Road trip Uruguai, Argentina e Chile: uma viagem para repetir quando tudo passar!

Para onde vamos viajar após a pandemia? Tá aí uma pergunta que não quer calar! Se você é um bom viajante como eu, não passa um dia sem planejar ou almejar conhecer um lugar. Inclusive é daí que vem a inspiração do nome do blog “Viaje24h”. Me identifico com este nome, pois a cabeça planeja e viaja 24 horas por dia, sem mesmo sair de casa! Afinal de contas, planejar é tão bom!

Agora com a pandemia, muitas outras questões, além de destino e hospedagem, são levantadas num planejamento. Até porque, em minha opinião, muitos anos se passarão para voltar à normalidade, se é que um dia voltará totalmente como já foi um dia.

Pensando em tudo isso, tentei idealizar uma forma de viajar que considero mais segura, e logo me veio uma Road Trip. Evitar aeroportos, rodoviárias já é um bom começo. De carro é bem mais seguro, pode-se evitar o contato com centenas de pessoas e mesmo assim fazer uma viagem de qualidade como já fiz pelo litoral do Uruguai (2 vezes), Argentina e Chile.


O Uruguai é um país que sou apaixonada e, em relação a pandemia, está dando um banho em seus vizinhos, principalmente no Brasil, que infelizmente está sendo dirigido por um presidente completamente sem noção da realidade e faz, a cada dia, os números de casos aumentarem com suas atitudes irresponsáveis. Por gostar tanto do Uruguai, penso em fazer uma viagem após a pandemia começando pelo Uruguai, um país para voltar muitas vezes!

O litoral com certeza é o mais incrível! Por isso fazer a travessia pelo Chuí é interessante. Quando fui pela primeira vez dormi na cidade, mas confesso que não achei necessário: poderia ter seguido direto até Punta del Diablo. O Chuí é um bom lugar pra fazer compras e tem uma praia legal. Pena que quando fui chovia muito. Veja aqui fotos e detalhes.


No dia seguinte seguimos até Punta del Diablo, uma praia bem simples e com uma energia incrível! Sem falar nas belezas naturais. Lugar perfeito para descansar e ficar em contato com a natureza! Já ouviu falar? Mostrei tudo aqui e tem vídeo também:

Depois segui até Cabo Polônio, outra praia de energia incrível cujo acesso à praia é só de caminhão. Nem energia elétrica tem! Aqui tem um vídeo do trajeto:


Um bom lugar para passar o dia ou pernoitar. Eu passei somente o dia, mas me arrependo, gostaria de ter ficado mais. Veja mais detalhes aqui. Quando regressei segui para Punta del Este.

Punta já tem uma vibe bem diferente, é bem elitizada e os valores de hospedagem são altíssimos. Nem por isso deixa de ser maravilhoso, só que dói no bolso!


Um passeio muito legal em Punta é ir até ao porto e pegar um barco até a Ilha dos Lobos. A experiência é incrível, dá pra ver os lobos bem de pertinho. Aqui tem um vídeo:



Outro lugar que não pode faltar é a Casapueblo, em Punta Balena. A experiência de vivenciar o pôr do sol nesse lugar é incrível! Aqui eu mostrei em detalhes tudo o que você pode fazer na cidade (não deixe de ler). Tem vídeo também:




Não posso deixar de citar que o Uruguai é caríssimo, mas há diversas formas de economizar. Passar a maior parte do tempo na capital Montevidéu é uma ótima pedida! A capital é incrível e há diversas opções de hospedagem super baratas! Aqui você pode ficar no mínimo 3 dias que vale a pena! Sou apaixonada pelo Mercado do Porto, lugar perfeito pra beber e comer comidas típicas feitas na hora. Pensa numa pessoa feliz:



Em minha segunda visita passei a véspera de réveillon na cidade e o Mercado do Porto tem uma comemoração bem peculiar! No dia 31 as ruas são tomadas de gente e a bagunça é garantida! Eles compram um tipo de espumante e depois de um certo tempo todos jogam uns nos outros. Tentei ao máximo me escapar do banho, mas depois de um tempo foi inevitável. Sinceramente foi cômico, pura alegria!



Outro programa que não pode faltar é assistir ao pôr do sol na Rambla, de preferência tomando um mojito. Coisa de cinema! Ainda mais com os barcos saindo do porto e fazendo parte do cenário! Interessante é que os moradores vão apreciar tanto quanto os turistas. Eles levam a cadeirinha de praia, o mate e ficam curtindo o momento. A gente vê famílias inteiras com seus cachorros e muito mais! É muito legal como eles aproveitam os espaços públicos, os parques estão sempre cheios!

Veja mais fotos, todas as dicas e todos os lugares que visitei na capital do Uruguai aqui. Para finalizar, não deixe de fora a tradicional Feira Tristán Navaja. São quadras e mais quadras no centro da capital do Uruguai cheinhas de barracas com tudo que se pode imaginar! Adorei passear e principalmente provar as comidas típicas de rua:



Meu último destino no litoral uruguaio foi Colônia do Sacramento, uma fofura de cidade bem na divisa com a Argentina. Ruas floridas às margens do Rio da Prata compõem o cenário do centro histórico:

Aqui eu conto como passei o dia na cidade e os lugares que visitei. De lá peguei uma balsa até Buenos Aires. Se você quer parar por aqui e fazer uma trip somente pelo litoral do Uruguai, leia o meu roteiro completo de 12 dias pelo litoral do Uruguai.

A balsa que sai de Colônia leva até a capital da Argentina, Buenos Aires. A cidade é a mais incrível do país! Tem tanta coisa pra fazer que dá pra passar uma semana facilmente!



Tem o bairro antigo Recoleta, com seu famoso cemitério cheio de lendas e prédios antigos. Tem também Puerto Madero, uma ilha super moderna e badalada. São 2 bairros bem diferentes na mesma cidade. Assista aos vídeos e conheça:



Não pode deixar de fora o bairro La Boca, da famosa Rua Caminito e do estádio La Bombonera do Boca Juniors! As cores e o astral são inenarráveis, com certeza umas das regiões mais legais da cidade. São inúmeros restaurantes, lojas, barracas com muito movimento de pessoas! A seguir o vídeo das minhas andanças pelo bairro e o tour que fiz no estádio:



O Bairro Palermo é a parte boemia da cidade! São muitos bares, restaurantes e baladas. A noite ferve! Aqui listei algumas opções que não podem ficar de fora! Sem falar nos bares speakeasy, já ouviu falar? Dá uma olhadinha aqui como são diferentes estes bares inspirados na época da lei seca nos EUA.

Sinceramente há muito mais para fazer em Buenos Aires, mas para não me alongar muito aqui, acesse o link onde contei tudinho em detalhes: O melhor de Buenos Aires: 22 atrações imperdíveis.

O próximo vídeo é da Livraria El Ateneo, considerada uma das mais bonitas do mundo Tem também as famosas Galerías Pacífico e a Galeria Bond Street, bem mais alternativa e famosa pelos estúdios de tatuagens conhecidos mundialmente:



Segui viagem me lamentando por deixar BA e fui até Córdoba, a segunda cidade mais populosa da Argentina. Acordei cedo e passei o dia batendo perna pra conhecer tudo! Veja como foi neste vídeo, com direito a música brasileira ao vivo na Praça San Martín:



Depois continuei até Mendoza, a terra dos vinhos! Para os enólogos é um prato cheio, muitas vinícolas para visitar! A cidade tem um vibe ótima e eles fazem a siesta, o comércio fecha ao meio dia e só reabre entre 16h e 21h. Coisa mais boa da vida! Passei duas noites na cidade e recebi uma dica ótima para visitar uma vinícola totalmente de graça!

Peguei um trem até Maipo, região das vinícolas. Toda quarta feira o trem é gratuito, pois coincidiu que era quarta! Fui até a Bodega Lopez e fiz um tour guiado totalmente gratuito. Comprei 2 caixas de vinhos que acabaram antes da viagem! (risos). Essa foi a última parada antes de seguir rumo ao Chile!



Mal sabia eu que seria umas das viagens mais incríveis da minha vida! As paisagens são tão maravilhosas que eu parava o carro a todo momento pra tirar fotos e apreciar tudo com calma. A viagem de aproximadamente 350km durou 8 horas. Passei pelo Monte Aconcágua, Estradas de Los Caracoles e a Laguna de Inca (quase cai de costas com a cor da água). Aqui eu contei todos os detalhes.



Pra sentir mesmo de verdade veja o vídeo a seguir. Tenho certeza que você vai querer passar por esta experiência!


Já em terras chilenas, a primeira parada foi a capital Santiago. Que delícia de cidade! Deixei o carro na garagem (fica a dica) e andei somente a pé, pois o trânsito é bem confuso. Conheci o Mercado Municipal, o Parque Metropolitano com o clássico passeio de teleférico, a Praça das Armas, que é o marco zero do país, e o Cerro Santa Lucia com um pôr do sol incrível. Claro que fiz um vídeo pra vocês:


Depois de Santiago fui até a famosa região de Cajón del Maipo por conta! Cheguei até Embalse el Yeso, uma barragem linda com água de cor sem igual:


No mesmo dia fui até Baños Colina. Depois de alguns quilômetros a estrada virou terra e o GPS parou de funcionar. Que tensão! A grande maioria dos turistas fazem estes passeios através de agências, pois não deixa de ser uma forma mais cômoda e mais segura. Veja a seguir o trajeto e tire suas próprias conclusões:



Para finalizar o dia segui rumo ao litoral chileno. Primeira parada foi Valparaíso: amor à primeira vista! A cidade é composta de morros que desembocam no mar. A vista dos mirantes é indescritível!


Pertinho está Viña del Mar. Descobri que no porto de Valparaíso tem um metrô que leva 10 minutos pra chegar. São duas praias bem diferentes. Valparaíso mais artística e histórica, Viña del Mar moderna e elitizada. Preferi Valparaíso e fiquei hospedada por lá. Até porque é bem mais barato. Veja os próximos vídeos e me conta nos comentários qual estilo prefere:


Depois de passar 3 dias no litoral, segui rumo ao Atacama, último destino da road trip antes de retornar ao Brasil. Foram 1600km e dois dias de viagem inesquecíveis! No primeiro dia paramos para dormir na Bahia Inglesa, uma praia no meio do deserto que parece o caribe. Só vendo pra crer:



No segundo dia de viagem, mais paisagens incríveis e inóspitas, ainda passei pela famosa escultura La Mano del Desierto. Ao final do dia estava em San Pedro de Atacama. Assista aqui ao vídeo, é meio longo, mas vale cada segundo:


A cidade é um lugar mágico repleto de belezas naturais. Visitei as Lagunas Altiplânicas, os Gêiseres del Tatio, a Laguna Cejar (aquela que a gente não afunda por causa do sal), o Salar de Atacama, entre outros! Dá pra ficar uns 15 dias tranquilo que não faltarão lugares para visitar!

Ao final da viagem eu estava reflexiva e encantada com todas as experiências que vivi. Superou as expectativas um milhão de vezes! Por ter este sentimento eu sempre quis repetir tudo o que pude vivenciar nesses 30 dias.

Agora com a pandemia, percebi que viajar de carro pode ser uma das formas mais seguras. É complicado dizer “quando tudo passar”. Quando tudo vai passar? É uma certeza que ninguém pode ter, infelizmente.

Evitar aglomerações em aeroportos e fazer viagens de aventura é o que penso ser mais viável. Lugares com poucas pessoas, pousadas afastadas. Não frequentar bares e restaurantes. É possível fazer uma viagem assim.

Quero deixar claro, que agora qualquer tipo de viagem considero irresponsável e inviável de fazer. Estamos vivenciando uma crescente da pandemia sem nenhuma perspectiva. Porém, em algum momento, nós viajantes de alma, voltaremos a explorar o mundo. Quem sabe assim não seja um bom começo?


Deixo aqui outras sugestões de ótimos lugares para conhecer e voltar de amigas blogueiras que sigo:


Mai Viagens : Road trip na Austrália: uma das viagens que mais quero repetir

Expedições em Família - Vale Europeu - descubra os destinos para onde viajar

Vamos Viajar pra onde agora - Roma a cidade eterna

Viajante Econômica - Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão

Família que Viaja Junto - Veneza no inverno, sem fila nem aglomeração: uma cidade pra chamar de sua

6 Viajantes - 5 Destinos incríveis para repetir!

Uma Senhora Viagem - Roteiro Patagônia Argentina: Bariloche, Villa Angostura, San Martin de Los Andes

Sentidos do Viajar - Punta del Este CasaPueblo museu arte e por do sol


Como se organizar para a viagem:

No meu caso eu saí do Brasil de carro e passei 30 dias na estrada. Mas se você tem menos tempo, pode pegar um voo até a cidade que mais tem interesse em visitar e alugar um carro para fazer o trajeto.O blog tem parceria com o rentcars.com. Aqui você pode alugar um carro e não tem o compromisso de devolver no mesmo local. Ideal para este tipo de viagem.

É aqui que eu entro pra te ajudar, além de informações, você consegue também os melhores preços. Primeiro pesquise seu voo aqui e depois de ter as datas definidas providencie aqui um seguro para viajar tranquilo. Use o cupom VIAJE24H e ganhe desconto. Eu escrevi o guia definitivo sobre tudo que você precisa saber sobre seguro viagem.

Agora vamos falar de seguro automotivo: para rodar no Uruguai e Argentina você precisa ter em mãos a carta verde, já no Chile é o seguro chamado SOAPEX. É só imprimir a guia pela internet e pagar, o valor não ultrapassa U$15 e é proporcional aos dias que você vai ficar no país. Já a carta verde você pode adquirir na seguradora do seu carro ou em qualquer despachante no Brasil.