• Cintia Caciatori

Reabertura das fronteiras do Uruguai: quais documentos necessários para entrar no país



O Uruguai reabriu as fronteiras após o início da pandemia pela primeira vez no dia 1º de novembro de 2021.

Para mim é uma história de amor, desde a primeira vez que visitei o país foi puro encantamento. O litoral é incrível, o pôr do sol é esplêndido e a comida é maravilhosa.

Sem falar que sou do sul de Santa Catarina e, depois de rodar 850 km, consigo chegar a fronteira por terra .

Foi então que resolvi passar o final de semana do dia 15 de novembro em Punta del Diablo, uma praia linda a 40 km do Chuí, fronteira que sempre uso para fazer a imigração, já que cai direto no litoral, que é a melhor parte do país em minha opinião.

Ciente de que a documentação necessária seria muito maior, entrei em contato com o consulado para não perder nenhuma informação e ter problemas na imigração.


Documentos necessários para pessoa física:


1 - Seguro Viagem

É obrigatório um seguro viagem que cubra todos os dias que você for ficar no país. E o mais importante, precisa cobrir o COVID-19.

Recomendo o Seguros Promo que é um site confiável, que inclusive o Viaje24h tem parceria e cupom de desconto.

Como funciona? É um site de busca, assim como Booking, por exemplo. Você vai entrar e inserir o período de permanência, a localização e vai filtrar o tipo de cobertura (COVID-19). Feito isso, aparecerão várias opções e você deve ler e analisar qual se encaixa no seu perfil. O valor varia de acordo com os dias. Quanto mais dias de cobertura, maior será o valor.

Aqui está o link do site para simular. Utilizando o cupom VIAJE24H você consegue mais 5% de desconto no valor final. Fiz um vídeo para esclarecer:



2 - Teste PCR

Para maiores de 6 anos, o teste PCR precisa ser feito no máximo 72 horas antes da chegada ao país. Eu paguei R$ 220 e levou 2h para ficar pronto. Então é preciso ficar atento a todas essas variantes para não dar problema.

Não pode se antecipar além das 72h, mas também não pode deixar pra fazer no momento da viagem.


3 - Tomar todas as vacinas contra o COVID-19

É imprescindível ter tomado as 2 doses da vacina contra o COVID-19 ou dose única, se for o caso, dentro do período dos últimos 9 meses de ingresso ao país, respeitando o prazo de 14 dias correspondentes à imunização. Menores de 18 anos estão isentos.

O certificado das vacinas estão disponíveis no aplicativo do Conecte Sus. Você vai precisar baixar o arquivo e inserir na declaração jurada exigida pelo consulado. É bom deixar o arquivo guardado no celular também, mas no meu caso não foi pedido para conferência, pois o mais importante é a declaração em que o arquivo já está.



4 - Preencher a declaração jurada

A declaração jurada você deve preencher dentro das 48h que antecedem a viagem. Está disponível neste link: https://www.gub.uy/ingreso-uruguay

Eu fiz um vídeo e expliquei passo a passo como o preenchimento deve ser feito:



5 - Documento válido com foto

É permitido ingressar ao país com passaporte válido: com vencimento superior a 6 meses. Passaporte com menos de 6 meses para vencimento não é mais considerado válido em nenhum país.

Ou carteira de identidade em bom estado. De preferência com data de emissão o mais recente possível, no qual a foto esteja como você realmente se pareça fisicamente.


Minha última viagem ao Uruguai foi de 12 a 15 de novembro de 2021 de carro.


Você também vai se interessar:

Road trip Uruguai, Argentina e Chile: uma viagem para repetir quando tudo passar!

Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai

Colônia do Sacramento

12 motivos para conhecer Montevidéu

9 motivos para conhecer Punta Del Este


Acesse o canal do Youtube do Viaje24h para mais conteúdo sobre o Uruguai e se gostar inscreva-se!


Reabertura das fronteiras do Uruguai: quais documentos necessários para entrar no país