Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
- Cintia Caciatori
- 21 de jul.
- 15 min de leitura
Atualizado: 29 de ago.

O Uruguai é repleto de praias e paisagens fantásticas. Percorrer o litoral de carro (de ponta a ponta) foi uma viagem incrível e fez do Uruguai um dos meus países preferidos no mundo. Antes de começar, não posso deixar de destacar o pôr do sol uruguaio. Os cenários são pitorescos e ao final desse post tenho certeza que você irá concordar comigo. Veja a seguir nosso roteiro completo:
Dica: mesmo se você chegar ao Uruguai de avião, vale a pena alugar um carro para explorar as cidades e o litoral com maior independência.

DIA 01 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
Chegamos ao Chuí no dia de Natal. Foi a primeira parada da nossa viagem de carro pelo litoral do Uruguai. Beleza realmente não é forte da cidade, ainda mais com o céu cinzento e chuvoso. E olha que chovia. Não tinha nada aberto, nenhum restaurante para comer, somente o Duty Free. O forte de lá com certeza não são as belezas naturais, mas sim o comércio. Tudo é extremante barato, vale muito a pena comprar perfumes, bebidas e roupas. Se o seu objetivo é comprar, este é o lugar. Na verdade foi o único lugar barato que passamos no Uruguai. No geral o país é bem caro. Prepare seu bolso.
Atualização: como o dólar está alto, mesmo no Chuí os produtos estão caros. o Uruguai é caro, mas não desanime, pois vale a pena conhece-lo. É um país incrível!

No Chuí é normal falar Chuí Brasil e Chuy Uruguay, pois as duas cidades de mesmo nome fazem a fronteira Brasil e Uruguai. O mesmo acontece com a Praia Barra do Chuí e Barra del Chuy. No segundo dia de viagem passamos por lá antes de ir para Punta del Diablo. Não deu praia.

Mesmo assim percebemos que há muitas casas para aluguel de temporada e pousadas. A estrutura é legal para quem procura um clima descontraído e sem muito luxo. Para gente uma noite foi mais do que o suficiente na cidade e seguimos para Punta del Diablo a apenas 30 km de distância.

DIA 02 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos

Depois do Chuí partimos para Punta del Diablo. Nossa segunda parada da viagem pelo litoral do Uruguai. A chuva finalmente parou e o Sol começou a aparecer um pouquinho. A vibe da praia é super roots, pé na areia, cheia de bares e restaurantes. Todo mundo muito a vontade. Pousadas e casas pra alugar não faltam. Já ficamos na Pousada de la Viuda e na Cabaña NORDIK. Voltamos algumas vezes a essa praia querida. Este vídeo foi da última viagem após a reabertura das fronteiras devido a pandemia:

A praia é ótima para ir numa turma de amigos aproveitar as férias ou feriado, mas também há muitas famílias, crianças e cachorros. É um clima democrático, de muito sossego e de encontro com a natureza. Apenas cuidado na programação dos dias que você vai gastar aqui. Se você for mais agitado corre o risco de ficar entediado. Nesse caso uns três dias está de bom tamanho.

Dica boa: Está vendo a foto abaixo? Gravem este lugar! A melhor padaria de Punta del Diablo. Foi nela que descobri os "biscochos" uruguaios. É muito bom, o de doce de leite então. Imperdível!

E apesar de toda chuva, ainda conseguimos um lindo pôr do sol. Mal sabia eu que era só o começo dos pores do sol incríveis do litoral uruguaio.

DIA 03 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos

Quando cheguei ao Uruguai e comecei a postar as primeiras fotos da viagem, vários amigos e seguidores do blog me deram a dica de conhecer o Parque Nacional de Santa Teresa. Sinceramente eu nunca tinha ouvido falar e a dica foi ótima. O parque tem mais de três mil hectares e fica no Departamento de Rocha, bem pertinho de Punta Del Diablo. Primeiro fomos até a Fortaleza de Santa Teresa que faz parte do parque e depois fomos conhecer o restante.
Atualização 2025: Na última viagem após a reabertura das fronteiras devido a pandemia, conhecemos também a Laguna Negra. É a maior lagoa costeira do Uruguai e não possui contato com o mar. Sua água é proveniente das chuvas. Possui 17.500 hectares e chega a profundidade de 7 metros. No vídeo a seguir eu mostro o passeio completo:


Primeiro fomos ao Invernáculo que é lindo, mas o mais legal foi ver as capivaras se refrescando. Tem também o Sombráculo com muito verde e o observatório de pássaros.

O parque é exuberante e ideal pra quem quer ficar em contato com a natureza. Tem um camping perfeito e várias praias. Vimos muitos surfistas, as ondas devem ser boas. Vale a pena passar pelo menos um dia para conhecer tudo com calma. Depois de fazer isso, retornamos para nossa hospedagem em Punta del Diablo.
Aproveitamos o fim do dia em Punta del Diablo e no outro dia seguimos de carro até Punta del Este com parada em Cabo Polônio.
DIA 04 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
Depois de conhecer Punta Del Diablo, nossa intenção era seguir de carro até Punta del Este, porém, mais uma vez por dicas de amigos e seguidores do blog, fizemos uma parada em Cabo Pôlonio. Dica de ouro que só tenho a agradecer e passar adiante.

Para conhecer a praia de Cabo Polônio é preciso chegar ao Parque Nacional de Cabo Polônio, que fica entre Punta del Diablo (apenas 62 km) e Punta del Este. Veja no mapa:

O carro fica no estacionamento do parque, que é pago, bem como a entrada e acesso a praia. Confira os valores aqui, que são em pesos argentinos. Como a acesso a praia é feito por um caminhão jardineira, os horários são pré agendados. Então fique atendo a este detalhe. Outro detalhe importante é que não é permitido entrada de animais de estimação.
A viagem de caminhão foi uma verdadeira aventura, sem falar nas lindas paisagens durante o trajeto. Depois de 40 minutos chegamos a praia. Nossa visita foi durante o dia, não passamos a noite na praia, mas o tempo foi suficiente para conhecer o local. Confira no vídeo:
.

Tudo é muito simples e perfeito para ficar em contato com a natureza. Há vários hostels e hotéis na beira da praia pra quem pretende passar mais de um dia na praia. Energia elétrica não chegou até lá, mas acredito que não seja intenção de ninguém que chegue algum dia.

Como em quase todas as praias do Uruguai, há também um Farol e foi lá que vi pela primeira vez lobos marinhos. Foi incrível!

Depois de passar algumas horas na praia retornamos de caminhão até o carro e seguimos para Punta del Este, onde passamos o Ano Novo.
DIA 05 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos

Punta del Este foi a quarta parada da nossa viagem pelo litoral do Uruguai. Depois de passar por Chuí, Punta de Diablo e Cabo Polônio, seguimos até chegar a Punta del Este, onde passamos o Réveillon. Ficamos hospedados bem pertinho de um dos principais pontos turísticos da cidade, a escultura chamada "La Mano". Chegamos ao fim do dia e fomos caminhar pelos lugares próximos. O dia estava lindo e a cidade não deixa por menos.
Punta del Este é uma bela cidade preparada para o turismo. As praias e paisagens são maravilhosas e é isso que eu acho que deve ser explorado por lá. Existe uma infinidade de lojas e restaurantes, a maioria cheias de glamour. No meu caso sempre optei por tudo mais barato e mesmo assim não era nada tão barato. De qualquer maneira, uma cidade imperdível do Uruguai.
A seguir vou mostras alguns programas e passeios imperdíveis da cidade (o último foi meu preferido).
1- Escultura “La Mano” ou “Los Dedos”
A Escultura “La Mano” ou “Los Dedos” foi criada pelo artista chileno Mario Irarrázaba em 1982. Naquele ano, o artista participou de um concurso de esculturas ao ar livre. O evento acontecia em uma praça pública e como ele era o mais jovem, não conseguiu um lugar para fazer seu trabalho. Decidiu então usar as areias da Praia Brava, e por conta de seu talento e rapidez conseguiu notoriedade. Sua obra foi literalmente concretizada e virou um importante ponto turístico da cidade.

2 - Playa Mansa
Outra praia imperdível em Punta del Este é a Playa Mansa. As águas são literalmente mansas e azuis, mas manso mesmo só o mar. A praia é super movimentada com as melhores baladas da temporada.

DIA 06 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
3 - Caminhar pela Rambla General José Artigas
É a Rambla do Porto. O visual é lindo, ainda mais com aqueles barcos na água. Não tem como não se encantar. O entardecer é maravilhoso, vale a pena conferir. Também possui bares e restaurantes e cafés par apreciar a vista com calma. Uma ótima ideia é fazer o passeio guiado de bicicleta.

4 - Caminhar pela Avenida Gorlero
É a principal avenida da cidade, com muitos restaurantes, lojas, livrarias, galerias de arte e movimento de pessoas. Concentra bancos e casas de câmbio caso precise trocar dinheiro.
5 - Museo Del Mar
O Museo del Mar localiza-se em La Barra, um balneário pertinho de Punta del Este, e é um ótimo programa para fugir um pouquinho do sol e das praias. Conta com 5 museus e diversos exemplares marinhos, salas com recordações e coleções. Funciona de todos os dias das 10:30h às 17:30h e o pagamento da entrada é somente em dinheiro vivo. Outro detalhe é que pode levar animação de estimação.

6 - Farol e Catedral da Candelária
O Farol e Catedral da Candelária ficam na mesma quadra, separados apenas por uma pracinha. A região é residencial e super tranquila. A Catedral de "Nuestra Señora de la Candelaria" é a padroeira da cidade. Tanto a Catedral quanto o Farol são abertos à visitação. É possível inclusive subir até o topo do Farol e ter uma vista privilegiada da cidade.
DIA 07 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
7 - Ilha dos Lobos
Para conhecer a Ilha dos Lobos não tem mistério. É só ir até o Porto de Punta Del Este, comprar o ticket e embarcar. São dois horários por dia e não precisa fazer reserva. O valor do passeio é em torno de U$40. Não achei barato, mas valeu a pena. Foi um dos programas mais legais que fiz na cidade. As fotos são dos momentos antes de embarcar:
O trajeto do Porto de Punta até a Ilha dos Lobos dura em torno de 40 minutos, mas não é permitido desembarcar na ilha. O barco aproxima o máximo possível dos lobos e conseguimos vê-los bem pertinho. Como vocês podem ver pelas fotos a quantidade de lobos é absurda.



Eles emitem um som alto e estranho, achei muito curioso. Até fiz um vídeo para mostrar pra vocês. É permitido nadar com eles, mas mesmo no verão a água é muito gelada. Sem falar que eles têm um cheirão bem forte. É muito legal ficar observando o comportamento dos lobos.
8 - Porto de Punta Del Este
O Porto de Punta é charmoso e bonito, além de ser ponto de partida pra Ilha dos Lobos, tem vários restaurantes e locais pra comprar frutos do mar. O visual é lindo. Sem falar que os vendedores têm até um lobo gigante de estimação. Vale a pena almoçar um dia por lá.


DIA 08 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
9 - Punta Ballena e Casapueblo
Ponto alto da minha viagem ao Uruguai! Quando cheguei a Punta del Este uma das primeiras coisas que me falaram foi: Assistir ao pôr do sol em Punta Ballena é obrigatório. Tivemos sorte de pegar dias perfeitos de sol e calor. Saímos a tarde de Punta del Este e fomos até Punta Ballena, a distância é de apenas 15 km. A Casapueblo é composta de museu, galeria de arte e hotel. Nós acessamos o bar e restaurante do hotel, ficamos curtindo a paisagem e esperando o espetáculo. Antes de entrar é preciso pagar uma consumação mínima e o acesso ao museu também é pago. Acredite, vale cada centavo e cada minuto.


Quando chegamos ainda era dia, então pedimos uma bebida e ficamos curtindo o momento. Uma dica é experimentar a bebida típica chamada clericot. É composta de vinho branco, espumante e frutas, é super refrescante e era o que a maioria estava bebendo.

Quanto mais o Sol se punha mais eu ficava impressionada com tamanha beleza.
Dá uma olhadinha neste vídeo:
Abaixo está a última foto tirada por mim quando já estávamos indo embora, o Sol já havia partido, mas a vista ainda estava surreal! Foi assim que esperamos o entardecer e presenciamos um pôr do sol incrível. Depois de tudo isso retornamos ao hotel para no dia seguinte continuar nossa viagem de carro até a capital Montevidéu.

DIA 09 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos

É difícil descrever Montevidéu. A capital do Uruguai mistura o clima de praia com cidade grande, mas ao mesmo tempo pode parecer bastante provinciana se comparada a outras capitais. Não tem como não se apaixonar, foi minha cidade preferida no Uruguai. A seguir vou listar alguns lugares imperdíveis para visitar por lá (não deixe de ver o bônus no final, programa que só fiz na segunda vez na cidade).
1 - Praça da Independência
Um dos pontos principais da capital do Uruguai é a Praça da Independência. Ela fica na cidade velha, na parte histórica. É rodeada por prédios importantes, como o Palácio do Governo. Eu fiquei hospedada nessa região e recomendo. Dá pra fazer muita coisa a pé, inclusive chegar até a Rambla que nada mais é que a beira mar. Por sinal, lá tem um pôr do sol incrível.
Os 5 hotéis mais reservados pelos nossos leitores são: Hotel America (onde fiquei), Smart Hotel Montevideo, Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, Bit Design Hotel e Baliñas Boutique.

No centro da Praça há um monumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas, líder nacional uruguaio e abaixo da estátua fica seu mausoléu. Outra construção interessante é a Porta da Cidadela, proveniente do período colonial.
2 - Presidência da República
O primeiro prédio importante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é a "Torre Ejecutiva", onde fica a Presidência da República e o gabinete do presidente. Repare que de dentro do prédio conseguimos avistar a Praça da Independência e o monumento equestre dedicado à José Gervasio Artigas.

3 - Teatro Solís
Outro lugar interessante ao redor da Praça da Independência de Montevidéu é o Teatro Solís. Inaugurado em 1856 possui 2 salas de espetáculos e 3 andares com exposições. A sala das fotos abaixo permanece com as mesmas características de sua inauguração com 4 anéis (andares) conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso. Para informações sobre valores, horários de visitações e datas de espetáculo acesso o site oficial aqui.


DIA 10 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
4 - Mercado do Porto
Um dos meus lugares favoritos em Montevidéu é o Mercado do Porto. Para quem gosta de carne é um prato cheio. A maneira como os uruguaios preparam a carne é bem diferente do Brasil. Legal é comer nos balcões mesmo e observar tudo. Lá também tem o Museu do Carnaval.


5 - Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana fica na cidade velha, diante da Praça da Constituição. Com estilo arquitetônico neoclássico, foi fundada em 1807, mas antes já havia outra igreja no mesmo lugar. É o principal prédio católico de Montevidéu e a visitação é gratuita.

6 - Rambla
O pôr do sol do Uruguai é diferenciado. Em todas as cidades que passamos em nossa viagem de carro, tivemos o presente de contemplar muitos pores do sol inesquecíveis. Já o clima na rambla é mágico. Caminhar pela orla e observar os barcos saindo do porto é lindo. E a medida que o sol se põe o cenário fica pitoresco.
Os moradores têm o hábito de frequentar e aproveitar os espaços públicos no Uruguai. Eles vão apreciar o entardecer tanto quanto os turistas, ou até mais. Nos gramados e parques próximos a rambla, levam suas cadeiras de praia embaixo do braço e seu mate para curtir o fim de tarde. Momento ideal para conversar com amigos e família e brincar com seus animais de estimação. Há também alguns bares, onde se pode tomar alguns drinques e curtir o fim de tarde. Em minha opinião, um programa obrigatório em Montevidéu. As lembranças são marcantes e inesquecíveis.



DIA 11 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
7 - Museu do Futebol
Outro programa legal em Montevidéu é visitar o Museu do Futebol no Estádio Centenário. O Museu é cheio de artigos de jogadores importantes da América do Sul, bem como muita história sobre o futebol uruguaio e latino em geral. O ticket do museu já vale pra visitar o Estádio também. Veja disponibilidade de horários no site oficial.

8 - Parlamento Uruguaio
Este é o imponente Palácio do Parlamento Uruguaio em Montevidéu, que agora em 2025 comemora seu centenário. Abriga a Câmara de Senadores e a Câmara de Representates (que são como os deputados no Brasil). É possível fazer uma visita guiada e conhecer o prédio e toda a história política do Uruguai. Infelizmente não agendamos com antecedência e não conseguimos fazer a visita no dia que estivemos por lá. Para fazer o agendamento antecipado acesse o site oficial.

9 - Mercado Agrícola
Quando chegamos ao Parlamento e perdemos a visita guiada, o guarda muito atencioso nos sugeriu de ir até o mercado agrícola que ficava perto dali. É mais uma ótima opção para almoçar e saborear a parrillada uruguaia. Mas só pra constar, o Mercado do Porto é mais legal.
10 - Museu Juan Manuel Blanes e Jardim Japonês
Na Avenida Millán, em Montevidéu, está o Museu Juan Manuel Blanes. O Museu de História da Arte Nacional homenageia Blanes que foi um importante artista uruguaio. Lá se encontra uma de suas principais obras "O Juramento dos Trinta e Três Orientais". Além disso, nos fundos do museu está o único jardim japonês do Uruguai. A entrada é gratuita.


11 - Praia de Pocitos
Pocitos é a praia mais movimentada de Montevidéu. A orla é linda com muitos prédios da década de 70 e faz lembrar um pouco Copacabana. Um ótimo programa é caminhar ou pedalar nessa área. É onde está localizado o famoso letreiro da cidade. Para pegar sol e tomar banho este é o melhor lugar.

12 - Jardim Botânico
Outra dica de Montevidéu é visitar o Jardim Botânico. É super calmo, pois não é procurado pelos turistas. Ótimo para caminhar em meio aos animais e a natureza. Além de tudo, é mais um programa que não paga pra entrar.
BÔNUS - Feira de Tristán Narvaja
Eu sou apaixonada por feirinhas de rua. Já a Tristán Narvaja é uma mega feira que se estende por vários quarteirões no bairro Cordón. Acontece todo domingo, por isso consegui visitá-la apenas na segunda vez que estive em Montevidéu. É um verdadeiro mercado de pulgas, com muitas antiguidades como peças de decorações, roupas e livros. Tem também feira de frutas orgânicas e culinária de vários países da América Latina. Eu fiquei maravilhada, o legal é caminhar sem pressa e apreciar todos os artigos da feira e saborear as diferentes comidas oferecidas por lá. Se voce estiver em Montevidéu no domingo, considero programa imperdível.
Se você não estiver de carro, para conhecer todos estes pontos turísticos vale a pena usar o ônibus turístico de Montevidéu. Em todas as minhas viagens sem carro, eu utilizo o ônibus, além de um melhor custo beneficio, sempre tem áudio guia para aprendermos tudo sobre os lugares que passamos.
Para beber e comer em Montevidéu
Depois de explorar capital do Uruguai, seguimos para nosso último destino no país: Colônia do Sacramento.
DIA 12 - Roteiro de 12 dias pelo litoral do Uruguai - com hospedagem, principais cidades e pontos turísticos
Durante minha viagem ao Uruguai todo mundo falava insistentemente pra ir até Colônia do Sacramento. Pelo meu roteiro achei que não daria tempo, mas acabou dando certo. Colônia é uma cidade simpática que fica a 180 km da capital Montevidéu. O centro histórico é bem pequeno e rápido para conhecer. Dá pra fazer tranquilamente um bate e volta da capital. E foi isso que fizemos.

Colônia do Sacramento foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador da Capitania Real do Rio de Janeiro. Hoje é uma cidade de 26.000 habitantes e umas das mais visitadas pelos turistas no Uruguai. Não é banhada por mar, mas sim pelo Rio da Prata e o aspecto é assim como na foto abaixo, marrom tipo um achocolatado. Mesmo com a água escura o lugar é super charmoso.

O principal programa da cidade é caminhar pelas ruas do centro histórico e apreciar suas ruas floridas. Você pode desfrutar de um tour privado, tour noturno ou uma visita guiada pelo bairro histórico.

A Rua dos Suspiros ainda possui a pavimentação original de pedras e seu nome é rodeado de lendas. Uma delas é que os escravos passavam por ela antes de serem fuzilados no Rio da Prata. Passei por lá e encontrei uma amigona!

A cidade também conta com uma infinidade de bares e restaurantes. Tem para todos os gostos, um mais charmoso do que o outro. Desfrute de um almoço regado de bons vinhos no centro histórico, e faça uma degustação de queijos e vinhos. Se você decidir pernoitar, não deixe de visitar a Vinícola Fripp, e as Vinícolas Carmelo.
Outra dica de Colônia do Sacramento é visitar o Farol do centro histórico. São 27 metros de altura e mais de 100 degraus. Quanto mais alto mais difícil de subir, mas a vista panorâmica vale a pena. O Rio da Prata fica incrível lá de cima. O farol auxilia as embarcações desde o século XIX.
Colônia do Sacramento também tem um porto onde você pode fazer um passeio de barco a vela no Rio da Prata e ter uma vista diferenciada da cidade.
A foto abaixo é uma das minhas preferidas do Uruguai e foi uma das últimas que tirei em Colônia do Sacramento. Foi quando saímos do centro histórico e rodamos a rambla de carro, mas é possível fazer também de bicicleta. É tudo mais calmo e tranquilo, pois não é frequentado por turistas, diferente do centro histórico.

No mesmo dia voltamos a Montevidéu para no dia seguinte retornar ao Brasil. A cidade fica bem próxima a Argentina e só não prossegui porque estava com os dias contados. Para quem for conhecer o litoral do Uruguai e tiver mais tempo de viagem, minha dica é seguir até a Argentina e explorar pelo menos sua capital Buenos Aires.
Atualização: Em nossa segunda viagem, percorremos o litoral do Uruguai e seguimos viagem pela Argentina até o deserto do Atacama. Colônia do Sacramento e Buenos Aires são separadas pelo Rio da Prata. O trajeto é feito por Ferry Boat. Em Colônia há um porto, que parece até um aeroporto. Então é só comprar o ticket e passar pela imigração. Entramos com o carro e o resto da viagem fizemos na parte superior do barco. A viagem é bem rápida e agradável, há lojas duty free e até lanchonete.










































































































































































































