top of page
  • Cintia Caciatori

O que fazer em Veneza (Itália 03)

Antes de chegar a Veneza eu não estava com grandes expectativas. Tinha certeza que seria um lugar bonito como tantos outros que havia visto durante a viagem, mas nada de muito extraordinário. Porém, me enganei redondamente. Veneza é fantástica, encantadora e cheia de histórias!

Minha passagem por Veneza foi ao final de janeiro de 2016 e como o Carnaval foi mais cedo, tive oportunidade de prestigiar a abertura do carnaval de Veneza, com um lindo desfile pelos canais da cidade! Tudo isso coincidiu com as datas da viagem, se fosse programado não daria tão certo. Abaixo segue um vídeo pra vocês entenderem como foi:

O mais legal é que moradores e turistas entram realmente no clima, todos vão às ruas com máscaras e fantasias pra curtir o carnaval que é totalmente diferente do Brasil, começando pelo frio.

O que fazer em Veneza

O que é muito tradicional por lá é fazer o "bacari" que é um rodízio nos bares de Veneza para provar seus diversos vinhos e aperitivos, mais conhecidos como "chicchetti". Muitos dos bares são super pequenos e a gente fica de pé mesmo, do lado de fora, provando os vinhos e aperitivos. E foi isso que fizemos depois do desfile.

É difícil listar o que fazer em Veneza, já que o legal mesmo é você andar sem rumo e perder-se pelas ruas estreitas da cidade, cada lugar é uma surpresa. Mesmo assim, vou tentar:

O que fazer em Veneza

Praça São Marcos

É a única praça de Veneza e é maravilhosa! Os edifícios ao seu redor são a Basílica de São Marcos, o Palácio de Ducal, o Campanário de São Marcos, Biblioteca Marciana, sem falar no grande canal.


Ponte dos Supiros

Engana-se quem acha que a história é romântica. Essa ponte na verdade liga o palácio de Ducal até a “Prigione Nove”. A explicação do nome da ponte se dá ao fato de que os condenados em Ducal passavam pela ponte sentido a prisão e davam seu último suspiro de liberdade!

Ponte Rialto

A Ponte do Rialto é a mais importante de Veneza e também a mais antiga, era a única ligação sobre o Grande Canal. "Infelizmente" a ponte estava em reforma quando estive lá.

Passeio de Gôndola

É obrigatório! Você vê a cidade de outro ângulo sem falar que é divertido, os gondoleiros são muito simpáticos e as pessoas nas ruas ficam interagindo.

O que fazer em Veneza

Mercado de Pesca de Veneza

O Mercado de Pesca de Veneza é demais. É tudo muito fresco e seu público mistura moradores locais com turistas do mundo inteiro. Quem tiver oportunidade de pegar ele aberto, vale a pena conhecer!

Veneza é cheia de igrejas que eu poderia listar aqui, mas o legal mesmo é caminhar e ir descobrindo ao longo do passeio.


Mais uma dica valiosa é visitar outras ilhas próximas como Murano, Burano e Torcello. Tive a oportunidade de visitar Burano, uma ilha encantadora, cheia de cores e famosa por seu artesanato com rendas. Veja aqui outros posts:


bottom of page