Como sair do aeroporto da Cidade do Panamá e chegar ao centro utilizando transporte público

O aeroporto de Tocumen está à 24km do centro da Cidade do Panamá. É possível fazer este trajeto utilizando transporte público e gastando muito pouco! Este post é para quem quer economizar, caso contrário é só entrar num táxi e tudo está resolvido.

Confesso que foi um pouco trabalhoso, mais pelas informações incorretas que recebíamos do que qualquer outro motivo. Eu vou simplificar tudo a vocês através da minha experiência e ninguém irá passar mais "trabalho" como eu.


Assim que cheguei, perguntei para umas 6 pessoas onde pegava ônibus até o centro da cidade. Alguns falaram que não tinha, outros falaram que sim. Porém, existe uma tarjeta que precisa ser comprada para utilizar o transporte público, e recebi a informação de que não era vendida no aeroporto. Ou seja, não dava para pegar o ônibus. Tinha que ir de táxi, que por sinal é uma fortuna. Como eu sabia que dava de ir de ônibus, pois já havia pesquisado antes da viagem, fui pra parte de fora do aeroporto ver se encontrava algo.

Depois de caminhar uns 10 minutos, encontramos um policial e perguntamos novamente. Ele me falou que precisava comprar a tarjeta dentro do aeroporto! Que lá dentro tinha sim pra vender! Tivemos que voltar.



Entenda melhor como funciona a tarjeta aqui: Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

Dica: Os valores do táxi até o centro da cidade variam de U$30 até U$50, mas percebi que quando já estávamos do lado de fora do aeroporto, eles ofereciam por menos. Então se você achar muito trabalho usar o transporte público, pode andar até a parte de fora para conseguir preços melhores.


Como sair do aeroporto:

Na parte externa há uma saída estreita entre uma placa que diz “Voos Nacionales” e a lanchonete Chicken Port. Vá até a saída, depois atravesse uma parte do estacionamento e logo avistará um ponto de ônibus. Foi neste ponto que pedi informação ao policial e retornamos para comprar a tarjeta.



Com a tarjeta na mão, atravessamos a rodovia e fomos até o ponto de ônibus correto. No final do post deixarei um vídeo bem explicativo para você não se perder!


Assim que entramos no ônibus, um passageiro que estava nosso lado, sugeriu que nós descêssemos na próxima parada e seguíssemos até o centro de metrô. Explicou que o ônibus iria levar 1:30h pra chegar, enquanto o metrô 10 minutos.

Descemos então na estação Corredor Sur, a mais próxima ao aeroporto enquanto as obras ainda não estão finalizadas.

Para chegar a Albrook, é preciso primeiramente ir até a estação San Miguelito e depois fazer uma troca para finalmente chegar a Albrook. A senhorinha da foto nos ajudou dentro do metrô, foi muito querida e prestativa.


A estação de Albrook realmente é o centro de tudo. Ônibus de todo país chegam e partem dela, assim como todos os ônibus que circulam dentro da capital. Sem falar é claro, que o metrô também é conectado.

Viu só como não é difícil? Como falei no início, o problema maior foram as informações que nos passaram erradas, isso fez com que perdêssemos um pouco de tempo.

Não posso deixar de citar os diablos rojos, que são aqueles ônibus velhos e lentos. Apesar de eu achar eles muito bonitos e coloridos, não utilizei nenhuma vez. Acho que a única vantagem é que aceitam dinheiro. Hoje já são usados menos, vi alguns fazendo passeios turísticos específicos, mas com certeza ainda rodam pela cidade.

Inclusive vi alguns passando próximos ao aeroporto, mas se quiser encarar, serão quase duas horas de viagem até o centro, sem ar condicionado! A gente até passa trabalho pra economizar, mas nesse caso é desnecessário!

Resumindo então:

1 - Quando chegar ao aeroporto, compre o cartão laranja do METROBUS. Muitos dirão que não tem, mas procure que tem sim! Aqui eu explico em detalhes sobre o cartão.

2 – Vá até a rua e pegue um ônibus até a Estação Sur

3 – De metrô, vá até a Estação San Miguelito

4- Assim que chegar troque de metrô sentido Albrook.

Pronto, é só isso! Agora vejam o vídeo de como foi que descobri tudo isso:




Leia também:

Cidade do Panamá: 12 lugares imperdíveis para visitar, onde comer, onde se hospedar, dicas de planejamento de viagem

Como utilizar transporte público na Cidade do Panamá e economizar muito na viagem!

5 coisas desagradáveis que você precisa saber antes de viajar ao Panamá​

Como visitar o Canal do Panamá gastando pouco