• Cintia Caciatori

Tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Pipa: como chegar, melhor hotel, o que fazer

Viajar ao Rio Grande do Norte foi uma experiência incrível, posso dizer que até agora é meu destino preferido do Nordeste. Antes da viagem todo mundo me dizia…”não deixe de conhecer a Praia da Pipa, é visita obrigatória!"



Peguei um voo até Natal e depois de alguns dias na cidade fui pesquisar como conhecer a Praia da Pipa. Confesso que achei que fosse uma praia de Natal, mas não é. A Praia da Pipa pertence à cidade de Tibau do Sul, a 80 km de carro de Natal.

Muita gente não presta atenção neste detalhe geográfico e isso gera uma grande complicação na hora de reservar hospedagem. Isso porque a maioria das atividades e passeios para quem viaja ao RN estão nas proximidades de Natal.


Hospedagem: fique atento nestes pontos antes de reservar um hotel:

Se você quer explorar os passeios mais divulgados nas agências de viagens e internet, como o litoral sul de Natal e cidades próximas, ou fazer um clássico passeio de buggy pelo litoral norte (Natal é a capital mundial do buggy), o ideal é você se hospedar na cidade de Natal. A região mais turística e com maior possibilidade de hospedagem é o bairro de Ponta Negra.

Agora, se você procura praias paradisíacas com hotéis bem estruturados à beira mar, Tibau do Sul é uma ótima opção.

O hotel que mora no meu coração é o Hotel Casa Blanca, na Praia do Giz, a 9 km da Praia da Pipa, uma praia que mais parece particular de tão sossegada e tranquila.



O hotel dispõe de cabanas privativas e isso faz com que raramente encontramos outros hóspedes durante a estadia. Ideal para quem procura sossego e descanso.




A piscina com deck fantástico e vista para o mar, faz com que o tempo passe mais devagar. Contemplar o cenário basta. Sem falar na natureza abundante e exuberante, com muitos animais bem pertinho da gente.


As acomodações são extremamente limpas e aconchegantes e o café da manhã é farto com produtos frescos.

Para finalizar, não posso deixar de falar da moqueca de camarão oferecida pelo hotel, é extremamente deliciosa e pode ser servido à beira da piscina.



Com tudo que o hotel oferece, o valor (veja aqui) é muito acessível. Ótimo custo benefício. Minha hospedagem no Hotel Casa Blanca foi um dos pontos altos da viagem.



Há várias praias no litoral de Tibau, sendo as mais badaladas a Praia do Madero, Baía dos Golfinhos, Pipa e Praia do Amor. Veja no mapa:




Essas são as praias mais famosas, onde a maioria é público jovem e amante do surf. Para todo tipo de público há opções de hospedagem. Desde hostels até hotéis de luxo. Veja mais algumas opções aqui.


Tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Pipa: como chegar, melhor hotel, o que fazer


Como chegar

Com certeza a maioria das pessoas que viajam ao RN chegam no Aeroporto de Natal (veja os valores de passagens aqui).

Do aeroporto há várias opções para chegar até Tibau do Sul. Para quem procura maior comodidade o transfer é a melhor pedida. Isso porque assim que se voo chegar, um motorista estará no aguardo para fazer todo encaminhamento. Veja os valores aqui. Já quem procura maior autonomia, alugar um carro também é uma ótima opção.

A terceira opção e mais econômica com certeza são os ônibus intermunicipais. A Empresa de Ônibus Expresso Oceano (Guanabara) faz o trajeto, mas você vai precisar pegar um táxi até a rodoviária da cidade. Veja os horários e valores aqui.


Quem gosta da Praia da Pipa

A praia da Pipa e suas vizinhas agradam o público jovem e adulto. As pessoas da terceira idade não costumam gostar muito. Minha mãe e muitas amigas (acima de 60 anos) não gostaram, por exemplo.

O primeiro agravante é que para chegar até as praias é preciso descer toda a altura das falésias por uma escada. São muitos degraus, muitos mesmo! Então para quem tem problema nos joelhos já fica totalmente inviável.

Outro agravante é que na maioria dos pontos não existe nenhum tipo de acessibilidade para cadeirantes. O centrinho de Pipa possui calçadas e calçamentos irregulares, o que aumenta o risco de pisar em falso, virar o pé ou até cair.

Pode parecer dramático, mas presenciei tudo isso e não poderia deixar de compartilhar.

Já para os jovens e adultos esses fatores não geram nenhuma dificuldade e não atrapalham de forma alguma o passeio.



O que fazer na Pipa

Basicamente é curtir as praias e andar pelo centrinho. No centrinho há uma infinidade de bares e restaurantes. Muitas ruas charmosas como a Vila Mangueira, que se assemelha com algumas construções das ilhas gregas.



Muitas lojinhas lindas com produtos para todos os gostos. Tudo é muito charmoso, principalmente a noite.



Eu sei que a maioria das pessoas conhecem a Pipa num bate e volta de Natal. E provavelmente por conta disso, não gostam da experiência. Isso porque o centrinho durante o dia é bem mais sem graça do que a noite, já que muitas lojas e restaurantes estão fechados.

Sem deixar de mencionar que a Pipa é cheia de baladas famosas e boates. Para quem procura agitação é o lugar ideal!

Tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Pipa: como chegar, melhor hotel, o que fazer

Meu roteiro:

Saí na parte da manhã da cidade de Natal e nossa primeira parada foi no Mirante de Cacimbinhas. Do alto das falésias alaranjadas a vista do mar é fantástica. Um cenário surreal de tão lindo!



Cuidado: Já houve desabamento de falésias deixando 3 mortos na região. Então é recomendado: na parte de cima ficar no mínimo a 2 metros de distância e na parte de baixo no mínimo a 5 metros. Sempre respeitando as placas e sinalizações.


Depois de curtir o visual, fomos conhecer algumas praias. Pegamos uma mesa na badalada Praia do Madero e de lá fizemos uma caminhada pela Baía dos Golfinhos, Pipa e Praia do Amor. Fico até sem palavras para descrever as paisagens, veja algumas fotos:




Depois fomos até o Chapadão de Pipa, entre a Praia do Amor e a Praia das Minas, mais um lugar com uma vista de tirar o fôlego.


Chapadão de Pipa


Para finalizar o dia, fomos até a Lagoa Guarairas curtir o restinho do entardecer.


Lagoa Guarairas

Depois de anoitecer, voltamos ao Hotel Casa Blanca na Praia do Giz para tomar banho e descansar um pouquinho. Logo em seguida saímos para conhecer o centrinho e jantar. Passeamos pelas ruas charmosas e comemos uma boa pizza.



No dia seguinte, acordamos e tomamos um ótimo café da manhã no hotel e ficamos curtindo a Praia do Giz. Nas dependências do hotel há uma escadaria que dá acesso a praia e também conta com um bar.


Tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Pipa: como chegar, melhor hotel, o que fazer




Depois de fazer o check out, fomos novamente ao centrinho de Pipa dar uma volta e ver como funcionam as coisas durante o dia. Como falei anteriormente, muitos estabelecimentos ficam fechados e não há muito o que fazer por ali.



O ideal mesmo é sair à noite para curtir os bares e restaurantes e durante o dia curtir as praias incríveis. Depois disso, retornamos a Natal.


Minha dica é: Independente da idade, reserve pelo menos dois dias em Tibau do Sul, seja para aproveitar dias calmos em bons hotéis, ou seja para badalar nas praias e baladas mais agitadas.

A cidade possui praias lindas e merece muito mais que um bate e volta de Natal.


Veja mais algumas opções de passeios:



A seguir veja mais algumas sugestões de destinos de praia mundo afora, você vai se encantar!

Viaje com Norma - Boipeba: como chegar e o que fazer

Abcdosviajantes - Duas praias imperdíveis do Caribe brasileiro

Descobrir Viajando - As melhores prais da Ilha de São Miguel nos Açores

Bate Papo Blog - Principais praias próximas de Londres


Para finalizar, vou deixar um vídeo do canal do Viaje24h no Youtube. Confira a seguir e se gostar, inscreva-se: