos com a bebê, não fizemos atividades em grupo, mas sugiro visitar o parque com um guia. O custo benefício é ótimo. Principalmente para quem não está de carro, vale a comodidade de  comprar o tour com transfer ida e volta do hotel.



Após a entrada, seguimos para o ônibus (são vários) que faz o circuito do parque e leva aproximadamente 20 minutos para chegar até as Cataratas. 


As duas últimas paradas levam as Cataratas. A penúltima, é o acesso através de uma trilha em meio a natureza, a Trilha das Cataratas, e a última é o acesso através  de um elevador panorâmico. Nós descemos na última parada, pois estávamos com o carrinho de bebê. 


Antes mesmo de pegar o elevador conseguimos uma vista fantástica das Cataratas. Fiquei maravilhada. 



Depois de descer o elevador há vários mirantes para contemplação. Andamos por todos eles com a Celina e foi bem tranquilo, exceto a passarela com a vista da garganta do Diabo. Fomos até um trecho com ela, mas como a força das quedas d' água formam um respingo parecido com uma chuva fina, isso começou a molhá- la e decidimos voltar. O Tiago foi sozinho e depois eu fui. Nem usei capa de chuva e foi bem refrescante. Como estava muito quente, em 5 minutos minha roupa já estava seca.



Outras atividades que estão inclusas no ingresso:


Caminho do Poço Preto: são 18 km ida e volta de uma trilha em meio a mata atlântica. Existe a opção de fazer um tour guiado de bicicleta, com pagamento à parte.  


Caminho das Bananeiras: trilha de 1,3 km que leva até as margens do Rio Iguaçu.


Trilha Ytepopo: trilha às margens do Rio Iguaçu, com extensão de 5 km.


Atividades no parque com pagamento além do ingresso:






Foz do Iguaçu além das Cataratas:


Comments


Siga-nos no Instagram e acompanhe em tempo real @viaje24h 

MENU

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

Email

bottom of page