• Cintia Caciatori

O que fazer em Ouro Preto - Roteiro de 1 ou 2 dias com calma

Ouro Preto é uma pérola do interior de Minas Gerais. Além de linda e charmosa, conhecê-la é tomar um banho de história sobre muitos eventos do nosso Brasil. É a cidade brasileira mais expressiva do período colonial e possui uma rica e conservada arquitetura até hoje.



Linha do tempo:

  • Foi fundada ao final do século XVII com o nome Vila Rica e durante mais de um século teve seu apogeu econômico devido à extração de ouro.

  • Em 1721 virou a capital de Minas Gerais.

  • Quase 100 anos depois de sua fundação (1789) ocorreu a Inconfidência Mineira. Uma tentativa de revolução devido aos impostos excessivos da coroa portuguesa. Tinha o intuito de romper os laços e fundar a República do Brasil. Com a traição de alguns integrantes, a coroa descobriu e reprimiu a conspiração, onde a principal figura foi Tiradentes, que acabou sendo enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro em 1792.

  • Em 1823 passou a se chamar Ouro Preto, uma referência a coloração das pedras que o ouro era extraído.

  • Em 1897 deixou de ser capital, sendo a cidade de Belo Horizonte até hoje.

  • Ouro Preto foi uma das primeiras cidades do mundo que se tornou Patrimônio da Humanidade em 1980.

A seguir vou listar todos os lugares que visitei em 2 dias com bastante calma, mas é possível fazer em 1 dia também, se acordar cedo e apertar o passo.


O que fazer em Ouro Preto - Roteiro de 1 ou 2 dias com calma


Principais Igrejas:

Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

É nesta igreja onde está sepultado Aleijadinho. Foi projetada e construída por seu pai, Manoel Francisco Lisboa. Na sacristia há também o Museu do Aleijadinho (é um circuito entre algumas igrejas) com algumas obras de arte.




Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Uma obra de pura ostentação, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar é a segunda em ouro do Brasil. Foi construída pela família do Aleijadinho, que nasceria 5 anos depois. Há também um museu na sacristia com mais de 8 mil peças, documentos e vestimentas.



Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Infelizmente, nos dias que estive na cidade a Igreja estava fechada. Porém, passei muitas vezes em sua frente, já que era caminho do hotel.

Possui uma arquitetura diferenciada, com formato elíptico. Sua construção é datada do início do século XVIII e seu autor é desconhecido. É considerada o ponto alto do movimento barroco mineiro, apesar de haver controvérsias sobre o seu estilo envolvendo também o Rococó.



Igreja de São Francisco de Assis

Acredito que seja uma das igrejas mais procuradas por quem vai conhecer Ouro Preto. O mais legal da visita foi encontrar vários cachorrinhos em frente. (vídeo)

Para quem não sabe, São Francisco de Assis é protetor dos animais, por isso achei muito simbólico. Eles estavam todos lá bem tranquilos e protegidos.

Foi umas das obras do Mestre Aleijadinho (fachada, relevos, talhas douradas) e também do Mestre Ataíde (teto), maior pintor do período colonial brasileiro.

Em 2009 foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.


O que fazer em Ouro Preto - Roteiro de 1 ou 2 dias com calma

Museu do Aleijadinho

Anexo a Igreja de São Francisco de Assis está o Museu do Aleijadinho. Já o citei várias vezes neste artigo, já que foi um dos principais artistas e construtores do período colonial brasileiro.

No museu encontramos seu auto retrato, algumas obras e os detalhes de sua história. A visita tanto da Igreja quanto do Museu é gratuita.


Independente de religião, é muito importante conhecer as Igrejas de Ouro Preto, pois trazem muitos detalhes da história do país.



Casa do Aleijadinho

Ainda no centro histórico é possível visitar a casa do Aleijadinho, a Praça Tiradentes e a Mina do Palácio Velho. A casa não é aberta a visitação. A gente só passa pela frente e conhece sua localização. (veja no vídeo)


Praça Tiradentes

Localizada no berço do centro histórico de Ouro Preto, a antes denominada Praça da Independência, teve seu nome trocado após a inauguração da estátua de Tiradentes, homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira.

Em seus arredores estão o Museu da Inconfidência e o antigo Palácio do Governador, onde hoje funciona o Museu da Ciência e Técnica.


Minas do Palácio Velho

Localizam-se no centro histórico de Ouro Preto, próximo a vários outros pontos turísticos da cidade, desta forma, pode-se fazer todas as visitações a pé.

Entre galerias estreitas, conhecemos melhor a história da extração de ouro no século XVIII. Para detalhes de datas e horário de funcionamento acesse o site oficial.



Mirante São Sebastião

A cidade de Ouro Preto é cheia de mirantes, já que a maioria das ruas são ladeiras que oferecem uma vista privilegiada de alguma parte da cidade. O mirante de São Sebastião é um dos principais, onde pode se contemplar parte da cidade e da natureza ao seu redor.


O que fazer em Ouro Preto - Roteiro de 1 ou 2 dias com calma

BÔNUS: Mina da Passagem

Outra dica é visitar a Mina da Passagem em Mariana. É a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo! Aqui eu expliquei em detalhes como chegar e como funciona a visitação:


Maior mina de ouro aberta à visitação do mundo: como visitar a Mina da Passagem em Mariana



Como chegar

Minha viagem pelo interior de Minas Gerais foi de carro. Fizemos uma road trip pelos estados do Sudeste brasileiro.

Saímos de Santa Catarina e começamos por São Thomé das Letras, mais ao sul do estado. Depois seguimos para Tiradentes, São João del Rey e, finalmente, Ouro Preto.

É muito bom conhecer as cidades do interior de Minas de carro. A mobilidade fica fácil e temos mais independência para fazer as visitações nos horários desejados. Diferente de um grande centro urbano, que conta muitas vezes com transporte público eficaz e torna inviável o uso de automóvel.



Minha sugestão:

Se você não está disposto ou não tem tempo para fazer uma road trip, sugiro ir até Belo Horizonte de avião (pesquise passagens aéreas aqui) e alugar um carro a partir de lá.

Belo Horizonte fica somente a 200km de Ouro Preto e também não pode faltar no roteiro. Alugue um carro aqui e veja no mapa nosso roteiro por terra:


O que fazer em Ouro Preto - Roteiro de 1 ou 2 dias com calma

Hospedagem

Eu fiquei hospedada em uma hotel chamado Casa dos Alferes, mas estava à venda e agora já não achei disponível para reservas. O valor da diária ficou (pasmem) R$60 por pessoa. Tudo extremamente limpo e organizado. Foi uma grata surpresa. A seguir deixo mais sugestões para todos os gostos e bolsos:

5 estrelas: Solar do Rosário

4 estrelas: Hotel Solar de Maria

3 estrelas: Hotel Luxor

Hostels: Uai hostel e Buena Vista Hostel


Para finalizar fiz um vídeo mostrando todos os lugares descritos acima. Assista e, se gostar, inscreva-se no canal: