• Cintia Caciatori

O que fazer em Recife em 1 dia

Pernambuco é terra de gente simpática e sotaque querido! Sem falar no clima gostoso, pelo menos no "inverno", que de inverno não tem nada. Sempre um calorzinho bom! A viagem foi no mês de julho e ao final do dia sempre despencava a chuva para refrescar o clima. Recife é uma capital muito bonita e cheia de opções pra explorar. Bares, baladas e restaurantes não faltam. Gostaria de ter ficado mais.



Já adianto que em apenas um dia não dá tempo de explorar tudo que a cidade tem a oferecer, mas se você assim como eu tem ou terá pouco tempo na cidade, veja a seguir o que consegui fazer e considero imperdível!



1 - Caminhar pelo centro da cidade

Tem que bater perna no centrão! Quanta gente e quantas cores! Dá pra fazer muita coisa a pé e conhecer a vida cotidiana dos moradores locais. Sem falar que tem muitos pontos turísticos pra conhecer, como por exemplo o Mercado Público de São José. Dica: tomar um café com bolo de milho em alguma padaria da região!


2 - Mercado de São José Eu adoro conhecer os mercados públicos das cidades, ainda mais o Mercado de São José que é o mais antigo do Brasil! Muita comida e artesanato para ninguém botar defeito. Adorei bater perna por lá e ainda descobri livrinhos com literatura pernambucana incríveis, além de muito engraçados! Na verdade, os livros são de literatura de Cordel e as ilustrações são xilogravuras. Eu fiz um vídeo e mostrei tudo:





3 - Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos

Fica também no centro de Recife, em frente ao Pátio do Livramento. A igreja tem traços clássicos coloniais e possui somente uma torre. Curiosidade:

A origem da expressão “EIRA NEM BEIRA” e as igrejas com somente 1 torre em PERNAMBUCO: Eira significa terra e beira é um detalhe arquitetônico que existia somente nas casas das pessoas com posses. Logo, quem não tinha casa boa e nem terra, era chamado de pessoa sem eira nem beira. A expressão acabou surgindo para designar as pessoas com menor poder aquisitivo. Já o fato das igrejas não possuírem as duas torres era simplesmente pela falta de dinheiro. As pessoas “sem eira nem beira” não podiam ver a imagem de Jesus Cristo nas igrejas. Por isso, muitas delas possuem suas imagens no andar superior, onde na época, somente os ricos podiam acessar.


A segregação e o preconceito estavam escancarados no comportamento de todos com a maior normalidade. Uma herança pesada que até hoje é carregada pelos negros que sofrem para conseguir respeito, inclusão social, vaga nas universidades, etc. A luta não acabou, infelizmente. Até hoje vimos todos os dias casos absurdos de racismo, homofobia, violência contra a mulher e muito mais.



O que fazer em Recife em 1 dia


4 - Marco Zero

O Marco Zero de Recife fica na Praça Barão do Rio Branco no bairro Recife, mesmo nome da cidade. É um ótimo lugar para passear tranquilamente e curtir o visual sentado na mureta da praça, com vista para o mar (que na verdade é um estuário).



5 - Centro de Artesanato de Recife

Em frente ao Marco Zero fica o centro de artesanato de recife, um lugar lindo e cheio de cultura pernambucana. Lindas obras de artes de artistas locais, além de muito souvenir para levar para casa. No mesmo prédio há vários bares e restaurantes para curtir tanto de dia quanto a noite.



6 - Letreiro de Recife

Também em frente ao Marco Zero está o letreiro de Recife, um clássico para tirar foto e guardar de recordação.


Todo passeio foi feito na mesma ordem mostrada aqui no artigo. O Marco Zero, o Centro de Artesanato e o letreiro ficam bem próximos e por isso visitei os 3 de uma só vez. Para finalizar o dia, fui num pub no mesmo prédio do Centro de Artesanato relaxar e jantar.



Hospedagem em Recife

O lugar com mais opção de hospedagem na cidade do Recife é a Praia da Boa Viagem. Há opções para todos os bolsos e gostos. Aqui você encontra seu hotel ou albergue ideal!

E para pesquisar preços de passagem aérea, aqui você consegue as melhores promoções.


Já conhece o canal do Youtube do Viaje24h? Confere abaixo e inscreva-se no canal! São vídeos de muitas aventuras mundo afora!