• Cintia Caciatori

Como usar internet em Cuba



Este texto é uma explicação simples e prática de como funciona a internet em Cuba: não tem chip de viagem, wifi ou roamming. O negócio é bem restrito mesmo.

Para usar internet, você precisa encontrar uma loja chamada ETECSA (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A) e comprar um cartão. Este cartão custa 1 dólar e você consegue usar a internet por 1 hora. Cada pessoa pode comprar no máximo 3 por dia. Depois é só raspar a senha (foto) para fazer o login no celular.



Não precisa usar tudo de uma vez só. Se quiser usar somente 20 minutos por exemplo, é só fazer o log out, que os 40 minutos restantes ficam no cartão para serem usados em outro momento.

O problema é que não dá pra usar em qualquer lugar da cidade. Funcionam somente em lugares específicos, como por exemplo, em praças importantes e na loja onde compra o cartão. Na loja o sinal é sempre bom, já em outros pontos a conexão quase sempre é ruim. As vezes nem conecta.



Há hotéis, restaurantes que anunciam que possuem wifi, mas não se engane, eles possuem somente o sinal que você pode usar seu cartão de forma mais confortável.

Porém, você com certeza irá encontrar um lugar ou outro com anúncio de FREE WIFI. Entrei em alguns bares e restaurantes com esse anúncio e percebi que roteavam o sinal do celular de outra pessoa pra gente.

Há muitas pessoas vendendo os cartões na rua também. Os preços são mais altos que nas lojas, mas pode comprar sem medo.

A Boulevar Obispo é uma das principais ruas de Havana Vieja. Muitos bares, restaurantes, livrarias e lojas, inclusive a loja para comprar o cartão. Um lugar imperdível para visitar e conhecer a cultura cubana na essência! Assista ao vídeo:



Veja também: Transporte público em Cuba: como viajar entre as principais cidades e locomover-se dentro delas


Não posso deixar de falar em Seguro Viagem

Quem tem juízo não viaja sem seguro viagem! Pensa no transtorno que pode dar se algo acontecer? Sem falar nas despesas no exterior que são exorbitantes. Se você morre economizando como eu pra poder viajar, diante de um imprevisto tem tudo pra voltar falido! Depois de muitas experiências boas, firmei parceria com a Seguros Promo. É o melhor site pra achar o seguro ideal com o melhor custo benefício. Se você nunca comprou e está inseguro, aqui tem o guia definitivo sobre como funciona tudinho. Sem falar que o site tem todo o aparato pra você comprar sem medo de errar. Fique tranquilo.


Documentos de viagem

Além do passaporte válido, Cuba exige visto para entrar no país e comprovante da vacina de febre amarela. Para obter o visto é muito fácil, é só procurar no aeroporto a empresa aérea que você vai viajar, lá mesmo eles fornecem o visto que custa 10 dólares. No meu caso, eu estava em Panamá e voei para Cuba com a Copa Airlines. Quando cheguei ao aeroporto, antes do voo já obtive o visto sem problema algum.

Para finalizar, se você procura por promoções, aqui você encontra melhores preços de passagens Aéreas para Cuba.


Procura por mais inspiração para visitar Cuba? Então acompanha o canal do Youtube do Viaje24h. Você vai encontrar muito mais sobre Cuba e o mundo! Inscreva-se: