Atualizado em 5 de abril de 2022
Desde 1º de abril de 2022 não é mais preciso fazer testes para entrar no Uruguai.
Requisito: estar com esquema de vacinação completo. As duas primeiras doses tomadas dentro dos 9 meses que antecedem a viagem. Caso contrário, precisa ter a dose de reforço também.
Veja o restante da documentação necessária:
O Uruguai reabriu as fronteiras após o início da pandemia pela primeira vez no dia 1º de novembro de 2021.
Para mim é uma história de amor, desde a primeira vez que visitei o país foi puro encantamento. O litoral é incrível, o pôr do sol é esplêndido e a comida é maravilhosa.
Sem falar que sou do sul de Santa Catarina e, depois de rodar 850 km, consigo chegar a fronteira por terra .
Foi então que resolvi passar o final de semana do dia 15 de novembro em Punta del Diablo, uma praia linda a 40 km do Chuí, fronteira que sempre uso para fazer a imigração, já que cai direto no litoral, que é a melhor parte do país em minha opinião.
Ciente de que a documentação necessária seria muito maior, entrei em contato com o consulado para não perder nenhuma informação e ter problemas na imigração.
Documentos necessários para pessoa física:
1 - Seguro Viagem
É obrigatório um seguro viagem que cubra todos os dias que você for ficar no país. E o mais importante, precisa cobrir o COVID-19.
Recomendo o Seguros Promo que é um site confiável, que inclusive o Viaje24h tem parceria e cupom de desconto.
Como funciona? É um site de busca, assim como Booking, por exemplo. Você vai entrar e inserir o período de permanência, a localização e vai filtrar o tipo de cobertura (COVID-19). Feito isso, aparecerão várias opções e você deve ler e analisar qual se encaixa no seu perfil. O valor varia de acordo com os dias. Quanto mais dias de cobertura, maior será o valor.
Aqui está o link do site para simular. Utilizando o cupom VIAJE24H você consegue mais 5% de desconto no valor final. Fiz um vídeo para esclarecer:
2 - Teste PCR
Para maiores de 6 anos, o teste PCR precisa ser feito no máximo 72 horas antes da chegada ao país. Eu paguei R$ 220 e levou 2h para ficar pronto. Então é preciso ficar atento a todas essas variantes para não dar problema.
Não pode se antecipar além das 72h, mas também não pode deixar pra fazer no momento da viagem.
3 - Tomar todas as vacinas contra o COVID-19
É imprescindível ter tomado as 2 doses da vacina contra o COVID-19 ou dose única, se for o caso, dentro do período dos últimos 9 meses de ingresso ao país, respeitando o prazo de 14 dias correspondentes à imunização. Menores de 18 anos estão isentos.
O certificado das vacinas estão disponíveis no aplicativo do Conecte Sus. Você vai precisar baixar o arquivo e inserir na declaração jurada exigida pelo consulado. É bom deixar o arquivo guardado no celular também, mas no meu caso não foi pedido para conferência, pois o mais importante é a declaração em que o arquivo já está.
4 - Preencher a declaração jurada
A declaração jurada você deve preencher dentro das 48h que antecedem a viagem. Está disponível neste link: https://www.gub.uy/ingreso-uruguay
Eu fiz um vídeo e expliquei passo a passo como o preenchimento deve ser feito:
5 - Documento válido com foto
É permitido ingressar ao país com passaporte válido: com vencimento superior a 6 meses. Passaporte com menos de 6 meses para vencimento não é mais considerado válido em nenhum país.
Ou carteira de identidade em bom estado. De preferência com data de emissão o mais recente possível, no qual a foto esteja como você realmente se pareça fisicamente.
Minha última viagem ao Uruguai foi de 12 a 15 de novembro de 2021 de carro.
Você também vai se interessar:
Acesse o canal do Youtube do Viaje24h para mais conteúdo sobre o Uruguai e se gostar inscreva-se!
Comments