• Cintia Caciatori

O que fazer em Havana: 16 lugares que você não pode deixar de conhecer!


Viajar a Cuba com certeza é uma experiência única. A melhor parte é entender o sistema de perto, conversar com os locais e compreender o ponto de vista de cada um. Sem falar no país, que nada mais é que uma ilha no Caribe, com belezas naturais extraordinárias e cidades singulares, como a capital Havana.

Como o principal aeroporto fica na capital, a maioria dos turistas têm sua primeira experiência no país conhecendo Havana. Quanta história e quanto lugar que não pode deixar ser visto!

Baseado em minha experiência eu listei os principais pontos, que com toda certeza, você deve incluir em seu roteiro:



1 - La Bodeguita del Medio

La Bodeguita é um clássico de Havana! Assim que botei o pé na capital, foi o primeiro lugar que procurei em busca do Mojito perfeito! Confesso que parei em alguns lugares antes e já fui experimentando pra ter um comparativo. Muita música e mensagens por todas as paredes do bar. A frase clássica do escritor Hemingway também está presente:

"My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita" (Ernest Miller Hemingway) Ganhador do prêmio Nobel de literatura, foi um amante de Cuba e passou muito tempo no país.

O vídeo a seguir é sobre minha chegada a Cuba. Aeroporto, La Bodeguita e Plaza de La Revolución:



2 - Plaza de La Revolución

Muito imponente, possui mais de 70.000m2 e foi palco de muitos eventos históricos como, por exemplo, a visita do Papa que juntou mais de 1 milhão de pessoas! Comícios de Fidel Castro também aconteciam com frequência.

Ao redor da praça estão muitos prédios importantes do governo. Dois deles possuem as emblemáticas imagens de Camilo Cinfuegos com a frase “Vas bien, Fidel” e de seu sucessor Che Gevara com a frase “Hasta la Victória Siempre!”



Além de tudo, os carros clássicos e coloridos estão por toda parte. O negócio é tirar foto em todos e ver qual combina mais com você! A maioria deles são táxis e os motoristas oferecem passeios por Havana. Custa mais ou menos U$50. Não empolguei, preferi gastar em mojito e daiquiri! (risos)



Do outro lado da praça está o Memorial José Martí, uma torre de 109 metros em formato de estrela todinha feita de mármore! Bem na frente fica uma estátua de José Martí que foi o principal nome da independência de Cuba em relação à Espanha. Com certeza um dos principais locais para se conhecer em Havana!


3 - Universidade de Havana A Universidade de Havana foi fundada do século 18 e grandes nomes da história de Cuba estudaram nela. Fidel Castro, por exemplo, graduou-se em direito. Como forma de homenagem, os prédios onde as pessoas importantes na história de Cuba estudaram, são pintados de cores diferentes: amarelo e vermelho, que representam a luta e batalha que passaram.



Na entrada temos que subir uma escadaria enorme, onde avistamos a Universidade ao alto com pilares enormes. Tudo é grande e impressionante. Muitas cenas do clássico filme “Soy Cuba” foram gravadas nesta escadaria, já que o local foi o berço dos primeiros atos da Revolução Cubana. A estrutura é ótima. Prédios suntuosos com jardins enormes, um lugar extremamente agradável. Me encantei e adorei caminhar e conhecer cada cantinho. O acesso é livre e as pessoas se pré dispõem a explicar a história do lugar, mesmo sem a gente pedir.



4 - Boulevar de Obispo

É a rua mais famosa de Havana Vieja. Muitos bares e restaurantes, inclusive o centenário Floridita, onde foi inventado a clássica bebida cubana chamada daiquiri! Há também feiras artesanais e um comércio bastante movimentado pelos turistas. Inclusive a loja ETECSA (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A.), onde compramos os cartões para usar internet (saiba tudo aqui). Assista ao vídeo pra sentir a vibe:




O que fazer em Havana: 16 lugares que você não pode deixar de conhecer!


5 - La Floridita: o berço do daiquiri!

Parei no balcão, tomei até ficar com dor de barriga e congelar meus dentes. Vocês precisam me conhecer de verdade (risos)! Hemingway era frequentador assíduo e tem até uma estátua dele no balcão. O bar ganhou vários prêmios e já foi considerado um dos melhores do mundo. Especialmente famoso pelo daiquiri gelado! Meu dente dói só de lembrar! Estou eu lá bebendo até que um grupo maravilhoso começa a cantar músicas como Buena Vista Social Club e tudo fica ainda mais incrível! No vídeo anterior eu mostrei tudo. Coloca na lista porque vale demais conhecer!




6 - Capitólio de Havana

O Capitólio de Havana é a antiga sede do governo cubano, uma obra linda e suntuosa no centro de Havana. É possível conhecer o interior do prédio também. A visita acontece de hora em hora e custa U$10. Na entrada recebemos um áudio guia, e somos acompanhados durante todo o tour por um segurança. Hoje funciona a Academia Cubana de Ciências.



7 - Praça Central

Fica em Havana Vieja, em frente ao famoso Hotel Inglaterra e ao lado do Capitólio. A gente acaba passando várias vezes pela praça, pois é passagem para vários pontos turísticos, ponto de ônibus das praias e táxis. A maioria dos táxis são aqueles carros antigos estilosos. Aqui eles ficam enfileirados e rende boas fotos!



8 - Paseo del Prado

Foi uma grata surpresa caminhar por essa avenida arborizada e bem estruturada. Em minha opinião um dos lugares mais bonitos da cidade de Havana. A pavimentação possui detalhes em cores diversas com uma superfície bem lisa. Ideal para andar de skate e patins. Ao caminhar através dela, encontramos muitos jovens praticando esses esportes, além de outras pessoas vendendo artesanatos e pinturas. O Paseo liga o Capitólio ao Malecón.



9 - Museu da Revolução

O Museu da Revolução expõe todos os detalhes da Revolução Cubana, uma guerra que veio a derrubar o ditador Fulgencio Batista. Os principais nomes foram Camilo Cinfuengos, Che Gevara, Fidel Castro e Raúl Castro.

O museu mostra as táticas de guerra, os principais locais de atuação, pertences pessoais dos guerrilheiros e como se desenvolveu a história do país após a vitória.



A visita ao museu é uma ótima oportunidade para entender melhor a história de um país com uma política diferente da nossa, independentemente de ser a favor ou não da forma como o país é conduzido.


O que fazer em Havana: 16 lugares que você não pode deixar de conhecer!


10 - Praça 13 de Março

Fica bem na frente do Museu da Revolução, um bom lugar para caminhar, através dela já se avista o Malecón de Havana. Muito bonita e agradável, vale sentar no banquinho e apreciar o dia a dia da cidade.



11 - Malecón Habanero

O Malecón de Havana é um dos lugares mais bonitos da capital de Cuba. O intuito de sua construção foi de proteger a cidade das grandes ondas vindas do mar, mas hoje também é um lugar de passeio, pesca e descanso!



A vista é incrível! O cenário é composto pelo mar maravilhoso e pela Fortaleza San Carlos de La Cabaña. Os prédios mais novos também estão ao longo do Malecón.

O melhor programa com certeza é caminhar sem preocupação. Apreciar o momento e observar tudo com calma. Encontrei poucos turistas, a maioria das pessoas são moradores locais que pescam, conversam e confraternizam entre si.

Para fechar com chave de ouro, não deixe de assistir ao pôr do sol. Um grande espetáculo para eternizar a viagem:



Minha dica de roteiro a pé: Sair do Capitólio, passar pelo Hotel Inglaterra e Praça Central, bem à frente começa o Paseo del Prado. Siga até o Museu da Revolução, curta a Praça 13 de maio e depois siga em frente até o Malecón para finalizar o passeio com o pôr do sol.


12 - Plaza de La Catedral

Uma praça linda e agradável em Havana Vieja. Nos seus arredores está a Catedral de Havana, o Museu de Arte Colonial e inúmeros restaurantes de comida típica cubana.



Minha dica é visitar a Praça na hora que bater a fome e já aproveitar para conhecer a comida local e tomar um mojito! Gostei muito do AL Pirata, veja um dos pratos:



13 - Fábrica de Arte Cubano

Conheçam a FAC! O lugar mais legal de Havana:


A Fábrica de Arte Cubano é uma mistura de galeria de arte, cinema, show e balada! Juro que assim que cheguei, entrei em euforia!



Comecei pedindo um mojito e quase cai dura quando vi o tamanho do copo! Depois do terceiro já fui convidada a fazer meu próprio drink! (Vídeo). Foi pura alegria, já no dia seguinte nem tanto! No local funcionava uma fábrica de azeite e hoje virou um centro multicultural com uma arquitetura fantástica. Tudo muito bem planejado. Pude assistir apresentações incríveis, foi inesquecível! A entrada custa 2 Cucs (U$2), a ideia é promover o acesso à arte e cultura a todos sem distinção. Impossível ir à Cuba e não visitar a FAC!


14 - Bohemia Havana Livraria

Um bar alternativo que mistura livros com drinks. Achei o lugar bem aconchegante, sem falar no atendimento muito gentil. Foi onde conheci a dupla franco cubana chamada Ibeyi. São cantoras gêmeas que tocam um som de qualidade! Um lugar que não está nos roteiros turísticos, mas é a cara de Havana!



O que fazer em Havana: 16 lugares que você não pode deixar de conhecer!


Parte Leste:


15 - Assistir ao canhonaço na Fortaleza San Carlos de La Cabaña

Na Fortaleza de Havana está o parque Histórico Militar - Morro Cabaña. Toda a noite, pontualmente às 21h acontece a cerimônia do canhonaço. Militares com roupa de época fazem um pequeno teatro até o desfecho de um forte tiro de canhão. É de verdade mesmo!

Fora a cerimônia, há muitas tendas de souvenir, o local é enorme e ótimo para passear. Possui também uma vista fantástica da cidade. Eu visitei o local a noite para prestigiar a cerimônia, mas com certeza é um ótimo passeio para fazer durante o dia também. A entrada custa 8 Cucs (U$8) e o táxi de Havana Vieja custa ida e volta 30 Cucs.



16 - As praias de Havana

Havana também tem praias lindas e azuis, clássicas do mar do Caribe. As melhores ficam na parte leste da cidade e a Playa Santa Maria é a mais famosa.

Para chegar ao leste leva 25 minutos e o governo disponibiliza alguns ônibus ao custo de 5 Cucs ida e volta. Há várias paradas na cidade, em Havana Vieja localiza-se na Praça Central e foi onde embarcamos. Claro que existe sempre a opção de ir de táxi também.



Assim que chegamos foi pura encantamento! Percebemos que a praia não possui estrutura alguma, mas há vários ambulantes oferecendo bebida e alguns pratos. Eles colocam uma mesa na areia e servem o que for pedido. Achamos legal, mas quando vimos os valores do cardápio desistimos na hora. Infelizmente o valor é exorbitante, totalmente fora da realidade de outros lugares que visitamos. Sendo assim resolvemos caminhar e conhecer a rua paralela à praia. Foi então que descobrimos vários trailers de restaurantes (provavelmente onde os ambulantes pegam seus pratos).

Foi um achado! Melhor lugar para comer e beber barato. Enquanto na praia os pratos chegavam a 25 Cucs, nesses locais os valores são de 5 a 10 Cucs.


Vá preparado para esperar se resolver usar o ônibus.

A frequência é de 40 em 40 minutos. O problema é que os ônibus quase sempre estão lotados, e quando isso acontece precisa esperar o próximo. Na ida tivemos que esperar 50 minutos e na volta foram 120 min. Só o terceiro ônibus estava com lugares disponíveis. Até agora não sei por quê esperei tanto. Enquanto a fila cresce, muitos taxistas oferecem táxi coletivo por 5 Cucs o trecho.


O que fazer em Havana: 16 lugares que você não pode deixar de conhecer!


Quer saber tudo sobre Cuba? Então veja também:

Transporte público em Cuba: como viajar entre as principais cidades e locomover-se dentro delas

Como usar internet em Cuba


No canal do Youtube do Viaje24h você vai encontrar vídeos detalhados de toda viagem a Cuba e também de muitos países mundo afora. Inscreva-se:



Não posso deixar de falar em Seguro Viagem

Quem tem juízo não viaja sem seguro viagem! Pensa no transtorno que pode dar se algo acontecer? Sem falar nas despesas no exterior que são exorbitantes. Se você morre economizando como eu pra poder viajar, diante de um imprevisto tem tudo pra voltar falido! Depois de muitas experiências boas, firmei parceria com a Seguros Promo. É o melhor site pra achar o seguro ideal com o melhor custo benefício. Se você nunca comprou e está inseguro, aqui tem o guia definitivo sobre como funciona tudinho. Sem falar que o site tem todo o aparato pra você comprar sem medo de errar. Fique tranquilo.

Para finalizar, se você procura por promoções, aqui você encontra melhores preços de passagens aéreas para Cuba.