• Cintia Caciatori

O que fazer em Olinda em 1 dia

Antes de conhecer Olinda, eu havia lido muita coisa negativa sobre a cidade. Então fui conhecê-la sem grandes expectativas. A ideia era passar umas horas por lá, mas acabou que passei o dia todo de tanto que gostei. Que lugar incrível! Eu amei a cidade, o clima, as casas, os bares, as ladeiras, as igrejas! Sério, eu não queria mais ir embora. Veja a seguir como foi meu dia e todos os lugares que conheci. Eu fiz um vídeo também:



Catedral da Sé de Olinda

A Catedral da Sé de Olinda é maior igreja construída no século XVI no Brasil. Está localizada na parte alta da cidade e para acessar seu interior é pedido uma doação para ajudar na reforma e restauração. Realmente estava precisando de uma boa pintura.



Depois de conhecer tudo, saí por uma porta lateral e acessei a parte externa da Igreja. Fiquei impressionada com a vista que encontrei: da cidade em meio a natureza em conjunto com o mar. Passado algum tempo de contemplação, não pude concordar mais com o mito da origem do nome da cidade: Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, olhou a vista e exclamou "Oh, linda situação para se construir uma vila!". Ser for verdade, tem tudo pra ser a vista da Catedral de Olinda, veja só:


O que fazer em Olinda em 1 dia


Casa dos Bonecos de Olinda

A Casa dos Bonecos de Olinda é muito legal e divertida. É o único lugar que você pode ver os bonecos gigantes fora da época de carnaval. Você pode passar o tempo que quiser, dançar e se fantasiar!

Conheci o Davi que trabalha lá e mostrou com se dança o famoso frevo, dança típica de Pernambuco. Muitos falam que é um programa pra pegar turista bobo, pois eu achei um dos lugares mais legais da cidade! O valor da entrada é R$10 e eu mostrei mais detalhes no vídeo.



Caminhar pelas ruas lindas e coloridas

Quando vou conhecer uma cidade, umas das coisas que mais gosto de fazer é andar pelas ruas sem compromisso com nada. Os detalhes de Olinda são fantásticos e muito coloridos. Foi assim que conheci alguns bares imperdíveis:




O que fazer em Olinda em 1 dia

Bar do Peneira

Dica boa de Olinda: visite o Bar do Peneira! É um bar local, com bebidas e comidas típicas. Sem falar no preço que é bastante acessível. A ideia era passar a manhã em Olinda e depois retornar a Recife. Porém, quando sentamos no bar, fomos sair só depois de algumas horas.



Conversamos com moradores locais e comemos o famoso "arrumadinho", prato típico pernambucano, com macaxeira ou charque, farofa, vinagrete e feijão verde. Claro que é um bar simples e sem frescura, mas é assim que a gente adora!

O que fazer em Olinda em 1 dia

Bodega do Véio

A Bodega do Véio é um clássico de Olinda. Um bar no estilo “venda” de antigamente. O pedido é feito no balcão e há várias delícias para experimentar. Salgadinhos, doces, café e o típico bolo de rolo são alguns exemplos.



Bistrô 0630

Em frente ao Boteco do Véio está o Bistrô 0630, com uma pegada mais alternativa. O ambiente é ótimo e tem até um jardim externo para desfrutar. Encontrei um cardápio bem variado de cervejas locais e de qualidade.



Casa de Maurício de Nassau (fake news)

Maurício de Nassau foi um alemão que foi a Pernambuco, durante a ocupação holandesa, contribuir com a construção e urbanização da região. Apesar de ser ponto turístico, a existência da sua casa foi algo inventado e passado aos guias turísticos. Hoje eles já explicam esse mal-entendido. Para ter uma ideia, a casa foi construída mais de um século depois de sua existência! É a casa rosa na foto, gostei mesmo foi do bar do Seu Biu!



O que fazer em Olinda em 1 dia

Igreja e Convento de São Bento

O destaque está em seu altar todo folheado a ouro, um dos mais bonitos do Brasil. Em 2001 foi restaurado pela Fundação Joaquim Nabuco e também já ficou exposto no Museu Guggenheim em Nova York. Na época gerou polêmica, pois a apólice de seguro foi exorbitante, sem falar no peso de 13 toneladas.



Mercado do Artesanato da Sé

Quem gosta de levar um souvenir para casa, esse é o melhor lugar para visitar. Há muitas lojas com artesanato típico da região para todos os gostos.



Antes da viagem, também havia lido que não valia a pena se hospedar em Olinda, mas vale, viu? Lamentei não ter passado a noite também. Veja aqui algumas opções de hospedagem. Eu fiz um bate e volta de Recife e fiquei na Praia de Boa Viagem. Aqui você encontra seu hotel ou albergue ideal! Para finalizar, compre sua passagem aérea mais barata, aqui você consegue as melhores promoções.


Leia também: O que fazer em Recife em 1 dia



Já conhece o canal do Youtube do Viaje24h? Confere abaixo e inscreva-se no canal! São vídeos de muitas aventuras mundo afora!