top of page
  • Cintia Caciatori

O que fazer na Beira Mar de Fortaleza: TOP 10 lugares e programas imperdíveis



Fortaleza é uma das principais cidades do nosso querido Nordeste, cosmopolita, possui quase três milhões de habitantes e uma infinidade de programas imperdíveis, com muita cultura e praias paradisíacas.


Já a Beira Mar é composta de três praias: Mucuripe, Meireles e Iracema, que são interligadas por um calçadão maravilhoso, perfeito para passear. É o lugar mais seguro e mais estruturado para hospedar-se, além dos vários bares, restaurantes, praças e muito mais.


Eu fiquei hospedada em Meireles e também em Iracema, e curti bastante a Beira Mar, por isso fiz uma lista de 10 programas e lugares que irão marcar sua viagem a Fortaleza!



1 Meireles


É a praia central da Beira Mar e a mais legal em minha opinião. Ao final do dia o calçadão fica lotado de gente e o clima é gostoso demais. Alguns praticam exercícios físicos, como andar de bicicleta, caminhar ou correr. Já outros passeiam e caminham com calma (como eu). Vale demais parar nas barracas para comer e tomar um suco ou cerveja bem gelada!


Entre as três praias, considero a melhor para hospedar-se em Fortaleza, principalmente para quem gosta de passear ao cair da noite com segurança.






2 - Pratinho Cearense


Foi em Meireles que conheci o famoso pratinho cearense. Lá tem barraca que vende o pratinho, que é literalmente um pratinho fundo de plástico com vários ingredientes, alguns deles a gente pode escolher. Os mais comuns são o espetinho de carne ou frango, baião de dois, macarrão, farofa, vinagrete e por aí vai. Além de tradicional, possui um valor acessível e um sabor maravilhoso.



3 - Feirinha da Bar Mar de Fortaleza


Também em Meireles está a feirinha da Beira Mar, que na verdade é uma feirona com 707 boxes. Fiquei impressionada com a quantidade lojas, tudo muito bonito e organizado. É um ótimo lugar para comprar artesanatos regionais, roupas, joias, artigos de couro, comida típica e muito mais. Funciona todos os dias das 16h às 21h. Recomendo ir a noite que é mais fresco e claro aproveitar para caminhar pela Beira Mar.




4 - Jardim Japonês


Confesso que foi o primeiro jardim japonês que conheci com vista para o mar. É um jardim pequeno, também na praia de Meireles, no Morro do Granville. Por ficar acima do nível da praia, possui uma ótima vista para curtir o entardecer, e foi isso que fizemos num dos dias que passamos pela cidade.




5 - Praia de Iracema


A Praia de Iracema já é mais calma em relação a Meireles, mas não deixa de ser um ótimo lugar para passear, pegar praia e por aí vai. Percebi que muitas obras estão acontecendo (julho de 2023) com o objetivo de aumentar o aterro da praia. Mesmo assim tudo está bem organizado e não tirou nenhum pouco da beleza da praia, pelo contrário!






6 - Estátua de Iracema Guardiã


É um dos pontos mais visitados da beira mar e de toda cidade. A Estátua fica na Praia de Iracema e é uma homenagem à obra de mesmo nome do romancista José de Alencar, nascido em Fortaleza. Já a escultura foi desenhada pelo artista Zenon Barreto e é feita de bronze.






7 - Assistir ao pôr do sol


Independente da praia, assistir ao pôr do sol à beira mar é um programa lindo. Muitas pessoas se concentram nos espigões ao longo da orla ou sentam nas areias para contemplar. Pode ter certeza que é inesquecível!





8 - Fazer atividades aquáticas


Como as águas da beira mar são mansas, vale a pena passear de caiaque. Confesso que fiquei adiando e não fiz. Me arrependo. Vi muitas pessoas lá dentro do mar assistindo ao pôr do sol, imagina como deve ser legal? Na beira da praia há vários pontos de aluguel.


Outra atividade super legal é nadar. Percebi que muitas pessoas, já não tem onda, nadam bem longe da praia. E para poder descansar, levam uma boia de formato retangular. É só amarrar na perna ou na cintura e cair na água! O aluguel da boia custa R$5 na Praia de Iracema.






9 - Praia de Mucuripe


A Praia de Mucuripe também é uma boa opção para hospedar-se e oferece ótimos hotéis. É onde localiza-se o Porto de Fortaleza que também é chamado de Porto de Mucuripe e recebe os principais cruzeiros do mundo.





10 - Mercado dos Peixes


O Mercado dos Peixes é um ótimo lugar para comer frutos do mar fresquinhos, sem falar na vista fantástica do mar e do Porto. Ele fica no final da Beira Mar, na Praia de Mucuripe.

Há vários restaurantes que preparam os frutos do mar, mas é o próprio cliente que precisa ir nas barracas do mercado comprar o que deseja comer.



Eu não sabia disso, e também nunca tinha comprado frutos do mar em minha vida, mas o José, garçom que me entendeu, foi até as barracas comigo e me ajudou a comprar. Eu fiz um vídeo e mostrei como foi:



Tudo é simples e com preços honestos. Bebemos, comemos e passamos algumas horas da tarde contemplando o visual. Vale demais tirar um dia para conhecer.




Bônus: caminhar!


A Beira Mar é um lugar maravilhoso para caminhar, pois o visual de onde quer que a gente esteja é sempre bonito, além do calçadão ser muito bem estruturado. Todos os programas e lugares que citei acima eu conheci a pé. Com exceção do Mercado dos Peixes, pois estávamos no Centro e ficou longe.


Se você se hospedar na Beira Mar assim como eu fiz, vai poder passear todo dia por ela e conhecer cada vez um cantinho diferente, um lugar novo para comer, ou mesmo passear nos mesmos lugares, até porque assistir ao pôr do sol maravilhoso de Fortaleza nunca é demais!




Quer mais dicas de outros destinos do Brasil e do mundo? Veja a seguir o TOP 10 de outros blogs amigos:



Vamos viajar pra onde agora? Top 10 coisas para fazer em Blumenau








No canal do Youtube do Viaje24h há muitos vídeos sobre o Ceará, com roteiros, dicas e muito mais! Veja a seguir um deles, é só clicar para assistir e se gostar inscreva-se!




Outras atividades em Fortaleza e outros destinos do Ceará:




Comments


bottom of page